Thordezilhas: Rum & Sangue (resenha)

Há alguns dias fui abordado por um nome conhecido entre os fãs de Old Dragon, Luiz Cláudio Gonçalves, o autor de Thordezilhas: Sabres & Caravelas. Ele me passou uma missão: resenhar Thordezilhas: Rum & Sangue, um produto que ainda nem foi lançado, que entrará em financiamento coletivo na semana que vem!

Obviamente aceitei.

Eu me deparei com uma versão beta, com necessidade de algumas correções aqui e acolá, algumas imagens faltando e sem capa. Como disse há alguns meses, quando resenhei o Saqueadores na Fronteira, do homem que mais tira dinheiro da minha carteira nessa terra, Marcelo Paschoalin, sempre que recebo um arquivo digital, torço o nariz, não sei porquê, apenas me incomoda. Quem me acompanha na Casa do Alquimista, sabe que de tempos em tempos mudo o layout dos arquivos. Coisa minha, vá lá…

Gostei do que vi: o material segue um projeto gráfico muito próximo do livro de cenário, e mesmo não sendo da mesma editora – vou falar mais sobre isso à frente – então você vai poder colocá-lo lado a lado com seu Thordezilhas: Sabres & Caravelas e só vamos notar a diferença quando olharmos o nome da editora.

Os contos inseridos no livro ajudam e muito a imersão do leitor, e tenho que propor um brinde ao autor, que disponibilizou contos curtos nas redes sociais traçando um caminho sem volta para os que começaram a ler! Se você fez isso meu amigo, já vai chegar sentando na janelinha da taberna e ganhando uma bela caneca de cerveja de xix… digo, trigo!

O suplemento possui seis capítulos e um apêndice: Boteco do Jabuti Caolho, a Surpreendente Ilha Redonda, o Extraordinário Mercado de Akary, As Muitas Aventuras de um Boteco, Bêbados e Bebidas, Monstros do Paraíso Pirata e Pequeno Dicionário de Gírias e Palavrões, e é aqui que o leitor é fisgado.

O produto apresenta uma gama muito rica de informações, fazendo com que um micro-cenário possa ser palco para inúmeras aventuras sem que tudo seja explorado, além de uma nova organização, especiarias (itens mágicos do cenário), regras de embriaguez e diversas ideias para aventuras e um leque sólido de PdMs. Qualquer coisa a mais que eu disser aqui poderá ser um spoiler… Bastante triste, pois as regras de embriaguez e próteses são tão interessantes que quero contar pra todo mundo! Cada ponto é explorado com possíveis ganchos de aventuras, reações de PdMs, regras de convivência e complicações. Muitas complicações!

O bestiário é bastante restrito, mas adiciona elementos significativos, mas essencialmente presos à Ilha Redonda.

As imagens agradam, são extremamente competentes (com exceção a uma ou outra deslocada por aí), fogem um pouco do estilo do primeiro livro, mas passam as sensações necessárias. Destaque para as ilustras do Kennedy Gadelha, que possuem uma profundidade diferente, e algumas vezes parecem que vão saltar da página (mano, aquela meio-orc da página 21 tá um chuchu)!

Thordezilhas: Rum & Sangue é um suplemento fácil de se analisar e o veredicto é um só: qualquer fã de Thordezilhas vai ter ali material interessante e que adiciona muito ao cenário, em especial numa microvisão dele. Como é algo bastante específico – capa & espada – talvez não seja de fácil inserção em outros cenários, mas a tabela de botecos pode ser facilmente utilizável, inclusive em outros cenários e sistemas medievais (talvez até no Space Dragon e Starfinder, com campanhas mais heroicas).

Minha opinião final: Rum & Sangue é interessante? Com certeza. Indispensável? Veja por si! Aconselhável? Sim! Vou apoiar esta empreitada? Não tenha dúvida!

Este é o primeiro voo de um produto de Old Dragon iniciado na RedBox e continuado por outro estúdio, e a dona da bola é a Universo Simulado, que faz um serviço de competência. É bom ver um produto de sucesso em outro selo com autorização e total apoio da editora mãe. É o tipo de parceria que permite que o produto seja expandido e evita que o cenário fique parado por muito tempo.

Não vou ranquear Thordezilhas: Rum & Sangue, afinal tenho apenas um produto beta em mãos, mas particularmente, aconselho separar suas peças de ouro e lançar sem medo nesses mares de cerveja e briga de bar. O financiamento coletivo começa agora, dia 11 de abril, e você será um filho do mato se deixar essa passar!

Por Sérgio “O Alquimista” Gomes
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply