D&D 5ª Edição: Atrás dos Escudos: Mestrando na Hora do Almoço: Narrativa Compartilhada

Da última vez, eu falei sobre introduzir os seus jogadores ao básico do D&D e da criação de personagem. Neste artigo da Atrás dos Escudos, eu quero me concentrar em levar os seus jogadores a interpretar e a criar a experiência da narrativa compartilhada, que é parte integrante de Dungeons & Dragons.

CRIE UM ESPAÇO SEGURO

BTS_20150508O primeiro passo para promover um ambiente criativo é certificar-se de que os jogadores sabem que vocês estão todos ali com o mesmo objetivo. Às vezes leva um tempo para os jogadores conseguirem uma interpretação confortável, mesmo se eles estiverem entre amigos. Com grupos novos, o obstáculo é ainda maior. O truque é deixar claro que a mesa de jogo é um espaço seguro. Seja hospitaleiro, vá além do seus grupo normal de amigos se for necessário, e deixe claro que você pretende facilitar um ambiente que seja livre de julgamento. Lembre-se, o jogo é para todo mundo. Se você oferece aos seus jogadores um espaço seguro para que eles sejam eles mesmos, eles entenderão que eles são livres para criar e lapidar seus personagens do jeito que quiserem.

ENSINE PELO EXEMPLO

Use os seus Personagens do Mestre de Jogo (PdMs) para realçar como as diferenças nas vozes dos personagens podem colorir o seu mundo. Insira algumas personalidades da cultura pop que os jogadores possam reconhecer — uma nobre resoluta e engenhosa como a Princesa Leia, um vilão egotista como Loki ou mesmo um anti-herói malandro como Malcom Reynolds da série Firefly. Como um novo Mestre de Jogo, você achará fácil mergulhar nesses personagens, e os seus jogadores poderão rapidamente fazer a conexão com alguma coisa familiar. Não se preocupe se levar um tempo para começar a se criar personagens que realmente ressoem. Como tudo na vida, interpretar PdMs precisa de prática. Mas quando você der aos jogadores alguns bons exemplos, eles começarão a ver a tela que eles poderão usar para adaptar seus próprios personagens para uma voz e estilo de jogo que lhes convier.

SEJA DESCRITIVO

Isso é algo que ainda é um desafio para mim. Concentre-se em descrever os pequenos detalhes, não apenas a única coisa no quarto em que os jogadores devem se focar. Qual é o cheiro da taverna? Cerveja e sonhos perdidos? Ou é o cheiro da fumaça de pinho da lareira esmagadoramente intensa? Quando os personagens despacham um orc, com base na arma que o abateu, como ele desmorona no chão? Como aqueles ao redor dos personagens reagem? Ser descritivo em sua interpretação e explanação das ações dos personagens e do mundo ao redor, ajudará a pintar um quadro para os jogadores. E quanto mais exemplos os jogadores verem dessas ferramentas narrativas, mais eles serão capazes de ajudara você a criar detalhes cada vez mais vívidos dentro de seu mundo compartilhado.

APOIE-SE NOS ANTECEDENTES

Uma das mecânicas que eu adoro, a melhor da quinta edição, é o sistema de personalidade e antecedentes. Quando eu me sentei para um dos nossos jogos via livestream da Wizards of the Coast, eu li os meus traços de personalidade, ideais, vínculos e fraquezas, e rapidamente percebi que esse personagem parecia muito com o Capitão Hammer de Dr. Horrible’s Sing-Along Blog. Depois de encontrar uma voz para um personagem, é fácil ver a aventura se desenvolvendo em torno desse personagem sob um novo ponto de vista. Essa percepção permite a você tornar-se uma parte ainda maior da experiência de uma narrativa compartilhada.

Você pode facilmente reforçar os antecedentes dos personagens para os seus jogadores, coletando e revendo as informações dos antecedentes deles. Deixe-os saber que esses detalhes são importantes para você, e eles vão se tornar importantes para os jogadores também. Apoie-se nos antecedentes e recompense os jogadores por se entregarem a um estilo de jogo confortável com o sistema de inspiração, e você verá que não será mais a única pessoa que os jogadores olharão para a criação de cenas duradouras. Ao invés disso, você estará junto com eles, rolando os dados com as únicas maneiras em que eles interpretam o seu mundo.

Tradução: Marcelo Telles
Coordenador da REDE
RPG

Link para o artigo original: dnd.wizards.com/articles/features/lunchbox-dm-shared-storytelling

04-PRODUCT-INFO_Tabletop_Hero_DMG

Share This Post

Leave a Reply