C7L: A Conversão para o D&D 4ª Edição (II)

Saudações, aventureiros! Eu sei que eu havia dito que começaria a falar sobre a conversão das classes – especialmente sobre o tecnomago – nesta coluna. Mas tive que adiar isso para a coluna de março. O motivo é que há ainda uma questão relevante sobre as raças a ser comentada, especificamente falando, sobre os drakzynia, os meio-dragões celestiais de C7L.

A questão é: como será a conversão dos drakzynia, uma vez que na edição anterior eles tinham a opção de terem os mesmos poderes que os draconatos do D&D 4ª Edição? Ou seja, os drakzynia são muito parecidos com os draconatos, não só em conceito (na verdade, em C7L, as duas raças têm uma relação similar à dos elfos e eladrin), mas também em ideia de mecânica. O cenário, então, terá duas raças praticamente iguais? Ou haverá mudanças radicais nos drakzynia? E quem jogava com um drakzyia na edição anterior e quiser continuar jogando com seu personagem, vai ter que ignorar como ele era antes?

Eu percebi que tinha um problema nas mãos quando até o Leo “Himura”, meu parceiro no Crônicas da 7ª Lua – Guia do Jogador, virou para mim e disse: “Telles, eu não sei o que criar para os drakzynia, eles são parecidos demais com os draconatos!”. Na hora eu sugeri que ele criasse um poder que tivesse alguma relação com paladinos, mas foi aquela resposta de “bate-pronto”. Depois pensei melhor e vi que isso poderia deixar os jogadores bem chateados. Afinal, eles escolheram jogar com um ser que parece um humano com traços dracônicos e que pode desenvolver poderes de dragão, não apenas com uma raça com vocação para paladinos.

Então eu pensei: os draconatos têm o sopro. Qual outro poder é característico dos dragões e que ficaria legal nos drakzynia? A resposta veio imediatamente: presença assustadora.

Com isto em mente e a devida aprovação do Himura, criei o poder racial dos drakzynia, uma versão mais fraca da presença assustadora dos dragões:

Presença Dracônica – Poder Racial de Drakzya

Você invoca de seu sangue dracônico o medo que essas criaturas provocam e o usa contra seus inimigos.
Encontro – Medo
Ação Mínima
– Explosão contígua 1
Alvos:
Inimigos dentro da explosão
Ataque: Carisma + 2 vs. Vontade.
Aumenta para +4 de bônus no 11º nível e +6 de bônus no 21º nível.
Sucesso: O alvo fica pasmo até o final do próximo turno do drakzya.

Complementando o poder racial, teremos talentos que irão melhorar o poder, conforme o estágio. A ideia é, no estágio épico, a presença dracônica de um drakzya ser equivalente à presença assustadora de um dragão jovem.

Talento do Estágio Heroico:

PRESENÇA DRACÔNICA AUMENTADA

Pré-requisitos: Drakzya, poder racial presença dracônica
Benefício: A área de explosão de seu poder presença dracônica aumenta para 3.

Talento do Estágio Exemplar:

PRESENÇA DRACÔNICA POTENCIALIZADA

Pré-requisitos: Drakzya, poder racial presença dracônica
Benefício: Os alvos de seu poder presença dracônica ficam atordoados ao invés de pasmos.

Talento do Estágio Épico:

PRESENÇA DRACÔNICA ÉPICA

Pré-requisitos: Drakzya, poder racial presença dracônica
Benefício: A área de explosão de seu poder presença dracônica aumenta para 5 e, além de causar atordoamento, os alvos atingidos recebem um pós-efeito de -2 de penalidade nas jogadas de ataque (TR encerra).

Contudo, alguns jogadores podem estar se perguntando agora: “mas e os poderes antigos dos drakzynia? Vou continuar tendo que desconsiderá-los na conversão para a 4ª Edição? Você não falou nada sobre eles no material acima…”

Não se preocupem. Conforme havia dito, nós não vamos deixar vocês na mão! Os poderes da 3ª Edição serão transformados em uma trilha exemplar, tipo a Scion of Arkhosia, do Livro do Jogador 2. Assim, o seu drakzya continuará podendo literalmente se transformar em um dragão. Na pior hipótese, você apenas terá que esperar alguns níveis para fazer isso.

Marcelo Telles
Equipe C7L
Comunidade do C7L no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8784780
Setor do C7L no Fórum da REDERPG
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/c7l/

***

Share This Post

Leave a Reply