O Enigma de Outro Mundo (resenha)

Na longínqua década de 1980, acho que por volta de 1984, assisti pela primeira vez o filme O Enigma de Outro Mundo, baseado em um conto de John W. Campbell, obra que me impressionou muito. Um clima de isolamento, do desconhecido batendo à porta e a eterna dúvida em quem confiar foram impressões que ficaram comigo e que tive a grata surpresa de reencontrar ao ler anos depois os contos de H.P. Lovecraft.

Muito tempo depois, perdido entre as teias da internet, recebi um e-mail noticiando o financiamento coletivo de um livro que se chamava O Enigma do Outro Mundo. Obviamente ganhou minha atenção. Tratava-se de uma campanha através do site Catarse, realizada pela editora Diário Macabro, trazendo o original escrito por John W. Campbell que deu origem ao filme de 1982. Apoiado, o projeto foi bem sucedido e agora lhes trago a minha sincera opinião sobre o livro que recebi.

A história do livro publicada pela Diário Macabro é um texto inédito descoberto recentemente. O conto original escrito por John W. Campbell foi publicado em 1938 na revista Pulp Astounding Science Fiction com o nome “Who Goes There?”, mas em 2017 o escritor Alec Nevala-Lee descobriu em manuscritos de Campbell a versão completa de “Who Goes There?”, com o nome “Frozen Hell”, que na ocasião havia sido reduzido para a revista onde foi publicado. O título O Enigma de Outro Mundo vem da sua segunda e mais bem-sucedida adaptação cinematográfica, que a editora acertadamente escolheu utilizar.

Em O Enigma de Outro Mundo, acompanhamos um grupo de cientistas em uma expedição exploratória no continente antártico. Ao estudarem a origem de fenômenos magnéticos acabam por descobrir uma nave alienígena e nela uma criatura congelada, um ser de pele azul e três olhos vermelhos que julgaram estar morto. Após um incidente com a nave, o grupo leva o corpo congelado para a base de pesquisa onde, após descongelar, revela-se que não estava morto. A partir desse fato, a Coisa caça os ocupantes da base com sua capacidade de replicar o corpo de animais e humanos, e um clima de medo e paranoia se instala.

A história é fascinante, especialmente considerando a época que foi escrita, e angustiante. Não é à toa que o conto deu origem a três obras cinematográficas: O Monstro do Ártico (1951), O Enigma de Outro Mundo (1982) e A Coisa (2011). Ao lê-lo, veio à minha mente o horror cósmico de H. P. Lovecraft no seu “Nas Montanhas da Loucura”, em primeiro lugar pelo isolamento característico da região onde ambas ocorrem, e segundo pelo enfrentamento do desconhecido que os personagens precisam passar. Como abordado no prefácio, o conto começa um pouco mais arrastado, recheado por termos técnicos, sendo que a segunda parte mais dinâmica e onde se concentram as cenas mais marcantes. Aliás, a cena em que a Coisa fez a sua primeira vítima é inquietante. Comparado com o filme de 1982, obviamente encontramos as cenas originais que inspiraram o filme, como a sessão de testes com uma chama para tentar identificar a Coisa, mas há outras que não foram utilizadas ou muito modificadas, sem falar que o final é diferente do filme.

Oportuno citar, tamanha a relevância, que recentemente foi anunciado um novo filme baseada na criação de Campbell. Agora baseado nessa versão completa a Universal Pictures e a Blumhouse Productions divulgou uma nova adaptação, ainda sem data de lançamento definida, que buscará basear-se no conto Frozen Hell, mas combinará os melhores elementos dos filmes e contos já lançados.

Quanto ao livro, ele é muito bonito, bem acabado, capa dura e conta com 164 páginas. A ótima ilustração da capa é do artista Wildner Lima e a tradução foi realizada por Nathalia Sorgon Scotuzzi. Foi incluída no livro uma bela biografia do autor escrita por Alexander Meireles da Silva, que também apresenta o mundo da ficção pulp e, fruto de meta extra alcançada, a obra também conta nos apêndices com uma galeria de ilustrações dos personagens.

John Wood Campbell foi um escritor estadunidense nascido em 1910 e falecido em 1971. Foi um autor e editor reconhecido na área da ficção, sendo O Enigma do Outro Mundo o seu trabalho mais reconhecido e uma referência nos gêneros ficção científica e terror. Foi editor da revista pulp Astounding Science Fiction e ficou conhecido por dar importantes contribuições para a publicação.

Com uma história tensa, transpirando inquietude e paranoia, com a versão completa e inédita do conto original e interessantes extras, o livro O Enigma de Outro Mundo, da Diário Macabro, é uma obra de grande valor para qualquer apreciador de ficção científica e de terror. Para mim, foi uma satisfação participar da campanha e uma leitura nostálgica recheada de curiosidade e suspense.

Por Kubiach

Share This Post

Leave a Reply