Caixa de Ferramentas do Mestre de Jogo: Fama!

“Você é o famoso quem mesmo?”

Entre muitas das vantagens em jogos de RPG, temos uma que pode dar dor de cabeça aos Mestres: a fama. O que fazer com um personagem famoso? Ou um PdM ou vilão famoso? Bem, segue um pouco da minha mente para vocês.

Bem, segundo o dicionário: Fama é um substantivo feminino que define: 1. conceito (bom ou mau) que um grupo humano tem de alguém ou de algo; reputação, 2. notícia infundada ou de fonte desconhecida; boato.

Em jogos lidamos com as duas situações, mas vamos nos focar na primeira. O personagem é conhecido e reconhecido para onde quer que vá e isso pode ter vantagens e/ou desvantagens dependendo de qual a sua fama e de onde ele está.

Você é famoso pelo quê, mesmo? E conhecido por quem?

A primeira atitude a se tomar e a se pensar é: qual sua fama? Você pode ser um ator ou cantor famoso, um conhecido assassino profissional, o herói de Honneywood, o famoso professor e cientista, aquele super-herói que sempre aparece na TV, etc…

A fama, como na descrição, vai funcionar com grupos específicos, um cantor de um estilo específico pode ser endeusado pelos seus fãs e sequer ser conhecido por pessoas que ouvem outro estilo de música. Um assassino profissional seria reconhecido por pessoas que vivem no submundo ou usaram de seus serviços, mas para o resto da humanidade ele é só um cara andando por aí. Mas a fama pode ser algo ruim, também: um detetive famoso poderia conseguir mais serviços, informações mais fáceis e mais contatos. MAS, os bandidos o reconhecem mais facilmente, investigados poderiam se sentir intimidados pela fama.

Mas também temos o caso de uma fama ruim: o pior jogador de poker do oeste, o cara estranho no final da rua, aquele que matou mais de mil pessoas, o azar ambulante, o responsável pelo desastre de Honeywood e assim vai. Cada um terá vantagens e desvantagens mostrando que a fama é uma faca de dois gumes.

Como eu fico famoso?

Dependendo do RPG, Fama (ou Glória, Status, Infâmia, etc…) podem ser vantagens ou atributos a serem comprados. Logo depois se decide o motivo desta fama (ou infâmia), mas em muito jogos isso pode ocorrer de maneira natural. Os personagens fazem atos que os tornam famosos! Simples assim. Os seus feitos são ouvidos e transmitidos, seu trabalho é reconhecido e se espalha por várias pessoas. E esse é o ponto principal da fama: pessoas que passam seus feitos ou trabalhos para frente, sendo reconhecidos por outras pessoas que passam a reconhecer a pessoa por feitos, trabalhos e às vezes desastres.

Então, para ser famoso, as pessoas têm que testemunhar ou saber sobre você! Quanto mais pessoas o virem fazendo algo, mais se lembrarão. A fama pode ser ruim para alguns personagens, por exemplo, um ladrão que falha em meio à multidão terá a fama de ladrão, o que pode atrapalhar sua vida e seus trabalhos em determinada cidade ou região. Então, espalhar seus feitos é uma boa maneira de aumentar sua fama, seja por entrevistas, contar suas histórias no bar, o quão perfeito aquele “servicinho” foi feito ou mesmo contratar um bardo, pois até mesmo um certo bruxo precisa de um trocado…

Área de reconhecimento e Nível de reconhecimento

Outro fator determinante sobre a fama é: até onde você é reconhecido? Você pode ser o garoto da vila longínqua que a salvou de um monstro, e é reconhecido como herói lá. Mas em outros lugares você é apenas um garoto. Mas essa fama pode aumentar e todos no reino podem ter ouvido sobre o garoto que derrotou o monstro ou monstros, já que se tornou um aventureiro. Essa área de reconhecimento pode ser limitada a alguns níveis: como o Doutor Goodhart, escritor do livro A biociência e a loucura, cultuado ou odiado pelos cientistas do mundo; ou o Nefasto Gatuno, que ao roubar deixa um cartão de visitas e nunca foi visto, famoso entre todos os policiais de Londres; Jack, the Knife, um assassino que faz um trabalho perfeito e pode ser encontrado colocando um anúncio encriptado no jornal, reconhecido por detetives e criminosos de toda América. Cada um terá esse grupo que o reconheceria ou, pelo menos, o seu trabalho: “Claramente um trabalho de Jack, the Knife, o modo que o corpo foi encontrado e firmeza no corte da vítima, além do modus operandi indicam com clareza outra obra deste psicopata.”

Além de saber onde ele seria reconhecido, devemos saber o quanto ele é reconhecido e por quem. Muitas vezes isso pode estar ligado a sua área, mas, algumas vezes, não. Por exemplo: o cantor Mr. X é famoso por seus vídeos em uma plataforma medianamente conhecida, mas por pessoas que gostam de seu estilo musical. Nesse caso ele pode ter uma baixa taxa de reconhecimento, mas numa escala global. Agora, o Zé da Sanfona toca todas as noites na praça da cidade e todos os cidadãos de sua pequena cidade o conhecem e gostam dele. Então ele tem uma altíssima taxa de reconhecimento numa pequena região, onde fora dela é totalmente desconhecido. E temos o Michael Jackson… Em jogos Sci-fi essa escala pode se tornar universal!

Mas usamos aqui um exemplo sem artistas: Jack, the Knife, é um assassino pago, que usa lâminas para acabar com seus alvos. Ele é conhecido no estado americano do Tennessee e poucos o conhecem, somente aqueles interessados em seu trabalho. Mas depois de um trabalho onde dizima uma poderosa família mafiosa, todos os bandidos do Tennessee temem encontrar com Jack. Se Jack, por um erro ou por um truque sujo de algum rival, mata uma família inocente (ou aparentemente inocente, faz parte da vida de matador), talvez todas as pessoas saibam disso na televisão e estarão atentas ao “assassino serial” Jack. Todos na Rua Elm sabem que tem que ter cuidado com aquele cara estranho no final da rua, o Sr. Krueger.

Todos no colégio percebem algo estranho naquele famoso jogador de basquete peludo do time… Claro que alguns níveis de fama podem estar mais vinculados a uma região do que a outras aumentando a fama no local: no mundo muita gente sabe quem é o Morcego, mas em Gotham todo mundo sabe quem ele é.

A fama pode ser ascendente, subindo conforme seus feitos, mas ela precisa ser mantida ou ela cai. Mas também…

Roubaram minha fama!

Nada deixa alguém famoso mais furiosos que ladrões de fama, pessoas que se aproveitam da fama ou dos trabalhos de alguém para subir na vida. Às vezes pode ser apenas o caso de uma pessoa errada na hora certa (depois do herói deixar o local, um cidadão aparece e é visto com o criminoso a seus pés). Alguém acha o valioso Macaco de Jade que caiu durante uma luta e é confundido com quem resgatou esse tesouro do antigo templo. Ou pessoas que podem se passar por um famoso para ganhar suas vantagens. Claro que isso pode trazer problemas para o verdadeiro personagem, tanto quanto para o ladrão. Várias aventuras podem ser feitas apenas com esse conceito de o “homem errado”. Talvez recuperar um item perdido que a glória foi destinada a outro. Ladrões de propriedade, ideias, ou de itens existem em todo mundo e épocas.

Quais as vantagens e desvantagens de ser famoso?

Claro, como eu disse existem vantagens e desvantagens na fama. Uma pessoa famosa, dependendo de sua área de reconhecimento, consegue informações mais facilmente, produtos e serviços, ajuda, conhecimento e outras vantagens. Por exemplo: um médico famoso pode conseguir informações em hospitais, remédios, produtos químicos, informações sobre medicina; um assassino pode conseguir informações sobre o submundo do crime, fazer um interrogatório mais facilmente, conseguir melhores armas, tudo pelo medo que causa.

Por outro lado, dependendo de como é conhecido algumas ações podem ficar mais difíceis: um artista vai ser reconhecido por onde tente fugir, mesmo pelo público que não esteja envolvido. Um criminoso famoso será reconhecido por policiais ou agentes do governo. Sempre teremos pessoas pedindo favores, fotos, participações em shows, informações ou mesmo uma vingança.

Ser famoso pode aumentar os valores de seus serviços e até o local ou pessoas que o contratam: um músico famoso não vai tocar num barzinho a não ser que queira (ou possa, pois temos uma agenda apertada e um agente), um médico famoso tem mais chances atuar nos melhores hospitais e o assassino pode pegar os melhores contratos.

PdMs Famosos

Claro que não apenas seus personagens podem ser famosos, mas os PdMs também e é normalmente o que acontece. E isso pode implicar em alguns problemas para os jogadores, pois é mais fácil escoltar o Senhor Cláudio da Padaria que Claudes, o panificador sensação do momento (acho que estou com fome)… Mais fácil um assistente do que o grande político conhecido no país, que está ameaçado de morte publicamente. Por que? Algumas complicações:

• É mais fácil dele ser reconhecido, seja por um inimigo ou apenas por um transeunte na rua (olhe é Mike Guitar o cantor famoso!), e isso pode atrair desde inimigos a uma legião de fãs (que pode atrair inimigos)…
• Pessoas famosas podem ser excêntricas (só tomo o Lemon Grape Juice que vende na Avenida Wilmore, e vamos para lá agora!) ou só usam dos recursos mais caros disponíveis.
• Muitas podem se achar o centro do universo e que mandam na situação e nos demais personagens, eles têm controle total da situação.
• Podem achar que são quase “indestrutíveis” ou que a situação é apenas algo armado como um filme, programa de televisão e tal…
• Tem algumas rotinas estranhas ou muito precisas (tenho que tomar meu chá exatamente às 5 horas…) ou culturas estranhas (muitas vezes nem cultura, mas apenas peculiaridades muito estranhas).
• Algumas pessoas mais famosas vivem tanto em seu mundo que acabam sem noção da situação em que estão ou da situação do mundo em geral (O jovem príncipe vivia no luxo até sair do castelo e ver a situação em que seu povo estava…)
• E principalmente, o ego de muitas pessoas famosas pode ser insuportável, além de atrair problemas…

Uma variante que pode ser usada tanto para personagens quanto para PdMs é o personagem “achar” que é famoso. Por exemplo, um comediante de quinta que se acha o máximo, um político que acredita ter reais chances de se eleger (mas não mesmo), o cara que acha que pode enfrentar o mundo e é respeitado (as pessoas nem o reconhecem), o grande mágico Katablam conhecido com a maior falha entre os prestidigitadores, e por aí vai.

Usem essas dicas com cuidado e você terá um jogo divertido para todos! Ah! Sim, sobre o termo definido de boatos, talvez na próxima.

Por Evandro Campos Silva
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply