Novas Fronteiras: D&D e Jogos de Tabuleiro

Após uma longa espera, a primavera está no ar. Pássaros cantando, chegou a época do ano na qual o imaginário dos jovens jogadores se volta ao ideal de dias mais preguiçosos, filmes blockbusters e a guerra – especificamente, a guerra no mundo de Dungeons & Dragons. As forças do bem e do mal se enfrentam no jogo de tabuleiro Conquista de Nerath, disponível em Junho. De que lado você vai ficar?

Novas Experiências em D&D

Ano passado, apresentamnos a primeira linha dos novos jogos de tabuleiro de D&D com o lançamento de Castelo Ravenloft. Seguimos, em poucos meses, com Ira de Ashardalon, criando uma pequena família de produtos que se beneficiam as mecânicas do Sistema de Aventuras. Nós temos grandes planos de trabalho para os jogos de tabuleiro de D&D, com o objetivo de oferecer todos os tipos de experiências possíveis usando os elementos icônicos de Dungeons & Dragons e seus mundos.

Castelo Ravenloft, Ira de Ashardalon, e Lenda de Drizzt (Outubro) criam uma experiência cooperativa, com aspectos de interpretação, que permite que os jogadores completem uma aventura em cerca de uma hora. No mês que vem, Conquista de Nerath oferece um jogo estratégia cheio de ação, ambientado no mundo padrão de D&D, para 2 a 4 jogadores. Com este produto, repleto de componentes versáteis, os tipos de jogo disponíveis para os fãs de D&D se expandem, abrangendo os jogos de guerra. E este aqui é veloz, furioso, e muito divertido.

Quando R&D decidiu criar uma sequência para os jogos do Sistema de Aventuras, queríamos ir por um caminho completamente diferente, mostrando a grande variedade e versatilidade da marca D&D. Rick Baker construiu um excelente modelo de jogo de estratégia alguns anos atrás, e este modelo parecia exatamente o que estávamos procurando. Era competitivo em vez de cooperativo. Diferente? Confere! Possuía um caráter estratégico em vez de tático. Diferente? Confere! Era um jogo de guerra em vez de um jogo de aventuras. Diferente? Confere! E como bônus, era muito divertido de jogar.

Nós enxugamos o design original, reconstruindo-o para se adaptar ao mundo básico de D&D, aperfeiçoando-o para adquirir a extensão de jogo que queríamos que tivesse. Rich, com alguma ajuda de Peter Lee, reformulou o jogo para recriar uma fantástica experiência em jogos de guerra de D&D, com duração de cerca de três horas. Dêem uma olhada neste belo tabuleiro de jogo…

… e estas super-detalhadas peças de jogo.

Somando-se às ciladas de um jogo de guerra de estratégia, Conquista de Nerath inclui um novo elemento que a torna um jogo de D&D único. Como dá para ver na ilustração acima, o tabuleiro contém masmorras em determinados espaços espalhados pelo mundo. Eles adicionam uma opção muito emocionante, que muda a cada vez que você joga. Enquanto você constrói exércitos e os manda para esmagar seus oponentes, as masmorras tornam possível outro tipo de estratégia. Você pode recrutar heróis e enviá-los em aventuras nestas masmorras, para encontrar tesouros e itens mágicos, que o irão ajudar a vencer o jogo – considerando que você é capaz de derrotar os monstros que o aguardam.

Além de Nerath

Como ditto acima, em adição aos nossos esforços para oferecer os melhores produtos de RPG possíveis, D&D R&D está trabalhando duro em sua busca por novas e divertidas formas de entreter os fãs de todos os lugares. Conquista de Nerath e os jogos do Sistema de Aventuras são apenas o início. Estamos em testes com jogos para jogadores mais jovens, jogos de tabuleiro no estilo europeu, e outras idéias divertidas que levam a franquia D&D a lugares nunca antes vistos. Falaremos mais sobre estes novos produtos nos próximos meses, uma vez que os planos se confirmem. Enquanto isso, experimente um dos jogos do Sistema de Aventuras (se ainda não o fez) e prepare-se para a guerra com Conquista de Nerath.

Monster Vault: Ameaças ao Vale Nentir

Como se a Guerra que se estende por todo o mundo não fosse ruim o suficiente, mês que vem ainda teremos a estréia do novo Monster Vault: Ameaças ao Vale Nentir. Já mostramos alguns dos novos monstros disponíveis neste produto, mas acho que revelar mais um monstro legal seria uma boa adição para a coluna deste mês. Sinta-se a vontade para usar um, ou ambos, os monstros abaixo no seu próximo jogo de D&D.

