4a Edição e regras novas do Réia

Saudações, heróis! É com imensa alegria que retomo a coluna mensal do Réia, agora uma coluna de suporte do cenário. A Caladwin está enviando os exemplares de quem adquiriu o livro Réia – Cenário de Campanha na pré-venda e, enquanto escrevo esta coluna, meus exemplares estão a caminho da minha casa. Mas divido aqui com vocês as palavras do meu editor, Luis Felipe Torres, ditas assim que o livro chegou da gráfica: “O resultado final ficou muito bom, e a qualidade da impressão está excelente”!

Antes de entrar no tema propriamente da coluna deste mês, as regras novas contidas no livro, gostaria de fazer alguns rápidos comentários sobre a futura 4ª Edição do Dungeons & Dragons (Sistema D20) em relação ao Réia.

Sobre a 4ª Edição em si, eu já falei em outro artigo e por isso irei me ater aqui somente aos efeitos dela sobre a linha Réia.

Primeiramente devo dizer que as mudanças que esta nova edição irá fazer no Sistema D20 são muito bem-vindas. Algumas delas ficarão perfeitas para o Réia, em especial as regras de itens mágicos, a diminuição da importância dos itens mágicos em favor das habilidades de classe (acabando com o efeito “árvore de Natal” de itens mágicos em personagens de nível alto) e o melhor aproveitamento das classes com o acréscimo de mais habilidades.

Em segundo lugar, já estabeleci com a Caladwin um cronograma inicial para a linha Réia, o qual irá garantir um bom suporte e continuidade para o cenário, além de uma futura transição bem tranqüila para a nova edição do Sistema D20.

Mas vamos ao tema desta primeira coluna de suporte: as regras novas do Réia.

Além do que já foi mostrado aqui na coluna e no preview que saiu na Dragão Brasil, Réia possui outras mudanças, variações e acréscimos em relação às regras dos livros básicos do Sistema D20, para adequar o sistema às características do cenário e a sua verossimilhança.

Na parte de perícias, há a nova perícia Ler/Escrever Idioma: em Réia os personagens não são automaticamente alfabetizados nos idiomas que dominam, e assim Ler/Escrever Idioma é uma perícia independente da perícia Falar Idioma, esta última se referindo apenas ao domínio da fala.

Nas classes básicas de personagem, além do feiticeiro, outras classes sofreram pequenas variações e acréscimos, especificamente as classes clérigo, ladino, mago, paladino e ranger.

Clérigos não precisam ter a tendência idêntica ou “um passo” afastada da tendência de sua divindade, e podem conjurar magias de uma tendência oposta a sua ou da sua divindade – embora sua tendência possa mudar se ele repetidamente fizer isso.

Uma vez que algumas armas não existem ou não estão disponíveis no continente de Eurone (ou nem mesmo no mundo de Réia), ladinos sabem usar o porrete* e a rede no lugar da besta de mão e do sabre. (*Nota: Na versão original, os ladinos sabem usar porrete – “sap” em inglês – mas o Livro do Jogador em português vem com este erro que corrigimos no Réia – Cenário de Campanha, uma vez que não há errata da edição 3.5 brasileira).

Magos que não sejam elfos recebem no 1º nível o novo talento Membro da Nobreza como talento adicional, no lugar de Escrever Pergaminho. Magos elfos continuam recebendo Escrever Pergaminho no nível inicial da classe, mas este talento possui em Réia o pré-requisito extra de 1 graduação em Ler/Escrever Idioma.

Paladinos em Réia precisam necessariamente se devotar a uma divindade ou religião.

E rangers recebem no 16º nível da classe mais uma habilidade no seu estilo de combate com os novos talentos Combater com Duas Armas Superior e Tiro Preciso Maior.

Além dos talentos já citados, o livro traz o novo talento de criação de itens Escrever Tatuagens e, consequentemente, tatuagens como novo tipo de item mágico presente no cenário.

Por fim, não poderíamos deixar de citar as três novas classes de prestígio: Cavaleiro, Cavaleiro de Sóter e Guardião de Réia.

Esta foi uma pequena amostra das regras novas contidas no Réia – Cenário de Campanha. Não deixem de conferir o livro para saber mais detalhes sobre elas.

E acompanhe a coluna mensal do Réia, todo primeiro domingo do mês, que trará sempre informações e materiais complementares do cenário.

Réia é um cenário de fantasia medieval épica
criado por Marcelo Telles para o sistema D20
e lançado pela Editora Caladwin
(http://www.caladwin.com/caladwin/reia.mv)
Não percam, no primeiro domingo de cada mês, a coluna mensal de Reia
e participem no nosso fórum do tópico dedicado a Réia
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/reia/
e da comunidade oficial do cenário no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8782566

***

Share This Post

Leave a Reply