Lendas e Conhecimento: A Genialidade do D&D

Eu escrevi isso antes em dissertações em outros lugares, por isso alguns de vocês precisarão ter paciência comigo.

Acredito que Gygax e Arneson foram gênios por muitas razões que são aparentes nos primeiros livretos de Dungeons & Dragons. Felizmente, muito desta genialidade tem sido preservada ao longo da vida toda do jogo.

Tomemos, por exemplo, a genialidade dos níveis. Claro, esse conceito existia em vários jogos de guerra antes de D&D, mas eu não estou necessariamente falando sobre o genialidade da inovação, tanto quanto a genialidade da inclusão e da implementação. Por que os níveis tão incríveis? Bem, eu diria em primeiro lugar, a grandeza dos níveis tem pouco a ver com a mecânica ou jogabilidade e em vez disso encontra-se em um nível muito mais fundamental para o hobby. Simplificando, os níveis de servir como um meio para incentivar as pessoas a continuar a jogar o jogo. Há sempre aquele desejo para continuar jogando com o seu personagem de 5º nível um pouco mais para que você possa desfrutar dos benefícios de 6º nível. E quando você está lá, você quer ficar pelo 7°. E assim por diante. É o brilho da televisão episódica, em forma de jogo. Isto é importante porque atrair as pessoas para continuarem jogando mantém o jogo vivo. Quanto mais tempo uma pessoa joga, maior a probabilidade dela ensinar um novo amigo para jogar, e logo que a pessoa pode começar todo um novo grupo de jogadores. Classe, é claro, é tão importante se não mais. Cada classe oferece um papel algo para agarrar e compreender seu lugar no jogo e no mundo do jogo. A maioria de nós pode compreender o que um guerreiro ou um mago é, e o que esse tipo de personagem faz sem muita explicação. Eles são arquétipos. Sabemos independentemente da edição, que se o grupo de aventureiros se depara com um bando de orcs furiosos, o guerreiro provavelmente vai correr para cima e atacar, o mago vai ficar atrás e lançar uma magia, e assim por diante. Esta é uma ferramenta extremamente poderosa tanto para novos e velhos jogadores.

Então, por que falar disso? É como seu eu estivesse pregando para um coro, por assim dizer. Muito poucas pessoas lendo isso vão argumentar contra que as classes e níveis são legais e servem bem ao jogo. Ainda assim, é importante fazer observações como esta, quando se trata de avaliar os fatores mais importantes do jogo. Por exemplo, se você fosse comparar o valor de classe de um personagem versus o tema na 4ªEd, classe deve ser mais importante. Deve-se sempre ter mais peso mecânico. Temas são ótimos, mas a classe é mais importante. Deve ser sempre o mais importante das duas escolhas que o jogador faz. Podemos, então, priorizar os aspectos básicos de um personagem. Isso é importante quando descobrir que tipos de mecânica devem ir onde. É mais e mais uma mecânica apropriada como uma habilidade de classe? Um tema? Uma talento? Um poder? Uma não proficiência de arma? Um kit? Um item mágico?

Eu poderia classificar os aspectos de um personagem assim, em ordem de importância:

1º: Classe (e Nível)
2º: Raça
3º: Atributos
4º: Elementos Customizáveis (perícias, talentos etc)

 

Nível está em todas estas coisas, é claro, mas eu o coloquei junto com a classe apenas para que seja colocado na lista de alguma forma. Isto significa que quando eu crio um novo personagem, a escolha que eu faço que mais afeta o meu personagem deveria ser a classe. A segunda escolha mais importante deve ser raça, e assim por diante. Tomando como um todo, a minha classe deve ter o maior impacto sobre o que meu personagem pode e não pode fazer em uma sessão de típica de jogo. (Eu teria que debulhar a coisa demais para dizer que tal verdade é válida em cada encontro único.) Mais uma vez, olhando para isso de uma perspectiva de cima para baixo, ao longo de uma sessão e, certamente, uma aventura inteira, meu atributo Força do meu guerreiro deveria ser mais importante e vir antes de qualquer seleção de um talento ou do tema do personagem, mas não tanto quanto o fato dele ser um anão.

Se esta é a visão que temos, como um designer de jogos eu sei que tenho que ter certeza que o peso de um conjunto de habilidades raciais para uma nova raça nunca pese mais de modo que eles são mais importantes para um personagem de sua classe. Eu sei que nunca se deve fazer uma nova habilidade mais vital do que um valor de atributo. Mas talvez eu não os tenha na ordem correta.Você concorda? Deixe-me saber.

Nota do Tradutor: No artigo original há uma pesquisa de opinião de qual seria a ordem dos fatores em sua (você meu caro leitor) opinião, passem por lá e votem. Vote 1 para o que não acha muito importante e 5 para o que achar realmente importante no personagem.

Autor: Monte Cook
Tradução: Aguinaldo “Cursed Lich” Silvestre
Fonte: Legends & Lore

***

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

” REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

Share This Post
5 Comments
  1. Bom, eu teria algumas coisas para acrescentar nesse assunto, acho que é um debate legítimo para encontrar a essência do D&D, só discordo da abordagem do assunto e da ordem do Monte Cook, a resposta que eu fui escrevendo aqui ficou gigante, então achei melhor não postar. Eu tentaria postar lá na notícia direto no Legends & Lore, mas, eu não tenho conta no D&D Insider, então, só salvei aqui em casa a minha opinião, mas, não tenho exatamente como expressar ela, especialmente ao Monte Cook, no momento :|

    • Não precisa ter conta no Insider para postar no tópico original, uma conta do fórum da Wizards é o suficiente.

      • Pois é, eu reparei isso depois. Postei alguma bobagem lá, não sei se você está acompanhando aquelas mensagens Cursed, mas, meu nick lá está como Flewpinsk, se quiser olhar o que eu escrevi.

  2. Ah não ser que eu tenha visto errado…

  3. Só me pergunto se eles vão manter o D&D como D&D (tendo classes) ou se eles vão se render à customização de cada aspecto do M&M, GURPS e Storyteller/Storytelling. Sinceramente, prefiro que mantenham as classes. Do contrário os personagens ganharão em habilidades mas perderão muito em representatividade.

    [Leônidas] – Espartanos! Qual a sua profissão?!
    [Espartano] – Eu tenho 2d6 de Sneak Attack, mas eu não peguei o Uncanny Dodge nem o Trapfinding, preferi Rage e magias da natureza de nível 2.
    [Leônidas] – WTF?!?

Leave a Reply