Boggle

“Boggle vem, Boggle vai,
Rouba seus anéis e pinta seus pés.
Vire a rosa dos ventos,
Onde ele foi, ninguém sabe.”
– Cantiga das crianças de Queda Escarpada

Boggles estão à margem da civilização, rastejando entre as sombras e se espremendo por atalhos no espaço para roubar e enganar os mortais. Possuem um senso de humor malicioso e adoram pregar peças, atormentando os outros.

Crianças, por vezes, falam do “homem do saco” que as seguem, espreitando no limite do seu campo visual, apenas para desaparecer quando confrontados. Os pais desmentem estas histórias, como frutos de uma imaginação excessiva – até que o boggle leve a criança para sempre.

Intrusos Deformados: Boggle são nativos da Agrestia das Fadas. Eles são ancestrais comuns dos goblins e dos saltadores dimensionais do Pendor das Sombras, banderhobbs (Monster Manual 3), mas são similares a estas criaturas assim como humanos são para gorilas. Embora pequenos, boggles são capazes de extender o seu alcance uma distância considerável, através dos anos, a habilidade deles de dobrar o espaço e alcançar através das dimensões os esticou, tornado-os adeptos de trapaças. Um boggle anda a passos largos com as costas curvadas, arrastando a ponta dos pés pelo chão enquanto se move.

Boggles migram para o mundo quando eles descobrem um a travessia das fadas, buscando o ilimitado entretenimento provido pelos facilmente enganáveis mortais. Eles são capazes de dobrar o espaço por curtas distâncias e espionar os mortais por janelas dimensionais que criam. Eles podem passar pelos portais criados ou alcançar além com seus longos braços, em busca de itens para furtar ou vítimas para aterrorizar.

Trapaceiros Maliciosos: Boggles podem sair de sua maneira típica de atormentar ou maltratar pessoas. Um boggle pode estragar o leite, tirar os lenços da cama, amarrar os sapatos juntos ou incendiar as meias. Ele pode desmontar uma armadura toda e esconder as peças, ou trocar armas novas por velhas enferrujadas.
Ele pode bater pelo lado de dentro da porta de um armário, arremessar um objeto contra a parede ou agarrar alguém dormindo por debaixo de suas camas. Ele pode até trocar um bebê por um filhote de animal selvagem—então espreitar para se deliciar no horror dos pais do infante. Às vezes boggles se voluntariam como humildes guias para viajantes ou exploradores, então os leva para uma emboscada ou o covil de um dragão.

Espreitadas Furtivas: Boggles são covardes que preferem não ter contato com outros. Eles podem falar num Comum hesitante ou em Goblin, mas a maioria se comunica com guinchos, silvos, tiques e batidas entendidas apenas pela própria raça. Boggles não são particularmente inteligentes, mas eles são espertos e excepcionalmente desonestos. Usando seus poderes de dobras dimensionais, eles se alimentam capturando pássaros, coelhos e outras presas pequenas, pegas de surpresa. Eles podem emboscar criaturas maiores, sufocando-as com suas fortes e ávidas garras. Por causa de sua inata habilidade em serem furtivos, um boggle as vezes é coagido a servir como um guarda, espião, um ladrão ou um saqueador por uma criatura mais forte ou mais inteligente.

Boggles entram em pânico quando pegos, e eles suam muito na presença de outras criaturas. O suor de um boggle é uma substância viscosa, pegajosa e resistente ao fogo, e um boggle geralmente irá deixar rastros dela por onde passar, como um rastro de gosma de uma lesma. Para aqueles que sabem para o que olhar quando algo estranho acontece, rastros de suor de boggle irá revelar que um boggle está presente.

