Mares do Sertão RPG em financiamento coletivo!

Um RPG sobre Nordestes, repentes e revoluções. Jogue para se aventurar e transformar Sertão em mar.

“Quando o Sertão virar mar
E o mar virar Sertão
As heroínas serão águas
Que trarão revolução”

Que que é nordeste? Tu é capaz de me dizer? Eu tenho por mim que isso vai depender de onde tu fala, de onde tu lê. Uma coisa é como tu, pessoa, severina, sertaneja ou não, acha que a coisa é, outra coisa é como de fato se representa essa nação que inventaram de chamar de Nordeste. Aí eu cheguei no ponto que quero, invenção! Tão dizendo por aí que Nordeste é terra seca, imóvel, parada no tempo e no espaço. Aí o que eu quero saber de tu é, afinal, tu sabe me dizer que que é nordeste? Pior, tu consegue me dizer que que é sertão? Pois eu tenho uma palavra pra ti, invenção. Tô dizendo que num existe não, tô dizendo só que é produção, móvel, fluida, disputada, uma confusão só entre classes, uma briga atravessada pelo poder de dizer o que o Nordeste deve ser.

Em Mares do Sertão você assume o papel da Repentista que dará voz ao mundo e reações da trama ou das heroínas que ali estão para trazer Revolução. Juntas vocês jogarão compartilhando a criação de um Nordeste inventado por vocês em aventuras cheias de ação, reviravoltas, espiritualidade, ancestralidade, valentia e tecnologia. Jogues em passados, presente ou futuros imaginados em aventuras diversas e potentes a cada partida. Nossas regras de jogo e baralho ilustrado te guiarão nos caminhos da revolução.

Este é um jogo com um pé na engine Powered by The Apocalypse e outro em inventices próprias. Este é um jogo sem fichas, em que tudo que você precisa para jogar é um baralho de cartas. Sua personagem, as histórias que você vai contar e as consequências de suas ações são formados pelo resultado das combinações entre cartas, falas e revelações. Em Mares do Sertão você ganha recompensas por contar histórias mais elaboradas e alinhadas com sua missão, você puxa cartas para ver o que acontece e escolhe o resultado que melhor te guie pra conclusão.

RECURSOS EM DESTAQUE
Iniciantes e Experientes: Regras fáceis e intuitivas para quem nunca jogou, mas com recursos estratégicos e desafiadores para quem já joga RPG.

Embaralhe e jogue: Início ligeiro e sem trabalho. Basta embaralhar as cartas, distribuir as personagens e começar a jogar. Ótimo para quem quer aproveitar o melhor dos jogos narrativos, a criação de histórias e aventuras.

Agilidade e criatividade: Regras que estimulam jogos rápidos e a criatividade de quem joga. Mares incentiva decisões e ações cheias de ideias e combinações de recursos.

Sistema dedicado: Mares do Sertão tem regras exclusivas para o cenário de revolução no Sertão. Cada movimento, cada ação e cada aventura se forma em torno de regras únicas que fazem tua história avançar.

Incentivo à rima: Se o que tu quer é só jogar, não se preocupe, não precisa rimar. Agora se tu aceitar os desafios pela frente, tu pode jogar como um duelo de repente.

Cenário regional: Mares do Sertão é, antes de tudo, uma reflexão e provocação. O que seria esse Nordeste que estamos jogando e qual a potência narrativa do nosso SerTão? Quais cenários existem por aqui? Um jogo de vários Nordestes, feito por várias pessoas da nossa região.

Desafie a trindade do julgamento: Jogar em nosso cenário é desafiar mais que seus vilões, é jogar interagindo com a trindade do julgamento, a Santa, o Cristo e O Cão, é trazer revolução, mas cuide pra trazer também uma história com boa conclusão. Jogar Mares é, além de um jogo de contar histórias, um jogo que tu deve ficar de olho na combinação de cartas que estão formando o final.

AS REGRAS DO JOGO
Arquétipos e quem tu é no repente:
Em Mares do Sertão tu assume o papel de uma das quatro heroínas, águas da revolução: A Pistoleira, A Aprumada, A Campesina ou A Peregrina. Cada arquétipo lida com um aspecto de nossos Nordestes. Entre Valentia, Esperança, Piedade e Tradição, as heroínas vão mover o mundo pra fazer revolução. Cada heroína tem um tipo de poder que te permitiram ampliar as possibilidades do que fazer.

Puxar de cartas combinado:
Nosso RPG premia quem usa das regras a seu favor e inventiva a combinação de ideias. Quanto mais ferramentas do jogo tu usar, mais cartas tu vai ser capaz de puxar. Bom pra quem está começando a jogar e também pra quem gosta de combar. Tu puxa cartas por usar tuas artes, sabidurias e repentes, só cuidado com a consequência que vem na frente.

A repentista do baralho:
Quem mestra o jogo é Repentista, nossa mediadora e jogadora. É assim que chamamos quem mestra em Mares do Sertão, mas as mudanças não param por aí não. Nossa jogadora tem uma carta especial no baralho e quando ela aparece é hora de heroína fazer prece, pois a repentista pode intervir e decidir ela mesma o que está por vir.

A conversa com a trindade:
Tuas escolhas influenciam o presente e também o que vem pela frente. A trindade – A Santa, O Cristo e o Cão – estão de olho em cada passo nessa aventura de revolução. Nesse jogo tu escolhe o resultado entre as opções possíveis e manda o escolhido pra pilha da trindade. Entre sucessos, falhas e complicações a trindade está lá no final da aventura pra decidir quais serão as conclusões.

O mote da aventura:
Cada aventura em Mares do Sertão é movida pelo sentimento de revolução. Criar uma aventura não precisa de muito não. Basta definir o vilão, seu campo de dominação e os desafios para encontrá-lo nesse Ser-Tão.

Com tudo definido e bem explicado, toda aventura em Mares do Sertão começa com as heroínas recebendo a missão da Santa, O Cristo e o Cão como águas, mares do Sertão em busca de transformar tudo que se conhece até então e derrotar o vilão.

Como cada aventura vai se desenrolar? Aí é contigo. Financie Mares do Sertão pra descobrir como nossos Nordestes vão se reinventar.

Quer conhecer mais sobre o sistema? Acesse o site da Editora CHA e tenha acesso ao nosso jogo rápido, nosso repente ligeiro. Vem com a gente revolucionar e reinventar esse Nordeste inteiro:

ACESSE O REPENTE LIGEIRO

Para participar do financiamento de Mares do Sertão RPG, basta ir no link abaixo. Confira também, logo a seguir, o vídeo do financiamento:

catarse.me/maresrpg

 

 

Share This Post

Leave a Reply