Risus (resenha)

Risus é um RPG gratuito de 6 páginas, escrito por S. John Ross, disponível (em inglês) em http://www222.pair.com/sjohn/risus.htm. Risus se diz um “RPG de comédia” que também pode ser usado para jogos mais sérios. Por causa de suas extremas simplicidade e flexibilidade, ele é dirigido a aventuras rápidas e despretensiosas em qualquer gênero.

A grande “sacada” de Risus é substituir os tradicionais atributos, perícias, talentos, etc, por simples Clichês, como Cavaleiro, Vampiro, Criança e Cabeleireiro. Cada personagem recebe 10 dados, como regra, para distribuir entre seus clichês, sendo que um personagem iniciante não pode ter nenhum Clichê com mais do que 4 dados. O livro tem alguns exemplos, mas os próprios jogadores podem criar seus Clichês (devendo o GM recusar Clichês abrangentes demais).

Todos os clichês funcionam da mesma forma: quando o personagem tenta fazer alguma coisa relacionado ao Clichê, o jogador joga um número de dados de seis lados (d6s) correspondente ao Clichê utilizado e, se a soma dos dados for maior que a dificuldade estipulada pelo GM (por exemplo, 5 para tarefas fáceis e 30 para dificuldades sobre-humanas), ele é bem sucedido. A dificuldade também varia conforme o Clichê usado: balançar numa corda pode ter dificuldade 5 para um Senhor da Selva (como, digamos, Tarzan) e 10 para um Atleta genérico.

Em conflitos (lutas, debates, brigas de casal) cada um dos lados rola o Clichê apropriado e o que obtiver o menor número tem seu Clichê temporariamente diminuído. Se um dos seus Clichês chegar a zero, o personagem foi derrotado e cabe ao vencedor definir seu destino (morte, humilhação, ou quem sabe um divórcio com uma pesada pensão alimentícia…). O uso de Clichês sempre depende da narrativa do jogador, e um Cabeleireiro ou Amante Latino pode ser mais útil do que um Soldado em um confronto físico, se o jogo for voltado ao humor.

Risus tem ainda regras de combate em massa, desvantagens, situações em que o PC não tem o Clichê apropriado, evolução de personagens e regras alternativas para usar outros tipos de dados. O sistema poderia ser expandido para incluir outras ideias (mais detalhes sobre equipamentos, combate, uso de Clichês, magia, etc), o foi feito com o suplemento Risus Companion (à venda por US$10,00 no site), mas funciona bem por si só na maioria dos casos e, com algumas adaptações, poderia ser usado para todo tipo de aventuras (e até campanhas). O leitor pode ficar bastante tentado a converter seu cenário preferido para esse sistema ultra-simples, deixando de lado toda a bagagem desnecessária para ter uma sessão de RPG leve e divertida.

Notas (de 1 a 6)
Texto: 6.
Claro, direto, e bastante engraçado, Risus é uma leitura muito agradável.
Conteúdo: 5. Repleto de boas ideias, mas poderia ser mais detalhado em alguns pontos.
Arte/layout: 3. Os desenhos propositalmente toscos são adequados à proposta, mas nada especiais. O layout não se destaca nem atrapalha a leitura.
Nota Final: 5.

Por: Erik Drake

***

Share This Post

Leave a Reply