 

Boggle Rouba Visão______________________________________Lurker Nível 3
Humanóide feérico (Pequeno) ________________________________________150 XP
Iniciativa: +10                  Sentidos: Percepção +8; visão no escuro
PV: 37; Sangrando: 18
CA 17; Fortitude 15; Reflexos 17; Vontade 13
Resistência: 5 vs. fogo
Deslocamento 6, escalar 6
Habilidades
Janela Dimensional
O boggle pode fazer testes de Ladinagem contra qualquer criatura a até 10 quadrados de distância dele que esteja ciente de sua presença.
Ações Padrão
Melee BasicGarraSem Limite
Ataque: Corpo a corpo 2 (uma criatura); +8 vs. CA
Sucesso: 2d6+4 de dano.
MeleeMordida no Pescoço Sem Limite
Ataque: Corpo a corpo 2 (uma criatura agarrada pelo Boggle); +6 vs. Reflexos
Sucesso: 4d6+8 de dano.
Fracasso: Metade do dano.
RangedAdvinha quem éSem Limite
Requerimento: O boggle não pode ter nenhuma criatura agarrada.
Ataque:
À distância 10 (uma criatura); +6 vs. Reflexos
Sucesso:
O boggle teleporta a criatura para um espaço desocupado a até 2 quadrados do boggle e o alvo está agarrado (Escapar CD 13). O alvo está cego até o agarrão terminar. O boggle precisa ficar a no máximo 2 quadrados para manter o agarrão.
Ações de Movimento
Salto Dimensional (teleporte) ♦ Sem Limite
Efeito: O boggle teleporta até 3 quadrados.
Ações Reativas
MeleeRasgar a Face (teleporte) ♦ Encontro
Gatilho: Uma criatura agarrada pelo boggle escapa.
Efeito (Reação Imediata):
Corpo a corpo 2 (criatura que ativou o gatilho); o alvo recebe 1d8+5 de dano e o boggle teleporta até 3 quadrados.
Perícias: Atletismo +8, Furtividade +11, Ladinagem +11 

For 15 (+3)                    Des 20 (+6)                    Sab 14 (+3)

Con 13 (+2)                   Int 5 (-2)                       Car 6 (-1)

Tendência: Mau                 Idiomas: Comum e Goblin

 

Boggle Trapaceiro Teleportador__________________________Artilheiro Nível 4
Humanóide feérico (Pequeno) ________________________________________175 XP
Iniciativa: +7 Sentidos: Percepção +9; visão no escuro
PV: 43; Sangrando: 21
CA 18; Fortitude 16; Reflexos 18; Vontade 14
Resistência: 5 vs. Fogo;
Deslocamento 6, escalar 6
Habilidades
Janela Dimensional
O boggle pode fazer testes de Ladinagem contra qualquer criatura a até 10 quadrados de distância dele que esteja ciente de sua presença.
Ações Padrão
Melee BasicGarra Dimensional ♦ Sem Limite
Ataque: Corpo a corpo 10 (uma criatura); +11 vs. CA
Sucesso: 2d6+5 de dano.
MeleeDupla DistraçãoEncontro; Recarrega (a primeira vez que ficar sangrando)
Efeito: O boggle usa Garra Dimensional duas vezes.
Ações de Movimento
Salto Dimensional (teleporte) ♦ Sem Limite
Efeito: O boggle teleporta até 3 quadrados.
Ações Reativas
Truque de Teleportação (teleporte) ♦ Encontro
Gatilho: O boggle toma dano de um ataque corpo a corpo.
Efeito (Reação Imediata):
O boggle teleporta até 3 quadrados.
Perícias: Atletismo +9, Furtividade +12, Ladinagem +12 

For 15 (+4)                    Des 20 (+7)                    Sab 14 (+4)

Con 13 (+3)                   Int 5 (-1)                       Car 6 (+0)

Tendência: Mau                 Idiomas: Comum, Goblin
Autor: Bill Slavicsek
Tradução: Aguinaldo “Cursed Lich” Silvestre e Vitor Lopes
Fonte: Wizards of the Cost

 

*     *     *

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a <a href=”http://www.wizards.com/fankit/fantoolkitdnd.html” target=”blank”> Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”</i>

REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

Share This Post
3 Comments
  1. Mais um excelente texto, Cursed Lich, parabéns a você e ao Vitor, por sua tradução e por nos trazer tao interessante matéria; mas, agora, só uma pergunta: quando teremos acesso a esses jogos, quero dizer, quando estarao á venda aqui no Brasil?

  2. Bom, Lupyno, a DEVIR já se pronunciou no Twiter alegando ser muito caro trazer para cá esses jogos, logo não está nos planos dela.http://twitter.com/#!/otavio_devir

    Abraço a todos!

  3. Excenlente trabalho!, a Devir não tem cronograma para os seus livros imagine jogo de tabuleiro é muito longe da realidade nossa; D&D 4th continua no rastro do Shadowfell e do vale netir como carro chefe dos seus livros, aventuras e afins.

Leave a Reply