Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil

Sonia Rodrigues estará lançando seu livro no dia 13 de setembro, às 20 h, na Livraria Argumento Leblon.

Criar uma história emocionante, com personagens fantásticos e enredos cheios de suspense, é privilégio dos escritores profissionais, dos roteiristas de cinema, dos autores de telenovela? Milhares de jovens que jogam Roleplaying Game no Brasil acham que não.

O Roleplaying Game surgiu nos EUA na década de 1970. Muito se especulou sobre o jogo e sobre sua prática. Os jogadores realmente aprendem ficção nos livros de regras? O RPG contribui para a expressão escrita? Existe relação entre RPG e literatura? Quem primeiro buscou responder a essas perguntas no Brasil foi Sonia Rodrigues. Pioneira nos estudos acadêmicos sobre o tema, defendeu tese de doutorado em literatura na PUC/RJ em 1997 sobre o Roleplaying Game, ficção e jogo. Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil não é apenas um texto acadêmico, apesar de trazer a público a tese pioneira.

É também a síntese do que Sonia Rodrigues pesquisou e criticou no jogo norte-americano e o desenvolvimento do conceito de Pedagogia da Imaginação defendida por Ítalo Calvino. A aplicação desta síntese com professores, estudantes, jovens em situação de risco social está na segunda parte do livro.

“Este é um estudo que registra a forma como os mestres de RPG se apropriam de personagens e tramas literárias, procurando recompor estes elementos – contar uma nova história – e fazendo um paralelo com o processo narrativo de Monteiro Lobato, provavelmente o maior autor infanto-juvenil deste país. Um livro imprescindível para qualquer pessoa que queira entender a estrutura e o funcionamento de um aventura de RPG”., diz Carlos Eduardo Lourenço, diretor da Ludus Culturalis, que assina a orelha do livro.

Sobre a autora

Sonia Rodrigues é doutora em literatura pela PUC/RJ, onde pesquisou a literatura infantil de Monteiro Lobato no mestrado e o Roleplaying Game norte-americano no doutorado. Escritora, filha de escritor e neta de contadora de histórias, sua prática profissional está voltada permanentemente para comprovar que qualquer pessoa, independentemente de idade ou formação, pode contar histórias.

Livro: Roleplaying Game e a Pedagogia da Imaginação no Brasil
Autor: Sonia Rodrigues
Preço: R$ 29,00
210 páginas ISBN 85-286-1067-5
16x23cm
Código: 9788528610873

Update em mar/2011 – Na Moonshadows é possível compra-lo seguindo este link pelo preço promocional de R$23,95

***

Share This Post

Leave a Reply