Arquivo REDERPG: Deadlands (resenha)

Deadlands é um premiado e aclamado RPG que mistura faroeste com horror sobrenatural e elementos de steampunk, que já teve versões para d20 Edição 3.5 e GURPS. Em 2006 foi lançado Deadlands: Reloaded, uma nova edição onde o cenário passou oficialmente a usar o sistema do Mundos Selvagens (Savage Worlds). A resenha a seguir da edição original foi publicada no antigo portal em 10 de maio de 2003 – e antes disso no Trails-RPG, o primeiro site brasileiro do nosso hobby do qual a REDERPG se originou, assim como algumas das outras resenhas do Arquivo REDERPG – e foi escrita à quatro mãos por Adriana Almeida e Rodrigo Fontana (2218 leituras). Confiram a seguir a resenha e estupenda imagem da capa do livro básico original com a arte do fantástico Gerald Brom.

 


Deadlands

clique para ampliar

O ano é 1876, mas a história não é a nossa. A Guerra civil americana prossegue com fúria, e nenhum dos dois lados consegue estabelecer uma vantagem signficativa. A maior parte da California afundou no mar. A Nação Sioux exigiu seus direitos sobre Dakota. E os mortos andam entre nós…

Os “Manitous” (espíritos indígenas malígnos) foram soltos por um grupo de índios que queriam expulsar os “Cara-Pálidas” do que eles julgavam ser sua terra: todo os EUA. Estes Manitous passaram a aterrorizar a todos, tomando para si os corpos dos mortos (tornando-se parte deles) e criando monstros apartir dos piores pesadelos humanos.

Esses mesmos índios que libertaram os Manitous foram os responsaveis pelo terremoto que afundou grande parte da California, transformando o que restou em penhascos. O lider deles, Raven, fez um pacto com os espíritos da terra para que esses lhe ajudassem em sua vingança contra os Homens Brancos.

Em Deadlands™: The Weird West™ Roleplaying Games, Jogadores interpretam Hucksters (jogadores de cartas com poderes mágicos), Cientistas insanos armados com estranhas geringonças movidas a vapor (na verdade, movidas a Ghost rock, um estranho minério descoberto nos penhascos formados na California, muito mais potente que o carvão), temidos Pistoleiros, intrépidos Guerreiros indígenas, sábios Xamãs e abençoados Pregadores da fé.

Entre os suplementos de Deadlands já lançados, um deles é imprescendível: “The Quick and the Dead” – um livro que irá detalhar todas as regras de duelos, dar vantagens e desvantagens novas, e incrementar em muito o cenário das aventuras, com mapas de cidades famosas como Tombstone e Dodge City, fichas de personagems famosos (como Wyatt Earp, Geronimo e Wild Bill Hickok entre outros).

O Sistema

O Jogo tem um sistema inovador, que ajuda o jogador a se ambientar no universo do “Weird West”: ele se utiliza, além de dados (no jogo, chamados de “Bones”), de cartas de baralho tradicional e fichas de poquer.

Os atributos são sorteados nas cartas, e depois destribuidos conforme a preferência do jogador, conferindo tanto a quantidade de dados quanto o tipo do dado de acordo com uma tabela (um valete é sempre D8, se for de espadas, serão 4d8, mas se forem ouros seriam 2D8, e o jogador escolhe em que atributo colocará esse valor). Coringas, tanto nesse momento quanto durante o jogo, possuem valor especial: chamadas de “Fate Cards” (Cartas do Destino), elas irão imprimir ao personagem, características especiais, tanto para o bem quanto para o mal (uma grande fortuna, uma maldição, poderes ou itens especiais, inimigos mortais).

Para as perícias, sempre relacionadas a um atributo, distribui-se pontos (se você escolheu colocar o 4d12 sorteado em Quickiness – que confere rapidez – e escolher ter a perícia “Saque rápido”, o valor base dessa perícia será D12, mas a quantidade de dados dependerá de quantos pontos você gastou nessa perícia especificamente). O teste de perícia se faz rolando o tipo de dado do atributo relacionado (no caso de Saque rápido, o D12 de sua Quickness) e a quantidade de dados da perícia em questão. Parece complicado, mas na prática flui muito naturalmente, e o surpreendente: agilmente.

As fichas de poquer, chamadas Fate Chips, são sorteadas no inicio de cada sessão de jogo, e conferem ao player uma “ajudinha do destino”: elas podem ser gastas para se ter a chance de rolar novamente um dado, evitar um dano ou fadiga que poderiam ser fatais. Ao final da aventura, as fichas que não foram gastas irão ser trocadas por experiência. Durante o combate, são usadas as cartas, que servirão pra determinar seu número de ações e o quao rápidas elas foram, resolvendo de forma prática um problema comum em outros jogos, que regras teóricas nunca resolveram: a ordem de ação dos players na mesa. As cartas também são usadas no sistema de magia, que são diferentes conforme a categoria (Cientista insano, Xamã, Pregador ou Huckster.).

Um detalhe interessante do jogo é como os pontos de experiência são distribuidos ao final da aventura. Além das Fate Chips que se guardadas serão trocadas por pontos de experiência, o mestre dá ao grupo uma quantidade X de pontos, para serem disputados pelos jogadores em um jogo de poquer. O vencedor leva a experiência para gasta-la no seu personagem, ou fazer uma social com os amigos, dando alguns pontos pros azarados que perderam até as calças no jogo…

(Pinnacle Entertainment, 1996/1997)

Adriana Almeida & Rodrigo Fontana
Cedido à Equipe REDE RPG
(Publicado anteriormente na TRAILS-RPG)

***

Share This Post
Written by Adriana Almeida
Fazendo curso intensivo para vir borboleta na próxima geração. Longa história...
1 Comment
  1. Gosto muito de DeadLands… O sistema ajuda e muito a ambientar o cenário e não chega a ser complicado… O cenário ainda ajuda a criar histórias que raramente se teriam em outros RPGs… Um dos melhores RPGs que já joguei…

    Grosseiramente comparo DeadLands com Castle Falkenstein… Ambos SteamPunk, um gênero anacrônico que gosto muito… Só que Falkenstein é na Europa, tem Elfos e é mais “calmo”… enquanto que DeadLands é no Velho Oeste, tem Zumbis, e as GhostRocks permitem que os cientistas malucos criem máquinas à vapor envenenadas!!!

    Para quem gosta de Western Spaguetti é prato cheio, eu mesmo já me empanturrei de DeadLands e estou com fome de jogar novamente (trocadilhos não acidentais)!!!

Leave a Reply