Lançada a versão beta final do Épico RPG

Após anos de desenvolvimento e 16 meses depois do lançamento do primeiro beta, saiu finalmente o Beta Final do Épico RPG. O livro, de 268 páginas, tem versão digital totalmente grátis no site oficial.

Quando o primeiro beta do Épico RPG foi lançado em 2016, ele era pouco mais do que um conjunto de mecânicas básicas de RPG, com pouco conteúdo para o Mestre de Jogo, ainda em fase de experimentação e em franco desenvolvimento. De lá para cá, em diferentes edições do beta, o jogo foi criando corpo, com a adição de sistemas para todo tipo de situação de combate, uso de magia, equipamentos de diferentes épocas e criação de personagens e monstros para praticamente qualquer estilo de jogo. Com isso o jogo cresceu 246% na contagem de palavras (27503 pra 95400), para se tornar um jogo avançado, diverso e universal.

A mecânica básica do jogo é simples: cada teste é feito com dois dados de seis faces, somados a uma habilidade ou atributo. Se este número bater um número-alvo (a dificuldade ou a jogada do adversário), o resultado é um sucesso. A partir desta mecânica, todo tipo de situação é possível.

Os personagens são criados a partir de três atributos principais, com aptidões que refletem sua habilidade em diferentes ações, e virtudes e defeitos que simulam características humanas e extraordinárias comuns em histórias de ficção. Pacotes raciais opcionais tornam fácil a adição de espécies de fantasia.

De acordo com o autor, ao longo do desenvolvimento, os principais objetivos de design do Épico RPG eram criar uma mescla equilibrada entre realismo, ação e aventura, num sistema original brasileiro fácil de expandir e cheio de alternativas. Os jogos podem se passar em qualquer época histórica, ou ambiente, real ou imaginado, desde a popular fantasia medieval até a ficção científica futurista. Os testes do sistema foram feitos com gêneros como ficção urbana, espada e magia, pós-apocalíptico, exploração do espaço e horror.

Quem deve gostar do Épico RPG são aqueles que gostam de sistemas universais, para adaptar qualquer cenário para a mesa de RPG. Jogadores de sistemas como GURPS se sentirão em casa, aproveitando para acelerar seus jogos com mecânicas mais rápidas e menos granularizadas, mas sem perder realismo. Quem usa Fate e Savage Worlds reconhecerá o poder do Épico em se adaptar a qualquer história e estilo de jogo. Quem prefere adaptar sistemas de jogos consagrados como Mundo das Trevas e Shadowrun para outros gêneros, será resgatado por um sistema brasileiro baseado em perícias e sem classes restritivas, onde qualquer tipo de personagem pode ser construído.

O nível de complexidade do sistema pode variar de acordo com a preferência do grupo de jogadores. Por exemplo, o autor incluiu no livro básico opções bastante realistas de combate, como uso de posturas e movimentos de artes marciais, fogo de supressão, ferimentos duradouros e luta entre veículos, mas algumas destas opções são desnecessárias para alguns cenários e outras podem ser simplesmente ignoradas para um combate rápido e rasteiro, letal e programado para emoções fortes.

Mas se o jogo é um beta, significa que não está finalizado né? Bem, o jogo está completo para aventuras de qualquer gênero. O autor decidiu abrir o beta durante o desenvolvimento para ouvir a opinião dos jogadores, antes de partir para uma edição definitiva, com publicação profissional, cenários de campanha específicos e muitos caminhos.

O que você vai encontrar no Épico RPG:

. Criação de personagens para qualquer cenário e gênero de aventura, incluindo raças de fantasia e ficção científica.
. Regras de combate simples ou avançadas, conforme o gosto dos jogadores, incluindo opcionalmente acertos a partes do corpo, artes marciais, posicionamento e obstáculos, explosões, fogo de supressão, combate montado, combate em veículos, fogo, radiação, venenos, batalhas entre exércitos, etc.
. Sistema de magia e poderes psiônicos com 151 feitiços e poderes.
. Medo e insanidade para campanhas de terror clássico ou horror cósmico.
. Bestiário com 52 criaturas.
. Equipamentos e modificações desde o medieval até veículos e implantes de ficção científica.
. Muitas opções para muitos tipos de jogo: sobrevivência em ambientes extremos, doenças, narcóticos, asfixia, criação de itens improvisados, destruição de cenário, muita coisa que nem cabe aqui!

Finalmente, uma decisão muito legal do autor do Épico RPG, foi a de oferecer gratuitamente o livro físico finalizado aos que compraram o livro físico dos betas anteriores, através do Clube de Autores. Esta ação foi anunciada no site oficial e contempla todos os compradores das edições do beta, sem custo algum. É uma forma de agradecer aos que prestigiaram e contribuíram com o jogo durante o desenvolvimento, então, se você comprou o livro nas fases anteriores do beta e ainda não pediu seu livro atualizado, pode entrar em contato com o autor diretamente pelo rafael@epicorpg.com.br que ele passa todos os detalhes.

Se você quiser conhecer o jogo, é só baixar o site oficial (completo e totalmente grátis). Pra quem prefere (como eu), tem também uma ótima edição em livro físico no Clube de Autores com preço bem mais acessível do que a maioria dos RPGs (e quase todo mês ainda tem uma promoção de desconto).

LINKS
Site do projeto: www.epicorpg.com.br
Link para download direto do beta aberto: www.epicorpg.com.br/download
Para comprar a versão impressa: clubedeautores.com.br/book/244270–Epico_RPG__Versao_Beta

Arte da capa do Épico RPG publicada sob licença Creative Commons Atribuição 3.0 (creativecommons.org/licenses/by/3.0/br). Imagens editadas (corte, cor, saturação e orientação). Autores: Fernando Correa (fernand0fc.deviantart.com), GilantheGrey (gilanthegrey.deviantart.com), Mark Wester (markwester.deviantart.com) e Michael Richards (butteredbap.deviantart.com).

Share This Post

Leave a Reply