Miríade Celeste – O Livro do Aeronauta RPG (resenha)

Miríade é uma palavra de origem grega (na verdade, um numeral) que significava “10.000”. No português moderno, a palavra toma por significado algo como “quantidade incontável”.

E é isto que encontramos neste livro. Uma quantidade incontável de possibilidades.

Miríade Celeste é um minicenário (gigante em essência) de Sérgio Gomes (Casa do Alquimista), em parceria com a Nozes Game Studio. O material trata, não somente de uma ilha no céu (traço comum em muitas obras de fantasia) mas, de todo um mundo longe da terra firme.

Uma quase infinidade de terras, exploradas ou não, flutuando pelo céu com suas cidades, villas, fortalezas, portos etc. E seu próprio povo, o sisudo e prático Povo do Céu, composto por indivíduos das tradicionais raças de fantasia, acrescidos das Arpyas, parentes civilizados dos selvagens seres alados mitológicos.

O livro apresenta toda uma sociedade celeste com características únicas e detalhadas de forma objetiva pelo autor, com detalhes sobre comércio, comportamento, linguagem e religião. Todos com os traços exóticos do Povo do Céu.

Apesar de ser um cenário completo em si, funcionando perfeitamente sozinho, a origem da Miríade é bem enxuta e suas características são apresentadas de forma bem simples, permitindo que ela seja adicionada ao seu cenário favorito como um plus às suas aventuras.

Conceitos como a Melancolia, vazio inexplicável comum a quem vive na vastidão do céu; Duplos, contraparte da alma de um indivíduo que é ao mesmo tempo uma dádiva e uma ameaça; Vimanas, embarcações voadoras movidas a magia ou combustíveis únicos. Tudo isso pode ser aplicado a seu mundo de jogo ou usado sozinho como uma farta ambientação.
Contamos ainda com especializações voltadas para as aventuras na Miríade: o Aeronauta, navegador do mar de nuvens; o Cavaleiro Aviano e suas montarias aladas; O Faz-Vento, mestre da Aeromancia; o Volanteeiro, caçador de volantes, criaturas voadoras gigantes e perigosas. E ainda, um tipo específico de sacerdote com sua fé voltada para a veneração dos ancestrais e espíritos totêmicos.

O cenário conta com regras voltadas para o vindouro Old Dragon 2ª Edição (OD2, Buró), podendo ser jogado já em seu Playtest, mas também é facilmente adaptável à outras versões do Old Dragon e outros sistemas D20.

Miríade Celeste entrega muito em O Livro do Aeronauta mas, ainda assim, é impossível não querer mais. Para nossa felicidade, a mente do autor é uma verdadeira miríade de ideias e, palavras dele, este é só um pedacinho do que está por vir.

Ainda segundo nosso Alquimista, em breve teremos uma versão PbtA (Powered By The Apocalipse) e outra para o Sistema Nefastus (Nozes Game Studio). Mais duas (e ótimas) opções para você montar sua tripulação e explorar a Miríade Celeste.

Por Adeir Ribeiro

Link para comprar o Miríade Celeste RPG: rpgcomnozes.com.br/produto/miriade-celeste-o-livro-do-aeronauta/

Share This Post

Leave a Reply