Filmes clássicos que todo jogador de RPG deveria assistir: Década de 1980

O sucesso foi tanto da super-hiper-mega lista de filmes que todo jogador de RPG deveria assistir (links para ela no final desse novo artigo), que resolvemos fazer mais uma lista, desta vez com os filmes da década de 1980, uma década que começou com uma excelente safra de filmes de fantasia. Esses clássicos mais recentes foram citados e pedidos em alguns comentários, então aqui estão eles! Não existe critério nessa divisão, apenas foram colocados nessa ordem conforme eles foram sendo lembrados e citados, também com links e comentários.

Muitos desses filmes ainda passam nos canais TCM e Telecine Cult das TVs por assinatura. Divirtam-se e não deixem de conferi-los!

“Ladyhawke, o Feitiço de Áquila” – (Ladyhawke): Com a linda Michelle Pfeiffer (que jogava AD&D) e os inesquecíveis Etienne Navarre de Rutger Hauer e Philipe “O Rato” Gaston do Matthew Broderick.

“Fúria de Titãs” – (Clash of the Titans): Esqueçam o remake e a continuação. Infinitamente mais fiel ao mito, esse filme tem um super-elenco e efeitos especiais do mestre Ray Harryhausen. Sir Laurence Olivier como Zeus, Maggie Smith como Thetis e Ursula Andress como a melhor Afrodite da história do cinema. E a linda Judi Bowker como Andrômeda!

“Excalibur” – (Excalibur): Ainda hoje é disparado o melhor filme sobre o mito do Rei Arthur. Pode comprar sem susto e se delicie com a trilha sonora que tem Carmina Burana.

“Krull” – (Krull): Não preciso dizer nada: o gládio e o Cíclope. Na época em que foi lançado, mesmo a crítica da época preconceituosa com filmes do gênero, deu
cotação máxima a ele.

“Conan, o Bárbaro” – (Conan the Barbarian): Obrigatório. Hoje, 33 anos depois, ele ainda é um dos melhores filmes do gênero épico/fantasia e lançou Arnold Schwarzenegger para o estrelato. Um novo clássico que todos devem assistir, de preferência, em uma versão sem cortes.

“Conan, o Destruidor” – (Conan the Destroyer): Inferior ao primeiro filme, “defeitos especiais” demais, mas divertido. Nesse temos uma verdadeiro grupo de aventureiros liderados por Conan.

“Guerreiros de Fogo” – (Red Sonja): Arnold Schwarzenegger ainda tinha um contrato para um terceiro filme com a mesma produtora dos dois Conans e fez um outro personagem nessa adaptação de Red Sonja. Divertido como uma Sessão da Tarde.

“O Dragão e o Feiticeiro” – (Dragonslayer): Um filme que nem sempre recebe o devido valor, mas que é excelente! Concorreu ao Oscar de Efeitos Especiais. O clima é puro Ars Magica, para quem também conhece esse clássico RPG.

“O Arqueiro e a Feiticeira” – (The Archer: Fugitive from the Empire): Filme feito para a TV que era para ser piloto de uma série que não rolou. Mas mesmo assim, apesar de alguns visuais trash, é uma referência muito legal e tem George Kennedy fazendo o papel de pai do protagonista.

“O Falcão Justiceiro” – (Hawk, the Slayer): Com Jack Palance como vilão, o irmão maligno do protagonista nesse filme também feito para a TV. A primeira vez que aparece um elfo arqueiro, ao estilo do velho AD&D (elfo baixinhos). Seria o piloto de uma série também, e pelo visto também não rolou. A espada do protagonista, quando caía, voltava para a mão dele.

“A Espada e os Bárbaros” – (The Sword and the Sorcerer): Filme B feito na esteira de Conan, o Bárbaro. O herói é um típico aventureiro de qualquer mesa de RPG e a espada de três lâminas já vale o filme, além da princesa safadinha!

“A Espada do Valente” – (Sword of the Valiant: The Legend of Sir Gawain and the Green Knight): Filme despretensioso, mas que traz Sean Connery como principal antagonista. Baseado numa lenda arturiana.

“Masada” – (Masada): Com Peter O’Toole. Baseado no acontecimento histórico da rebelião dos Zelotas contra o Império Romano. Vejam e entendam porque o exército romano foi o melhor exército do mundo por centenas de anos. Originalmente é uma mini-série, mas existiu uma versão condensada como filme, que ficou melhor.

“A História Sem Fim” – (The Neverending Story): Clássico de fantasia/contos de fadas que mora no coração de muita gente!

“A Princesa Prometida” – (The Princess Bride): Outro filme muito citado pelos jogadores, outro grande clássico da década de 1980 de fantasia/contos de fadas.

“A Lenda” – (Legend): Tom Cruise no início de carreira e Tim Curry como um diabão. Pura fantasia e contos de fadas.

“O Príncipe Guerreiro” – (The Beastmaster): O primeiro de uma série de filmes trazendo Marc Singer como o Beastmaster. Clássico da Sessão da Tarde.

“Willow – Na Terra da Magia” – (Willow): Willow é ainda hoje um excelente filme e os efeitos especiais não envelheceram tanto. Val Kilmer como um anti-herói que se torna herói, algo bem comum nas mesas de RPG.

“Highlander – O Guerreiro Imortal” – (Highlander): Depois de 29 anos, esse clássico não envelheceu. Tudo que veio depois baseado nele é inferior, mas ele é fabuloso! Christopher Lambert, Sean Connery, Clancy Brown e a maravilhosa trilha sonora do Queen. Embora a maior parte do filme seja uma ambientação contemporânea, incluímos ele na lista pelas cenas de flashback e, é claro, pelas maravilhosas lutas com espadas!

“O Nome da Rosa” – (The Name of the Rose): Todo bom jogador de RPG já deve ter assistido esse filmaço, mas vale a pena lembrar. Intriga, hipocrisia, mistério e assassinatos em um mosteiro medieval. Sean Connery e Christian Slater como dois monges investigando as mortes misteriosas.

“Henrique V” – (Henry V): Dirigido e estrelado por Kenneth Branagh, é Shakespeare com muitas cenas de batalha, imperdível!

“Conquista Sangrenta” – (Flesh+Blood): Começamos e fechamos com Rutger Hauer, dessa vez dirigido por Paul Verhoeven. Esse é “o” filme medieval, que não recebeu o valor devido. Ele retrata uma Era Medieval sem glamour, com batalhas incríveis, sadismo, sangue e disputas entre uma companhia de mercenários e um nobre mal-caráter. Ninguém vale nada, todos são muito maus. Um filme de referência para qualquer história medieval que tente ser realista.

Por Marcelo Telles e Luciano P. Giehl, com a inestimável colaboração de Octavio Aragão.

Link para a primeira lista (parte 1): www.rederpg.com.br/2015/07/13/filmes-classicos-que-todo-jogador-de-rpg-deveria-assistir-parte-1/

Link para a primeira lista (parte 2): www.rederpg.com.br/2015/07/20/filmes-classicos-que-todo-jogador-de-rpg-deveria-assistir-parte-2/

Link para a primeira lista (parte 3): www.rederpg.com.br/2015/07/27/filmes-classicos-que-todo-jogador-de-rpg-deveria-assistir-parte-3/

Ladyhawke

Share This Post

Leave a Reply