A Centelha Divina para D&D 4ª Edição

Saudações, aventureiros! Conforme prometido, estamos começando hoje a disponibilizar a conversão da mecânica de jogo do Crônicas da 7ª Lua para D&D 4ª Edição, começando pela Centelha Divina dos Luminares. Confiram a seguir.

 

 

Centelha Divina

O personagem é um Luminar, um dos campeões portadores do poder dos deuses mortos, um dos indivíduos que podem ascender e se tornar uma nova divindade. Este talento só pode ser adquirido no 1º nível, exceto com permissão do Mestre de Jogo.

Benefício: A origem do personagem muda para imortal para fins de efeitos relacionados à origem da criatura – mas ele ainda continuará envelhecendo e suscetível à morte natural. Ele ganha um valor de Limiar e acesso aos poderes da Centelha Divina. O Limiar determina o limite em que um Luminar consegue manipular sua Centelha Divina sem ser consumido por tamanho poder. Caso o ultrapasse, ele morre consumido em uma aura de poder astral bruto chamada Ascensão Flamejante. O Luminar desaparece numa explosão de luz, assim como qualquer equipamento que esteja usando, com exceção de artefatos. Esse efeito acontece logo após o final da rodada de combate, em uma cena sempre dramática. Um Luminar que sofra a Ascensão Flamejante não pode ser ressuscitado por qualquer tipo de poder, magia, ritual, tecnologia ou artefato. Ele está, para todos os efeitos, além de qualquer força. Sua alma simplesmente se dissipa nos poços de poder do Plano Astral.

O Limiar possui um valor igual ao nível do personagem Luminar + 6. Este valor aumenta à medida que o Luminar ganha mais níveis de personagem, na proporção de 1 para cada novo nível adquirido.

A Centelha Divina concede os poderes descritos a seguir, que o Lumiar pode usar apenas se estiver consciente e por vontade própria. Cada vez que um Luminar utiliza qualquer um desses poderes ele adquire 1 Ponto Divino. Ele pode usar os poderes da Centelha Divina apenas duas vezes por encontro e uma única vez cada poder. Ele passa a poder usar três vezes por encontro no 11º nível e quatro vezes no 21º nível.

Quando o número de Pontos Divinos de um Luminar ultrapassar seu Limiar, ocorre a Ascensão Flamejante. É impossível reduzir o número de Pontos Divinos. Uma vez que um poder é utilizado e um Luminar ganha Pontos Divinos, eles estão ali permanentemente. Personagens criados acima do 1º nível devem ter metade de seu nível (arredondado para baixo) em Pontos Divinos.

 

Ataque Sublime – Poder Utilitário de Talento

Você usa a sua Centelha Divina para desferir um ataque indefensável.

Encontro – Divino

Ação Mínima – Pessoal

Efeito: Se o próximo ataque do Luminar antes do final do próximo turno dele acertar o alvo, esse ataque se tornará um sucesso decisivo. Caso fracasse, se tornará um acerto normal. Em ambos os casos, o ataque recebe um bônus de +10 no dano. Caso o Luminar use um poder de ataque que possua mais de um alvo ou mais de um ataque, ele escolhe apenas um alvo ou um ataque para receber este efeito.

Especial: O personagem precisa ter o talento Centelha Divina para usar este poder.

 

Chama Restauradora – Poder Utilitário de Talento

Concentrando-se por um breve instante, você invoca o poder de sua Centelha Divina para cicatrizar os seus ferimentos.

Encontro – Divino

Ação Mínima – Pessoal

Efeito: O Luminar recupera pontos de vida como se tivesse gasto um pulso de cura. Adicione o nível do Luminar nos pontos de vida recuperados.

Especial: O personagem precisa ter o talento Centelha Divina para usar este poder.

 

Defesa Infalível – Poder Utilitário de Talento

Contra você e sua Centelha Divina, um ataque mortal se torna apenas um raspão, e outros ataques sequer o atingem.

Encontro – Divino

Ação Livre – Pessoal

Gatilho: Um inimigo obtém sucesso num ataque contra o Luminar.

Efeito: Se o ataque que acabou de atingi-lo for um sucesso decisivo, ele se torna um ataque normal. Se for um ataque normal, ele fracassa. Este poder funciona inclusive contra um ataque sob efeito do poder ataque sublime.

Especial: O personagem precisa ter o talento Centelha Divina para usar este poder.

 

Façanha Perfeita – Poder Utilitário de Talento

Através de sua Centelha Divina, você é capaz de realizar feitos lendários!

Encontro – Divino

Ação Livre – Pessoal

Efeito: O Luminar recebe +20 de bônus de poder no seu próximo teste de perícia ou de atributo até o final do seu próximo turno. Este efeito pode ser usado em um teste de perícia para escapar se o Luminar estiver agarrado ou num desafio de perícia.

Especial: O personagem precisa ter o talento Centelha Divina para usar este poder.

 

Proteção Suprema – Poder Utilitário de Talento

Sua Centelha Divina o protege contra poderes que afetem o seu corpo e a sua mente.

Encontro – Divino

Nenhuma Ação – Pessoal

Gatilho: O Luminar é sujeito a um ou mais efeitos que um teste de resistência pode encerrar.

Efeito: O Luminar ignora todos os efeitos, como se nunca tivesse sido atingido por eles.

Especial: O personagem precisa ter o talento Centelha Divina para usar este poder.

 ***

 

Share This Post
2 Comments
  1. Tenho sentimentos contraditórios no momento. Estava esperando algo grandioso para a centelha divina, mas acho que isso foi um erro da minha parte. Do tempo que joguei D&D 4ed (em cronicas de 7° lua) percebi como a dinâmica dos poderes é importante e acho que realmente deve-se ter todo o cuidado ao lidar com se lidar com isso.
    Acredito que a 4ed tem uma brecha muito boa para o desenvolvimentos dos Luminares, que é o Estágio Exemplar. Algo mais ligado ao personagem, que dependa de sua dedicação tornando-se parte dele, ele dominou parte de seu poder e agora pode usa-lo mais livremente. Meu personagem por exemplo é um Meio-Elfo Mestra da Guerra que odeia os deuses, por isso ele nunca pensou , muitos em lumináres (apesar de ter crescido no Santuário) e se deparou com uma outra meia-elfa que apresenta poderes estranho e no decorrer do jogo descobri que é sua irmã. Ambós são luminares, mas ele não quer desenvolver isso, mas ela quer! Os estágios permitem isso, que eles desenvolvam isso.
    A primeira vista isso parece muito complicado, poxa criar novas possibilidades mais mecânicas e tudo mais. Porém os estágios são bem mais simples que uma classe com 30 níveis ( não consigo imaginar a dor de cabeça do Tecnomago).
    Aproveitando faço uma pergunta, você poderia considerar classes, ou nessa caso estágios exemplares, feitos por leitores? Acho que todos tem alguma ideia e não custa muito se cada grupo de jogadores que adoram C7L montar um.

    Ótimo trabalho o de vocês (o seu principalmente|), espero conseguir ir ao encontros no Bobs logo.

    Abraços

    Josué Vicente
    Salim “Guennal” Alam

  2. Salve, Salim!

    Nós temos material para o estágio exemplar, trilhas exemplares. E é claro que os próprios jogadores criam os seus materiais, que são sempre considerados pela gente. :-)

    Por enquanto está tudo parada e eu mesmo estou meio afastado do RPG, por conta da mudança radical que dei em minha vida. Vamos ver o que o futuro trará, mas enquanto isso, fique à vontade para papearmos sobre esse cenário maravilhoso! :-)

    Obrigado pelo elogio e te espero um dia lá no Bob’s! :-)

Leave a Reply