C7L: A Conversão para o D&D 4ª Edição (III)

Saudações, aventureiros! Este mês vamos falar de como estão ficando os Luminares na conversão para o sistema da 4ª Edição de D&D. Mas você não ia falar dos tecnomagos e da tecnomagia? Ok, eu admito, eu estou enrolando vocês um pouco. Mas é apenas porque o Leonardo Himura ainda não me enviou todo o material de mecânica de jogo. Para não deixar vocês na mão, vou falar dos Luminares e também um pouco sobre a Tecnomagia e o tecnomago.

No sistema de jogo da edição anterior, você escolhia se o seu personagem seria Luminar e assim usaria as regras da Centelha Divina, ou se ele seria um aventureiro “normal” e usaria Pontos de Ação.

Na nova edição de Dungeons & Dragons, os Pontos de Ação mudaram completamente: agora o personagem começa com apenas 1, cada um concede uma ação extra e apenas um pode ser usado em cada encontro (cena de combate). Com isso tivemos que repensar em como colocar a Centelha Divina no jogo, uma vez que ela não poderia mais ser uma opção ao Ponto de Ação na criação do personagem.

A solução foi simples e evidente: talento. Agora haverá oficialmente (antes era uma opção para o Mestre) um talento chamado Centelha Divina, que todo personagem terá que adquirir durante sua criação para poder ser um Luminar.

Com este talento, ele terá uma série de características exclusivas do Luminares, baseadas nas da edição anterior, e terá um Limiar que aumentará conforme o nível. Se ele for ultrapassado, o personagem sofrerá a Ascensão Flamejante e morrerá, além de qualquer ressurreição.

É isso mesmo que vocês ouviram: continuaremos tendo Limiar, Pontos Divinos e Ascensão Flamejante. Os Luminares continuarão poderosos, decisivos, e limitados pelo corpo mortal que possuem. Mas terão Pontos de Ação como os demais personagens de jogadores.

A novidade é que, além das características, teremos também poderes exclusivos dos Luminares, nos moldes dos poderes das classes de personagens, que poderão ser adquiridos através de talentos multiclasse, conforme o personagem for subindo de nível. Assim, dois Luminares poderão ter poderes bem diferentes um do outro, além das características em comum. Com isso esperamos atender uma reivindicação antiga dos jogadores de C7L, que era ter opções para individualizar cada personagem Luminar.

E é importante dizer: as características e os poderes dos Luminares serão de fonte de poder divina.

Falando em fonte de poder, a Tecnomagia nada mais será do que uma forma diferente de manipular a fonte de poder arcana, usando o Metal Divino para combiná-la com a tecnologia e assim canalizá-la.

Já o tecnomago será um controlador arcano que usará pequenos construtos e mecanismos estranhos para canalizar o poder arcano através do Metal Divino. Ele será uma opção ao mago tradicional, tendo características próprias, assim como são os dois agressores marciais, o ladino e o patrulheiro.

Por hoje ficamos aqui. Eu sei que esta coluna foi curtinha e continuo devendo mais “substância” a vocês. Tentarei compensar nas próximas.

Marcelo Telles
Equipe C7L
Comunidade do C7L no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8784780
Setor do C7L no Fórum da REDERPG
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/c7l/

***

Share This Post

Leave a Reply