Filmes clássicos que todo jogador de RPG deveria assistir (parte 3)

ADVENTURES OF ROBIN HOOD, Alan Hale Sr., Eugene Pallette, Errol Flynn, 1938

Esta é a terceira parte da super-hiper-mega lista de filmes que todo jogador de RPG deveria assistir, com links e alguns comentários. Não existe critério nessa divisão, apenas conforme eles foram lembrados e citados.

Muitos desses filmes ainda passam nos canais TCM e Telecine Cult das TVs por assinatura. Divirtam-se e não deixem de conferi-los!

“As Aventuras de Robin Hood” – (The Adventures of Robin Hood): O mais clássico dos clássicos, com o fenomenal Errol Flynn. De quebra tem Olivia de Havilland e o grande Sir Basil Rathbone.

“Robin e Marian” – (Robin and Marian): Sean Connery fazendo um Robin Hood velho e Audrey Hepburn como Lady Marian. Eu considero esse simplesmente o filme definitivo sobre Robin Hood. Robert Shaw é o Xerife de Notthingan. O Coração de Leão quem faz é o fantástico Richard Harris!

“As Cruzadas” – (The Crusades): Bem antigo, do mítico diretor Cecil B. DeMille. Saladino e o Coração de Leão são muito bem retratados e tem boas cenas de batalha, além da antológica cena da comparação entre as espadas. Na História real, Saladino e Ricardo nunca se encontraram pessoalmente, embora ambos se respeitassem e admirassem mutuamente.

“Alexandre Magno” – (Alexander the Great): Com Richard Burton de peruca loura no papel de Alexandre, o Grande. Cheio de cenas antológicas, uma das que eu mais gosto é quando ele se torna rei e assume o comando do exército grego após a morte do pai: “Nada mudou, exceto o nome do Rei!”

“Terra dos Faraós” – (Land of the Pharaohs): Tendo como um dos roteiristas o escritor William Faulkner, ele traz a “imortal” Joan Collins com vinte aninhos no papel feminino principal. Apesar de hollywoodiano, tem umas sacadas interessantes com o conhecimento que se tinha na época sobre o Egito Antigo.

“Os Bravos Tártaros” – (I Tartari): Tártaros x Vikings! Apesar do nome, os protagonistas são os vikings, liderados pelo Victor Mature, lutando contra Orson Welles – sim, o próprio – como líder dos tártaros.

“Alfredo, o Grande” – (Alfred the Great): Conta a história de Alfred de Wessex, que tentou unir a Inglaterra contra os vikings. Com Michael York e Ian McKellen. Quem quer ver uma parede de escudos precisa ver esse filme.

“O Colosso de Rodes” – (Il colosso di Rodi): O primeiro filme do grande diretor italiano Sergio Leone, um épico italiano cheio de ação e intriga na Grécia Antiga, com Rory Calhoun.

“Jasão e o Velo de Ouro” – (Jason and the Argonauts): Com efeitos especiais do grande Ray Harryhausen, tem a antológica cena da luta contra esqueletos.

“As Aventuras do Ladrão de Bagdá” – (Il ladro di Bagdad): Com o “rei” dos filmes épicos B, Steve Reeves, para salvar a princesa de Bagdá que foi acometida por uma maldição, o mais hábil ladrão da cidade vai em busca da lendária rosa azul.

“Os últimos dias de Pompéia” – (Gli ultimi giorni di Pompei): Outra produção italiana com Steve Reeves. Uma história de vingança nos últimos dias antes da erupção do Monte Vesúvio.

“Hércules” – (Le fatiche di Ercole): Fechando os filmes com Steve Reeves, não podia faltar o clássico original, que gerou uma série de outros filmes com ele no papel do mítico herói grego.

“Sansão e Dalila” – (Samson and Delilah): Outro grande clássico de Cecil B. DeMille, com Victor Mature e Hedy Lamarr nos papéis títulos.

“Simbad e a Princesa” – (The 7th Voyage of Sinbad): O primeiro dos três filmes de Simbad com efeitos especiais de Ray Harryhausen.

“A Nova Viagem de Sinbad” – (The Golden Voyage of Sinbad): O segundo filme com efeitos de Ray Harryhausen. Mas quem rouba a cena é a Caroline Munro com sua beleza estonteante!

“Simbad e o Olho do Tigre” – (Sinbad and the Eye of the Tiger): O terceiro e último, com Patrick Wayne (filho do grande John Wayne) como Simbad e a bela Jane Seymour.

“O Incrível Exército Brancaleone” – (L’armata Brancaleone): É cômico, mas genial! Um dos retratos mais engraçados da Idade Média e das histórias de cavalaria, imperdível!

“Monty Python em Busca do Cálice Sagrado” – (Monty Python and the Holy Grail): Outro que apesar de ser cômico é imperdível!

“Quo Vadis” – (Quo Vadis): Outro clássico com C maiúsculo. Peter Ustinov como Nero encabeça um grande elenco com Robert Taylor e Deborah Kerr.

“Os Cavaleiros da Távola Redonda” – (Knights of the Round Table): Com Robert Taylor, Ava Gardner e Mel Ferrer. A história é cheia de liberdades em relação ao mito original, mas ainda assim um grande filme!

“Meu Reino Por um Amor” – (The Private Lives of Elizabeth and Essex): Não se deixe enganar pelo título, é um filme de pirata de primeira! Traz o mito Bette Davis como Elisabete I e Errol Flynn, é claro!

Terminamos aqui a terceira e última parte. Mas vamos continuar com uma nova lista: na semana que vem, vamos trazer os filmes da década de 1980 em diante, os Clássicos Recentes!

Por Marcelo Telles e Luciano P. Giehl, com a inestimável colaboração de Octavio Aragão.

Link para a primeira parte: www.rederpg.com.br/2015/07/13/filmes-classicos-que-todo-jogador-de-rpg-deveria-assistir-parte-1/

Link para a segunda parte: www.rederpg.com.br/2015/07/20/filmes-classicos-que-todo-jogador-de-rpg-deveria-assistir-parte-2/

ADVENTURES OF ROBIN HOOD, Alan Hale Sr., Eugene Pallette, Errol Flynn, 1938

ADVENTURES OF ROBIN HOOD, Alan Hale Sr., Eugene Pallette, Errol Flynn, 1938

Share This Post

Leave a Reply