Belregard RPG

Este cenário se difere um pouco dos mais tradicionais em sua abordagem. Em Belregard não existem raças não-humanas e inúmeras etnias disputam o terreno deste mundo marcado pela guerra. A fé que supostamente deveria unir os homens parece servir mais para segregá-los, com interpretações diferentes de uma verdade que ainda lhes parece fugir do alcance, mesmo com o fato do próprio Deus Criador ter descido ao mundo para lhes orientar. No passado aqueles dedicados às orações eram capazes de operar pequenos milagres, mas desde que Deus morreu, para purificar os homens, estas preces não são mais atendidas e alguns sussurram que ninguém mais os olha “lá de cima” para resguardá-los e tudo o que resta é a perdição da Sombra, que a todos engolfa em seus cortejos de mentiras.

Conceitos de Jogo

Magia: Ela não existe da forma como muitos podem imaginar. Não existem conjuradores capazes de controlar forças primordiais e criar incríveis efeitos destrutivos. A única magia, manipulada por homens, uma vez conhecida em Belregard vinha da adoração ao Único e mesmo esta desapareceu depois da morte de Deus. Belregard é um mundo de magia inata, uma magia que existe na própria terra, colocada pelo Criador no início dos tempos para que a natureza tomasse ordem e tivesse sentido.

Verdade: Ela não existe. Como dito acima, Belregard foi escrito com um conjunto de relatos tendenciosos, que não refletem uma resposta definitiva à maior parte das perguntas possivelmente apresentadas. A verdade pode variar com inúmeros pontos de vista diferentes e isso deve ser lembrado por aqueles que desejam criar suas estórias aqui. Não existe apenas um caminho para determinado fim. Isso fica claro, ainda, na fé que os homens seguem neste cenário. Existem interpretações oficiais para aquilo que o Único deixou de ensinamento para os homens, mas nada impede que cada homem tenha sua própria verdade particular.

Maniqueísmo: Ele não existe. Este ponto é muito importante, os homens de Belregard não possuem uma única face. Eles não são pretos ou brancos, mas sim cinzentos. Não existem heróis definitivos ou mesmo vilões avassaladores. A lealdade é uma moeda muito importante nestas terras onde cada um tem seus próprios interesses ao envolver-se em problemas alheios. Não se deixem enganar e não se deixem limitar. Quer que teu igslavo seja festivo e bem humorado como um dalano? Que assim seja. Homens são homens, para o bem ou para o mal. Mesmo os Arautos, que deveriam ser porta vozes do Único, são pessoas errantes e dignos de pena como qualquer outro indigente de Belreagard.

Variedade: Ela existe! Belregard não pretende ser um cenário de único lado. A intenção aqui é proporcionar o mais variado tipo de ambientação para uma campanha. É preciso entender que o cenário carrega o perfil cru, brutal e maduro da idade média; um local que inspira fascínio e terror, este com castelos imponentes e encantadoras damas desdentadas. O horror é um elemento importante na narrativa de Belregard, seja no simples combate singular em um torneiro de cavaleiros, ou na busca por pistas de Selvagens habitantes dos ermos. O desconhecido é a maior arma do narrador aqui, podendo usá-lo para causar todo o tipo de pressão psicológica e física aos envolvidos em suas narrativas.

Não fiquemos presos a conceitos pré-determinados de guerreiros e sacerdotes, os personagens de Belregard são pessoas, simplesmente pessoas. Se você se sente minimizado ao ser rotulado pela sua profissão, pense da mesma forma para seu personagem. Use de conceitos e abordagens amplas, faça de seu personagem algo vivo.

Mesmo sendo um Cavaleiro Alvo de Igslav lutando na fronteira de Viha, ou um erudito “segundo filho” de uma família nobre, não deixe de experimentar as possibilidades desta nova realidade. Armem-se com criatividade e maturidade para trazer o conceito às suas mesas. Seja qual for a interpretação de fé que decidam seguir, terminem um jogo com a sensação de que o único inimigo dos homens de Belregard são eles mesmos.

O Play Test

É com grande satisfação que lançamos oficialmente o play test de Belregard RPG!

Aqui você irá encontrar as regras básicas do Sistema Seis Faces e um cenário introdutório para jogar com seu grupo.

O intuito desta divulgação é o de realmente poder testar o sistema de jogo e ver como sua ambientação surge em suas mesas de jogo. Esperamos poder contar com um feedback de todos vocês, com críticas e sugestões para melhorar aquilo que julgarem necessário.

Abaixo você pode conferir os links para baixar o material. Agradecemos de antemão a disposição em conferir nosso trabalho e desejamos bons jogos a todos!

Cenário – Evangelho do Cão

Regras – Seis Faces

Para mais informações, visite www.belregardrpg.com

Por Jefferson Neves

Share This Post
1 Comment
  1. Interessante. Vou dar uma olhada.

Leave a Reply