10 Canais Essenciais sobre D&D no Youtube

Já se vai muito tempo desde as obscuras décadas de 1970 e 1980, quando Dungeons & Dragons era sistematicamente perseguido pela mídia. Hoje, capitaneando o reconhecimento do mundo geek em geral, D&D toma diversas mídias de assalto e o Youtube não podia ficar fora disso. Aqui estão 10 canais no Brasil e no mundo que, acreditamos, merecem seu “subscribe”, seu “like” e sua atenção.

1 – AZECOS

O quê? – Com seus sonoros 30.000 inscritos, o carioca Azecos, um dos pioneiros no streamming de RPG no Brasil, combina um canal bastante ativo com enfoque em diversos RPGs, mas com um cantinho especial para D&D.

Sobre D&D? – “Rola o Dado”, a campanha mais antiga de RPG em Português no Youtube, mestrada pelo próprio Azecos. Devidamente migrada para 5e.

O que mais? – Bastante gameplay de jogos de video game.

Destaque – A série “Mestres do Dungeon”, com dicas e bate-papos sobre a arte de mestrar RPG.

Endereço do canal: youtube.com/user/canalazecos

2 – VERTENTE GEEK

O quê? – Oriundos do Canal Formação Fireball, Pedroka e Roxo comandam um canal com produção bacana, apostando no carisma da dupla.

Sobre D&D? – Além de excelentes vídeos tutoriais sobre D&D – uma marca do antigo Formação Fireball, o canal está com uma campanha de 4e chamada Forja Infernal, mestrada pelo próprio Pedroka.

O que mais? – Material sobre Hearthstone e outros card games.

Destaque – Vale conferir o talento do mestre Pedroka tanto na Forja Infernal quanto no Mares de Sangue, este último ambientado em Dark Sun.

Endereço do canal: youtube.com/channel/UCTE8d9Wa8vesRNpQI4CbvWg

3 – ORDEM DO DADO

https://youtu.be/68w08H4zBSc

O quê? – Canal criado por Stephinha (que também trabalhou na Formação Fireball) com uma pegada de criação coletiva livre, contando com o auxílio luxuoso da Eva e do Abner.

Sobre D&D? Na série “Mestrei”, Stephinha faz um misto de diário de campanha e review de aventuras, incluindo a famosa “Lost Mine of Phandelver”.

O que mais? – Bastante material sobre visibilidade LGBT+.

Destaque – a série “O Divã do Anão”, em que Stephinha aborda temas abrangentes, que vão desde alinhamentos a machismo no RPG.

Endereço do canal: youtube.com/channel/UC6dqRL_e1y-4uCJGqdiB17Q

4 – GRUNTAR TV

O quê? – Narrador de e-sports, mestre e jogador de RPG, Gruntar comanda um canal que, embora aparentemente foque em jogos eletrônicos, traz uma boa cobertura de streaming de RPG.

Sobre D&D? – Duas campanhas inteiras dedicadas à 5e: Contos da Taverna e Sombras da Guerra.

O que mais? – Um festival de League of Legends, Hearthstone e correlatos.

Destaque – Não esqueça de conferir o tutorial sobre pintura de miniaturas do tio Gruntar.

Endereço do canal: youtube.com/user/GruntarTV

5 – ROLEPLAYERS

O quê? – Empreendimento pioneiro no Brasil, que utiliza RPG em treinamento empresarial e marketing, além de profissionalizar mestres de RPG.

Sobre D&D? – Streaming de campanhas de D&D a dar com o pau.

O que mais? – Bastante coisa, incluindo um gameplay do clássico Streets of Rage 2 e o onipresente League of Legends.

Destaque – A performance do mestre Bruno Cobbi na campanha Adventurers’ League é quase um manual de como se deve conduzir uma campanha de RPG.

Endereço do canal: youtube.com/channel/UCzus1pQPmrkSbgf2Tj0hiPA

6 – JORPHDAN

O quê? – Canal em inglês totalmente dedicado ao cenário Forgotten Realms, cobrindo tudo com produção simples, em vídeos curtos e eficientes.

Sobre D&D? – Tudo neste canal respira Dungeons & Dragons. Você vai encontrar uma série sobre a história de Forgotten, seus monstros… não tem como dar errado.

O que mais? – Jorphdan – o “ph” é mudo – parece não ter nenhum interesse fora de D&D.

Destaque – A imperdível série “Forgotten Realms Pantheon”: um vídeo por semana cobrindo dois deuses de FR, fruto de um trabalho de pesquisa cuidadoso e muito bem realizado.

Endereço do canal: youtube.com/channel/UC0GmsDkaPerh1VdAfpWaaKA

7 – MATTHEW COVILLE

O quê? – O autor de livros de fantasia Matt Colville apresenta de forma espartana – é só ele e a câmera – videos geralmente longos com um objetivo determinado e um tanto bonito: convencer pessoas a se tornarem mestres de D&D. Canal em inglês.

Sobre D&D? – A série “Running the Game”, com vídeos aprofundados sobre a dor e a delícia de mestrar.

O que mais? – Dicas importantes sobre escrita em obras de fantasia e um vídeo ou dois sobre cinema.

Destaque – Uma ambiciosa série em que Colville repassa a história de D&D, criando um guerreiro em cada uma das edições – desde a primeira! Ele usa esse pano de fundo para falar sobre as intenções dos criadores de cada edição. Uma verdadeira aula de “game design”.

Endereço do canal: youtube.com/user/mcolville

8 – NERDARCHY

O quê? – Canal de um grupo de RPG americano “das antigas” com vídeos quase diários e aquele climão de “gringo jogando na garagem”.

Sobre D&D? – Quase tudo. Com uma produção quase diária, o que inclui vídeos e bate-papos ao vivo, o canal tem foco em review de material oficial e análises minuciosas das Unearthed Arcana.

O que mais? – Você encontra também uma campanha de Marvel Super Heroes RPG. E só. O resto é tudo D&D.

Destaque – A bacana série na linha “Don’t use a goblin, instead use this monster” – algo como “não use um goblin, bote este monstro no lugar”. Nela, os nerdarchists sugerem monstros inusitados em substituição aos clássicos – e manjados – trolls, orcs, ogres e etc. Tudo feito com apuro técnico, comparando-se o nível de desafio e função do monstro na aventura.

Endereço do canal: youtube.com/user/Nerdarchy

9 – WEB DM

O quê? – Jonathan Pruit e Jim Davis mantêm esse canal no estilo “talk show”, onde Pruit – o jogador – entrevista Davis – o Mestre de Jogo. A produção é muito boa, com direito a cenário e tudo o mais. Vídeos em inglês toda quarta-feira.

Sobre D&D? – Bate-papo sobre as Unearthed Arcana e cobertura minuciosa sobre diversos temas em D&D. O diferencial é que tanto Pruit quanto Jim Davies trazem suas experiências de jogo para ilustrar suas opiniões. Jim sempre da perspectiva do Mestre e Pruit, da do jogador.

O que mais? – Nada mais. D&D é vida.

Destaque – Confira os quase 30 vídeos sobre monstros. Jim focado em como usá-los na aventura e Pruit em como matá-los.

Endereço do canal: youtube.com/channel/UC7XFmdssWgaPzGyGbKk8GaQ

10 – GEEK & SUNDRY

O quê? – Gigante no mundo nerd, o canal liderado por Felicia Day e Will Wheaton fala alto com seus mais de 1.600.000 inscritos. Na época de seu lançamento, foi saudado pela Forbes como o futuro da cobertura de entretenimento.

Sobre D&D? – O canal abriga o “Critical Role”, campanha que o DM e dublador (o termo “voice actor” é mais abrangente) Matt Mercer conduz nas noites de quinta. Sucesso estrondoso na gringa, com o episódio final assistido por mais de 300.000 pessoas.

O que mais? – Muito mais. Geek & Sundry é um verdadeiro polvo nerd. Lá tem tudo que a gente gosta.

Destaque – Confira “GM Tips”, série de entrevistas da competente Satine Phoenix sobre narrativa de RPG. Um verdadeiro desfile de celebridades de D&D e de outros sistemas.

Endereço do canal: youtube.com/user/geekandsundry

Por Vinnie Pitangui
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply