Coluna Ampersand: Foi uma campanha escura e tempestuosa…

Nestes dias finais do inverno, a promessa da chegada da primavera e um retorno do calor e do sol parecem inexoravelmente longe. No aqui e agora, está escuro e chuvoso lá fora. A chuva tamborila contra o parapeito da janela e um vento frio encontra o caminho para dentro. As sombras são profundas, e a imaginação retorna para os cantos escuros e misteriosos. Pelo menos, a minha não. E isso certamente me coloca de bom humor para a nossa próxima investida em assuntos como o Pendor das Sombras. Deixe-me lhe oferecer um tour. E não se preocupe com a luz. Ela provavelmente não vai fazer nada de bom para onde estamos indo, de qualquer maneira.

Moldando Sombras

O Pendor das Sombras é um reflexo escuro do mundo natural e a fonte de magia das sombras. Mortos-vivos infestam o plano das Sombras, juntamente com outras, mais escuras, e mortais criaturas. Um passo aqui para o lado, aonde as sombras são mais profundas, e de repente você se encontra em um lugar muito parecido com o que você acabou de sair. As diferenças são sutis, mas você começa a perceber tão logo chegue. Onde a luz deveria existir não há somente sombras, e sim uma nuvem escura de melancolia cobrindo a terra. As coisas se movem na escuridão ao seu redor, saindo de vista antes de você possa dar uma boa olhada nelas. Mas elas nunca desaparecem totalmente. Elas parecem atraídas para o seu calor, a pequena centelha de luz que brilha dentro de você. Eles circulam como mariposas em torno de uma fogueira ou, mais apropriadamente, como tubarões em torno de um mergulhador.

Vamos nos manter em movimento. Em um lugar como este, é o melhor a ser feito…

Heróis das Sombras

Nossa primeira parada ao longo do caminho nos leva ao próximo lançamento do mês: o Player’s Option: Heroes of Shadow. Este recurso para jogadores de Dungeons e Dragons oferece opções para todas as classes e raças que querem adicionar um toque sombrio ao seu jogo. Com novas escolas de magia, domínios de clérigo, opções raciais, e novos talentos sombrios e outras diversas opções para personagens já existentes fazerem uso. Se você está começando a criar um novo personagem, apresentamos quatro novas opções de classe (incluindo uma nova estrutura de assassino, uma nova estrutura de paladino, uma nova estrutura de bruxo, e a classe vampiro) e três novas raças.

Tudo isso feito bem a tempo para a próxima temporada de Dungeons & Dragons Encounters: “O Legado Negro de Evard”. Crie um personagem para jogar nesta temporada D&D Encounters com o Player’s Option: Heroes of Shadow e você estará pronto para o que desliza para fora da escuridão opressiva, bem como o que arrasta para dentro!

O Legado Negro de Evard

Não é tarde demais para entrar em ação na atual temporada de D&D Encounters, “A Marcha da Brigada Fantasma”. Os mistérios da Torre Fantasma continuam a atormentar os aventureiros, e muita ação e aventura ainda está por vir antes da grande celebração da temporada.

Então, em 11 de maio, crie um personagem usando o Player’s Option: Heroes of Shadow e prepare-se para um passeio realmente selvagem. “O Legado Negro de Evard” é a nossa próxima parada nesse tour de muitas coisas sombrias. Esta temporada de Encounters vai mudar a maneira de imaginar as coisas que fazem barulho no escuro. Você nunca vai olhar para as profundezas das sombras da mesma forma novamente.

“O Legado Negro de Evard” traz o lendário mago e mestre de magia sombria para fora do passado e estabelece sua herança na idade atual. Alguém perturbou o túmulo do criador de magias como Tentáculos Negros de Evard, e de repente uma cidade inteira começa a deslizar para fora do mundo natural e para dentro do Pendor das Sombras. Pode você desvendar o mistério e afastar os perigos sombrios antes que seja tarde demais? Este é um D&D Encounters que você não vai querer perder!

O Pendor das Sombras: Trevas Forjadas e Além

Agora estamos quase no final do nosso tour pela escuridão, mas ainda temos mais um lugar para se visitar antes de podermos retornar ao mundo da luz e da esperança. O Pendor das Sombras, Trevas Forjadas e além (http://www.wizards.com/dnd/Product.aspx?x=dnd/products/dndacc/338050000) é uma caixa de jogo lançada em maio, que fornece ao mestre todo o necessário para situar suas aventuras no Plano das Sombras. Possui um guia de campanha de 128 páginas que detalha a cidade de Trevas Forjadas e outros locais dentro do Pendor das Sombras, um livro de 32 páginas repleto de encontros, um mapa dupla face detalhando a cidade, bem como locais de encontro, duas folhas com marcadores de personagens e monstros, e o Baralho do Desespero. Um maço de cartas destinadas a traduzir os efeitos do Pendor das Sombras em mecânicas de jogo. As cartas funcionam muito bem em qualquer campanha de D&D que queira adicionar um toque de melancolia e desgraça a uma série específica de aventuras. Aqui estão alguns exemplos:

* *

Esta caixa proporciona uma ótima maneira de levar a emoção de “O Legado Negro de Evard” para sua casa, de modo que você possa criar e jogar outras aventuras no Plano das Sombras. Confira este trecho, a seguir, do Guia de Campanha!



Thyrin Gol

“Uma rede de cavernas sombrias e passagens entrecortadas na montanha cinzenta, os sons de aço e gritos crescentes vem de mais abaixo. Dois sombrios e cruéis guerreiros shadar-kai manejam correntes com espinhos e montam guarda na entrada da caverna, como espectros de morte em suas armaduras de osso esculpido”.

– O Codex dos Planos de Corwin Aterly.

Os shadar-kai foram para o Pendor das Sombras, antes de qualquer das outras raças civilizadas que moram lá, e há muito tempo tornaram-se um com o lugar. Muitos optam por morar no interior das muralhas de Trevas Forjadas, mas outros continuam a viver como todos os shadar-kai fizeram quando chegaram pela primeira vez. Estes shadar-kai são organizados em tribos guerra que competem ferozmente por recursos escassos e se refugiam dentro enclaves fortemente defendidos.

Thyrin Gol é um desses enclaves, uma rede de cavernas nas montanhas que podem bloquear uma força invasora dez vezes maior que o número de seus residentes. Duzentos ou mais shadar-kai vivem aqui, junto com outra centena de escravos. Thyrin Gol nunca enfrentou uma invasão em larga escala, mas continuamente rechaça os bandos de Andarilhos Noturnos e outros mortos-vivos, bem como os esforços concentrados dos rivais shadar-kai que desejam seus mantimentos e escravos.

História da Gol Thyrin

A tribo Thyrin sobreviveu porque as montanhas Gol são adequadas às suas necessidades. As cavernas não são apenas defensáveis, eles se conectam a fontes naturais que fornecem água mais do que suficiente para sustentar os seus habitantes. Durante as últimas décadas, os shadar-kai começaram a criar gado nas cavernas e cultivar cogumelos comestíveis. Se necessário, o enclave poderia resistir a um cerco durante vários anos.

Por eles precisarem de ação constante para evitar sumir no nada, shadar-kai, muitas vezes brigam entre si e, assim, crescem naturalmente paranoicos. Os da tribo Thyrin não são exceção, e em tributo à força de seu líder, Yxir, não destroem a si mesmos há muito tempo. Cada shadar-kai deve tomar cuidado para evitar os truques e armadilhas de seus próprios companheiros, e não há par no enclave totalmente confiante um no outro. No entanto, as cavernas sob a cidade são ligadas ao Subterrâneo Sombrio, cujos horríveis moradores subterrâneos são uma ameaça constante. As batalhas contra monstros do Subterrâneo Sombrio ajudam a manter o shadar-kai a não sucumbir à sombra, e as crescentes ameaças externas uniram-nos contra inimigos comuns, mantendo as lutas entre tribos no mínimo.

Alguns anos atrás, um grupo de nome Guarda do Destino (uma facção planar de anarquistas dedicado a destruir as sociedades rigidamente organizadas), que procurava por uma das peças do Bastão das Sete Partes, aventurou-se através de um portal errado e acabou em Thyrin Gol. Depois de um longo conflito, os shadar-kai e os niilistas concordaram em uma precária paz baseada no respeito mútuo e na necessidade de cooperar contra uma ameaça ainda maior: uma horda de mortos-vivos aparentemente interminável.

Thyrin Gol hoje

Thyrin Gol existe em um estado de tensão permanente. Entre as ameaças de acima e abaixo, além da Guarda do Destino em seu meio, e sua própria inclinação natural para a guerra interna, os shadar-kai da tribo Thyrin permanecem constantemente em guarda. Ganhar a confiança desses guerreiros da sombra não é tarefa fácil, nem mantê-la.

A tribo sobrevive do cultivo, mineração e comércio. Escravos – a maioria humanos Nato-Sombrios, anões, elfos – cultivam os fungos luminescentes que crescem nas grutas e criam animais para alimentar a tribo. Também relegado a escravos estão as tarefas tediosas como a construção e reparação, a extração de minérios e os turnos de guarda de baixa segurança. Ocasionalmente, shadar-kai da tribo deve executar estas tarefas como castigo. Tais atividades monótonas fazem com que a sombra que faz parte da vida de cada shadar-kai cresça.

Em contrapartida, o dia-a-dia das atividades dos shadar-kai é extremamente violento. Eles usam a guerra para estimular os sentidos e afastar a apatia. Bandos de shadar-kai realizam tocaias aos viajantes e invadem caravanas que passam no seu território, ofensivas contra os enclaves shadar-kai inimigos, e a própria defesa contra os horrores que habitam as cavernas abaixo. Os aventureiros podem muito bem se encontrar com um desses grupos em “Shadar-kai, Negociantes da Morte”, na página 22 do livro Encontro.

Recentemente, os ataques do Subterrâneo Sombrio aumentaram, e por esta razão os shadar-kai negociaram um tratado com os anarquistas. Em troca de posição ao lado dos shadar-kai contra as criaturas do Subterrâneo, a Guarda do Destino é livre para permanecer o tempo que desejarem em Thyrin Gol e partilhar os recursos da comunidade. Este acordo não chega a ser ruim para a Guarda, a alternativa é se perder no Pendor das Sombras sem suprimentos, aliados, ou direções – possivelmente com uma tribo vingativa de shadar-kai em perseguição.

Os doze membros restantes da Guarda não podem derrotar os números superiores de shadar-kai, então eles esperam pela sua vez de verem uma chance de se rebelar contra os fundadores de Thyrin Gol. Até lá, eles emprestam o seu aço e magia para ajudar o shadar-kai, silenciosamente aprendendo habilidades de luta da raça conforme lutam ao lado dos seus aliados temporários.

Aço da Morte

Thyrin Gol é situada dentro de montanhas preta-acinzentadas, esquecidas pelo exterior, mas rica em jazidas de minério de morte, uma forma de ferro enegrecido. Este metal é a chave para produzir aço da morte, que é usado para elaborar armas e armaduras usadas nas batalhas contra os mortos-vivos e outras criaturas das sombras. Os comerciantes de Trevas Forjadas fazem a longa viagem para as Montanhas Gol para a aquisição deste mineral da tribo Thyrin a um custo considerável. Batedores Shadar-kai normalmente emboscam essas caravanas e costumam roubar seus suprimentos.

Arma de Aço da Morte Nível 2 + Comum
Esta arma foi forjada a partir de minério da morte extraído das Montanhas Gol no Pendor das Sombras. Ele permite que o portador atravesse as resistências necromânticas do inimigo.
Nível 2 +1 520 po Nível 17 +4 65000 po
Nível 7 +2 2600 po Nível 22 +5 325000 po
Nível 12 +3 13000 po Nível 27 +6 1.625.000 po

Arma: Qualquer
Melhoria: Jogadas de ataque e danos
Crítico: +1d6 de dano por bônus do bônus de melhoria
Propriedade: Quando você causar dano com um ataque, que contenha a palavra chave arma, usando esta arma, o dano ignora a resistência necrótica.


 

Armadura de Aço da Morte Nível 2 + comum
Elaborada a partir de minério de morte proveniente das montanhas Gol no Pendor das Sombras, esta armadura protege o usuário da energia necromântica que permeia esse plano.
Nível 2 +1 520 po Nível 17 +4 65000 po
Nível 7 +2 2600 po Nível 22 +5 325000 po
Nível 12 +3 13000 po Nível 27 +6 1.625.000 po

Armadura: Cota de malha, escamas ou placas
Melhoria: AC
Propriedade: Você ganha resistência 5 necrótico e um bônus de item de +2 nos testes de resistência contra os efeitos que incluem dano necrótico contínuo.
Nível 12 ou 17: Resistência 10 a necrótico.
Nível 22 ou 27: Resistência 15 a necrótico.

 

E assim, nosso tour dos lugares escuros e do reflexo do mundo chega ao fim. Nós saímos das sombras e voltamos para a escuridão de outro dia chuvoso. A primavera está ao virar da esquina, mas a escuridão nunca vai muito longe. Eu os encorajo a procurar no Pendor das Sombras as experiências que vivemos hoje, porque às vezes D&D precisa de um pouco da escuridão para apimentar as coisas. Eu sei que vou usar algumas dessas coisas no meu grupo de jogo quinta à noite. E tenho certeza que um ou mais dos meus jogadores vai puxar especial algo fora do Player’s Option. Eles sempre fazem.

Até a próxima vez, continuem jogando!


Caso você não o conheça

 

A vida de jogador de Bill Slavicsek foi mudada para sempre quando ele descobriu Dungeons & Dragons em 1976. Ele se tornou um jogador profissional em 1986, quando foi contratado pelo West End Games como editor. Ele acrescentou rapidamente desenvolvedor, designer e gerente criativo no seu currículo, e seu trabalho ajudou a moldar  Paranóia , Ghostbusters , Star Wars , e Torg jogos de RPG. Encontrou algum tempo durante esse período para fazer um trabalho “freelance” para D&D 1 ª Edição. Em 1993, Bill se juntou ao pessoal da TSR, Inc. como designer/editor. Ele trabalhou muitos materiais da 2 ª Edição, incluindo produtos para os livros básicos de D&DDark SunRavenloftPlanescape. Em 1997, ele fazia parte da multidão TSR que se mudou para Seattle para se juntar a Wizards of the Coast, e no mesmo ano foi promovido a Diretor de R&D para D&D. Nessa posição, Bill supervisionou a criação de ambos a 3ª Edição e 4ª Edição do D&D Roleplaying Game. Ele foi uma das forças motrizes por trás do projeto D&D Insider, e ele continua a supervisionar e liderar a estratégia criativa e o esforço para Dungeons & Dragons .

A enorme lista de créditos de Bill de créditos inclui Alternityd20 Star WarsThe Mark of Nerath, um romance de Dungeons & Dragons, Guia de Campanha de Eberron , o D&D For Dummies book, e sua coluna mensal Ampersand para a Dragon online.

 

Tradução: Luiz Agos”TI”nho
Tentando se livrar desses malditos tentáculos de sombras.

Artigo originalmente publicado em:
http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/dragon/201103ampersand

 

*     *     *

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a <a href=”http://www.wizards.com/fankit/fantoolkitdnd.html” target=”blank”> Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

 

Share This Post

Leave a Reply