Vampiro 5ª Edição: Linhagens de Sangue

Quem bater o olho nesse artigo pode achar desinteressante por ser algo que já era conhecido pelos apreciadores do nosso velho e querido World Of Darkness (Mundo das Trevas) que são as tais linhagens de sangue. A primeira vez que li sobre tal coisa foi no Livro do Clã Tzimisce, da segunda edição (a primeira lançada em português), quando falava dos Bratovitch. No livro descrevia a família, falava suas características e deixava a possibilidade de trocar uma das disciplinas de clã, podendo ter Potência. Na terceira edição, tal mudança acrescentava a mudança do defeito para a -2 na dificuldade de sucumbir ao frenesi, o que deixava o Bratovitch um Brujahmice. Coisa que eu adorava, mas não ia muito além disso, deixando somente a cargo do Narrador e do jogador darem vida a esse ramo das famílias.

Agora no V5, temos regras que expandem a utilização das Bloodlines (linhagens de sangue) vistas pela primeira vez no suplemento Cults of the Blood Gods, lançado pela Onyx Path Publishing. Essas regras além de criarem subdivisões para os clãs, permitem comprar antecedentes únicos que podem expandir a sua jogabilidade. Mas antes de pular de cabeça no assunto, vamos explicar o contexto onde as bloodlines nasceram, que foi na criação do novo clã: o Hecata.

Uma reunião de família

Quem recorda do outro artigo que coloquei aqui no REDERPG, viu quando falei do Ministério, uma reformulação dos Seguidores de Set. Caso tenha entendido o motivo da mudança, então acredito que você vai gostar de saber que o Hecata que reúne sob seu brasão o que restou dos Capadócios, Giovanni, Samedi, Harbingers e demais absurdos criados por clãs que operaram livremente no antigo Mundo das Trevas. A ideia era reunir uma grande variedade de linhagens de sangue ligadas entre si através da maldição que carregam ou pelos poderes de necromancia.

Pra quem não conhece a timeline do velho Mundo das Trevas, tudo começava com o Cappadocius (clã Capadócio), um enorme estudante da morte (tanto que aceitou ser abraçado para ver como era o outro lado). Capadócio seguiu tranquilo estudando a morte sem se envolver em políticas cainitas até conhecer Augustus Giovanni, o cabeça de uma família de necromantes dos tempos da Roma antiga. Cada um seguiu seu lado até os Giovannis começarem a diablerizar os capadócios bem como o próprio Cappadocius. O que vem a seguir é uma gama de eventos que levaram ao surgimento de linhagens menores. Por exemplo, os Harbingers of Skulls surgiram nas Noites Finais como um dos últimos remanescentes dos capadócios que tinham ficado no Egito em vez de ir para a Europa, enquanto os Samedis, que têm aparência de zumbi, têm raízes nos praticantes do vodu do Caribe (contudo, eu prefiro acreditar que eles são alguma espécie de Nosferatus mais feios ainda). Até aqui segue tudo igual, teria muito mais para falar, mas agora quem assume é a timeline do V5.

Com o peso da Segunda Inquisição, o sumiço de Augusto Giovanni, ataques severos de Harbingers ao clã em Veneza e o presumível fim do acordo de não interferência entre Giovannis e Camarilla (que valeria até 2028), os Giovannis se adiantaram e convocaram uma Reunião de Família, um evento onde os clãs concordaram com a paz e assim nasceu o novo clã.

Agora que temos esse breve apanhado concluído, percebam as mudanças nas mecânicas do clã. De um lado, temos a unificação do defeito através da mordida dolorosa igual aos Giovannis tradicionais e da disciplina Oblivion. Vale ressaltar que essa disciplina também é usada pelos Lasombra, mas como as disciplinas têm diferentes poderes por nível (a exemplo da Ofuscação, que pode fornecer invisibilidade em câmeras de vídeo ou máscara das mil faces), temos poderes usados somente pelos Lasombra e pelos Giovannis. Fora a possibilidade de customizar a disciplina escolhendo poderes distintos em cada nível comprado.

As Linhagens

Embora os defeitos e as disciplinas tenham sido unificados, esse passado tão complexo pôde ser expresso através das linhagens, que abrem espaço para antecedentes específicos que servem não somente para afirmar que você pertence a outra família, mas para até abrir caminhos diferentes para você seguir na crônica.

A exemplo dos Harbingers, o antecedente Bloodlines implica que você pode usar “máscaras” que identificam que você se considera “Arautos dos Crânios”, um dos descendentes dos capadócios que se esconderam atrás de máscaras. O primeiro nível autoriza ao jogador, em caso de morte, a transferir a Convicção de sua Touchstone para outro mortal (desde que pague pela característica). Já o último nível garante que não ganhe pontos de mácula (Stain) por matar qualquer Hecata ou servidor do clã.

Já os Samedis em seu nível máximo, permite ao personagem ser o próximo na linha de sucessão do Barão. Para isso ele ganha uma espécie de Mawla nível 5… misturado com Status… com inimigos e aliados. Uma loucura! E pra mim, a mais irada, é dos Milliners, que te torna um verdadeiro chefão das finanças, capaz de aumentar em até dois pontos os recursos de outros Hecatas ou ainda remover tudo!

Para além dos Hecatas

Ok, compreendo que a criação do clã Hecata seja um evento derivado de um passado complexo. Mas seria legal ver em lançamentos futuros a possibilidade de ver o antecedente Bloodlines sendo expandido para outros clãs. Assim poderíamos resgatar aqueles filósofos Brujahs, Ventrues guerreiros ou até mesmo uma Filha da Cacofonia que não seja órfã de Malkavianos. E o melhor de tudo: todos com mecânicas próprias! Mal vejo a hora de ver um Brujah naziskin. Daria pra fazer um NPC muito legal… para eu encher de porrada com meu Brujah punk.

#Fernando Torres
Equipe REDE
RPG

Share This Post

Leave a Reply