Resenha: As Brigadas Fantasma

Saudações! Já faz mais de 1 ano que chegou às minhas mãos o primeiro livro publicado por John Scalzi, Guerra do Velho, e como fiquei feliz com a sua leitura. Adoro ficção científica e aquela obra me trazia novas ideias e perspectivas. Agora tenho o prazer de ler a sua continuação, As Brigadas Fantasma, que – para a minha surpresa – não tem como protagonista o mesmo personagem do primeiro livro.

O segundo livro da série conta uma história com menos ação, mais dramas pessoais e conspiração de alta qualidade. O enredo gira em torno de uma inédita aliança de raças alienígenas com um humano que se forma para aniquilar toda a espécie humana. O humano traidor, um cientista da própria União Colonial, é a peça chave para desvendar a natureza dessa ameça e, devido a essa importância, um soldado clone, Jared Dirac, é criado com uma cópia da sua mente. Jared, então, passa a ser treinado dentro das Brigadas Fantasma sob o comando de Jane Sagan.

O início do livro narra a descoberta dos indícios da conspiração e o nascimento de Jared Dirac. Nessa parte senti a falta de um protagonista a me guiar pela história, o que John Perry fez magistralmente bem no primeiro livro, mas logo essa impressão desaparece ao acompanhar o treinamento de Jared para se tornar um soldado das Brigadas Fantasma e enfrentar toda uma nova realidade, bem semelhante à jornada de Perry. Como já dito, há mais drama e o desenvolvimento de Jared é digno de nota. Conforme a memória do traidor aflora, o conflito do personagem se intensifica, nos brindando com diálogos memoráveis e, nesse processo todo, ficamos conhecendo mais das Brigadas Fantasma que foram apresentadas no primeiro livro.

Publicada pela primeira vez em 2006 e no Brasil em 2017 pela editora Aleph, o livro possui um total de 376 páginas divididos em 15 capítulos e proporcionam uma leitura agradável e dinâmica. Em relação à descrição do universo, o livro segue a qualidade do primeiro e o amplia ainda mais, com eficientes descrições e relatos que aumentam a vontade de conhecer mais a cada página, com muitas ligações com a história anterior, mas, claro, a principal é a presença de Jane Sagan.

As Brigadas Fantasma é o segundo livro de uma série de, atualmente, 9 livros, sendo 6 principais (1 – Guerra do Velho, 2 – As Brigadas Fantasma, 3 – The Last Colony, 4 – Zoe’s Tale, 5 – The Human Division e 6 – The End of All Things) e outros três menores (Questions for a Soldier, The Sagan Diary e After the Coup). Os direitos da série foram negociados com o canal Syfy que produzirá uma série de TV (Ghost Brigades) baseada no primeiro livro. A Paramount também adquiriu os direitos para levar a história para o cinema e Scalzi já declarou que, apesar de The End of All Things ser o último livro da saga, é possível que ele revisite o universo de Guerra do Velho no futuro.

John Scalzi é escritor, editor e crítico de cinema, tendo ganhado os prêmios Hugo, Locus e John W. Campbell de Melhor Escritor Estreante com Guerra do Velho, o seu primeiro livro publicado. Além da série de livros no universo de Guerra do Velho, ele escreveu, entre outros, os livros Redshirts e Lock In.

Com uma leitura muito agradável e eficiente, universo coeso e em expansão, além de uma ótima história, As Brigadas Fantasma é uma continuação tão boa quanto o livro que lhe dá origem e com uma identidade única que lhe dá ainda mais valor. Apesar da ausência de John Perry, o livro se sustenta em novos e fascinantes personagens. Se você leu e gostou de Guerra do Velho, o segundo livro da saga é leitura obrigatória.

Por Kubiach

______________________________________

Artigos anteriores

Resenha Guerra do Velho

https://www.rederpg.com.br/2016/10/14/resenha-guerra-do-velho/

Resenha A Sombra Vinda do Tempo

https://www.rederpg.com.br/wp/2014/02/resenha-a-sombra-vinda-do-tempo/

Resenha A Guerra dos Mundos

https://www.rederpg.com.br/wp/2013/05/resenha-a-guerra-dos-mundos/ 

_______________________________________

Share This Post