Magic: The Gathering – Formatos

De todos os trading card games com os quais tive contato, Magic: The Gathering é de longe o mais dinâmico e complexo que eu já vi. Existem tantas modalidades que um novato chega a se sentir confuso e foi pensando nisto que escrevi este artigo sobre os formatos e os seus respectivos ambientes de jogo, procurando desmistificar os alguns termos como Standard, Extended, Vintage e Legacy.

Por que Existem Formatos?

A maioria dos jogadores revoltados com a Wizards of Coast vai dizer que é unicamente por dinheiro, mas a verdade vai além disto. Magic é um jogo gigantesco, todo o ano são lançadas uma edição básica, além de três expansões, e um ambiente deste tamanho precisa de regras condizentes. Não seria justo um competidor utilizando apenas cartas das edições mais recentes, enfrentar alguém que possui um baralho com os melhores cards do bloco Saga de Urza, e por isto existem os blocos.

Existem diversos formatos de jogo oficialmente reconhecidos pela Wizard e pelo DCI, dentre eles os principais são os formatos Standard, Extended, Vintage e Legacy. Existem formatos interessantes como o Gigante de Duas Cabeças (2HG) e o Commander, entretanto tais modalidades possuem regras especificas que fogem do padrão clássico do Magic e ficarão para uma próxima oportunidade.

Standart – O formato restrito

O que é: Também conhecido como padrão ou T2. É o formato da maioria dos campeonatos, sendo permitidas as últimas seis expansões (dois blocos) e a última edição básica lançada. Com base na edição e expansões atuais são permitidas todas as cartas da edição básica M13 e dos blocos de Innistrad e Retorno a Ravnica, sendo que a segunda expansão do bloco de Ravnica, denominada Gatecrash, será lançada somente em 1º de fevereiro de 2013, deixando o formato T2 com apenas 4 expansões até o momento.

O Ambiente: Para os jogadores mais competitivos é o formato ideal, pois a cada nova expansão o ambiente de jogo se atualiza. Por outro lado, é o ambiente também mais difícil de acompanhar, pois exige uma certa dedicação para manter o deck atualizado com as últimas novidades, principalmente quando as melhores cartas do bloco são do tipo rara ou rara mítica. Se você gosta de competir e pretende ir aos torneios esta é a escolha certa. Existem torneios dos demais formatos, inclusive alguns onde se pode jogar ambos, mas o mais comum é que a principal competição do evento seja o Standart.

Sendo um formato tão restrito, no Standart é comum que um pequeno conjunto de cartas faça a diferença dentro dos decks enquanto são permitidas no formato, um exemplo foi o card “Detonar” que fez parte de praticamente todos os principais decks da época em que o bloco de Alara ainda fazia parte do T2.

Isto cria um ambiente onde decks similares são tão comuns em torneios que você terá de enfrentar uma variante do seu deck, a não ser que você tenha feito algo realmente diferente. Outra consequência é o valor das cartas que assume preços por vezes assombrosos em decorrência do T2, mesmo que elas não sejam tão boas quando comparadas com cards que não estão no bloco.

Extended – O formato amplo

O que é: Também conhecido como T4 é um formato com um número maior de edições permitidas em relação ao Standard e mais restrito que o vintage e Legacy. O formato Extended atual aceita os cards das últimas três edições e dos últimos quatro blocos. Desta maneira o formato Extended abrange os cards do formato Standard além de mais duas edições e dois blocos. Atualmente estão permitidos para o formato Extended as cartas das edições básicas M11, M12 e M13 além dos cards dos blocos de Zendikar, Cicatrizes de Mirrodin, Innistrad e Retorno a Ravnica.

O Ambiente: Sou fã do formato T4, pois a maior disponibilidade de edições e blocos torna o ambiente deste formato rico em termos de estratégias e oponentes para enfrentar e a não ser que haja uma carta particularmente boa dentro do formato, é difícil encontrará dois decks iguais.

Outra vantagem do T4 é que ele exige menos tempo para preparar um bom deck quando comparado ao T2. Por vezes cartas consideradas essenciais no ambiente Standard não são necessariamente boas no ambiente Extended e como consequência seu valor tende a diminuir quando deixam o formato principal. Para equilibrar o ambiente, existe uma lista de cartas banidas que se renova conforme os blocos vão deixando de fazer parte do formato, o que não quer dizer que elas sejam proibidas de serem usadas no formato Standard, Legacy ou Vintage.

Para os iniciantes e aqueles que jogam esporadicamente considero este formato o melhor. Não são necessárias cartas de alto valor para formar um deck razoável, tampouco exige dos jogadores muito tempo em torneios e eventos para conseguir as cartas que faltam. Com um pouco de sorte, e dinheiro, é possível encontrar algum jogador do Standard vendendo seu deck quando suas melhores cartas caíram para o formato T4, desta forma você já possui uma boa base para começar seu deck.

Legacy – O formato eterno

O que é: É o formato vale-tudo, ou melhor, quase tudo. Estão dentro do formato Legacy qualquer edição, expansão, suplemento e impressões realizadas pela Wizards of Coast. Isto inclui, por exemplo, cards promocionais, expansões e conjuntos especiais, entretanto estão excluídas os cards do Deck dos Campeões, Unglued e Unhinged. Para equilibrar o ambiente possui uma lista de cartas banidas

O Ambiente: O Legacy como o Vintage, muita gente confunde os dois, são formatos complexos. A possibilidade de montar um deck com qualquer carta de qualquer edição abre uma gama de infinitas estratégias e decks que podem ser construídos, entretanto existem alguns “pontos negativos”.

O Magic mudou muito desde a sua origem, principalmente quanto ao que cada cor pode fazer, hoje temos estes elementos bem definidos, o branco tem a habilidade iniciativa e proteção, o verde regenera e tem atropelar, o azul anula e compra cartas, o vermelho causa dano e possui ímpeto e o preto remove criaturas de jogo e faz o oponente descartar, nos primórdios do Magic isto não era diferente, por isto é possível encontrar cartas com habilidades de outras cores com maior frequência como o card armageddon que é branco, mas destrói todos os terrenos em jogo.

Outro fator é que as melhores cartas deste formato são antigas e algumas não sofreram qualquer tipo de reimpressão, se você achava que era só juntar um punhado de cartas antigas para jogar competitivamente no Legacy saiba que não é tão simples assim, então se você deseja criar algo realmente competitivo terá que se esforçar para procurá-los, pois alguns destes cards beiram artigos de colecionador tanto pela dificuldade de serem encontrados quanto pelos valores cobrados.

Vintage – O formato (quase) sem limites

O que é: É similar ao formato Legacy, contudo possui uma lista de cartas banidas menor e uma longa lista de cartas restritas, ou seja, que só podem conter uma por deck. Estão dentro do formato Vintage, assim como no Legacy, qualquer edição, expansão, suplemento e impressões realizadas pela Wizards of Coast. Isto inclui, por exemplo, cards promocionais, expansões e conjuntos especiais, entretanto estão excluídas os cards do Deck dos Campeões, Unglued e Unhinged.

O Ambiente: Em um primeiro momento é difícil notar a diferença entre ambos os formatos, mas basta analisar a lista de cartas restritas e banidas que ela logo surge. As cartas restritas são cartas que no deck certo podem, e geralmente fazem terminar o jogo. “Mas só pode ter um card desse tipo, do que adianta?” Essa é geralmente a primeira reação que se tem, até porque 1 chance em 60 lhe dá menos de 2% de chance de comprá-la do grimório, entretanto, existem diversas cartas que lhe permitem trazê-las para a mão, colocá-la em jogo ou ao menos colocá-la no topo do grimório.

Se as cartas usadas no Legacy são difíceis de encontrar as cartas restritas do Vintage são mais difíceis ainda. Existe inclusive uma forte resistência quanto a reimpressão de tais cartas, pois isto acarretaria em uma redução do seu valor de mercado que desagradaria aqueles que tiveram que gastar para consegui-las.

Por outro lado o Vintage lhe traz uma sensação única: a de esmagar seu adversário com um combo no momento certo. Aliás, combos são o que não faltam tanto no Legacy quanto do Vintage, pois a lista de restritas e banidas tem justamente o intuito de reduzir o número de combos que terminariam o jogo na primeira rodada, não que isto já não aconteça.

Bem vamos terminando, por aqui. No próximo artigo vou comentar um pouco sobre os principais decks do formato Standard e Extended.

 Por Leandro Tavares Rocha

Quer comprar Magic? Clique aqui.

Share This Post
3 Comments
  1. Ótimo artigo Leandro, focou em um ponto muito pouco abordado por aqueles que são jogadores casuais de Magic.

    Espero que as versões digitais estejam em seus planos futuros de artigos.

  2. Muito bem colocado, Leandro!

    Joguei Magic durante mais de 5 anos, mas não resisti ao elevado número de expansões lançadas! Gostava muito da ideia de colecionar, algo muito restrito atualmente.

    Ao mesmo tempo que um alto número de lançamentos pode atrair novos jogadores, afasta alguns antigos! Está muito difícil ver Magic sendo vendido (e jogado) fora dos grandes centros!

Leave a Reply