Concentrando os Ataques

O Capítulo 3 do Player’s Strategy Guide fornece conselhos táticos para ajudar você e seu grupo a serem bem sucedidos nos encontros de combate. Em alguns casos, o texto também sugere motivos para se desviar dessas táticas básicas.

A não ser que as coisas se desenrolem horrivelmente erradas, você raramente luta sozinho. Cada um de seus aliados traz seu conjunto de perícias e poderes para lutar, e muitos desses poderes podem influenciar você diretamente. Para entender como seu personagem deve agir em combate, sempre considere como suas ações podem ajudar seus aliados e como seus aliados podem ajudar você. Quando em dúvida sobre o que você deve fazer, pergunte aos outros jogadores.

Concentrando os Ataques

Em termos simples, seus personagens derrotam monstros infligindo dano. Quando o dano que você inflige iguala ou excede os pontos de vida de seus inimigos, você vence. Mas esta abordagem simplista ignora uma série de fatos importantes sobre o combate baseado em desgaste do D&D.

Dano pode ser desperdiçado. Quando seu ladino de 1º nível golpeia com um poder diário para infligir 23 de dano, você se sente muito bem. Mas quando o Mestre de Jogo diz que o monstro tinha somente 4 pontos de vida sobrando – ou pior ainda, que ele era um lacaio – você percebe que todo aquele dano extra não tornou o monstro mais morto. Em um mundo perfeito, você reduziria todos os inimigos a exatos 0 pontos de vida. Uma vez que isso é impossível, procure identificar os inimigos certos para os seus ataques de maior e de menor dano.

Nem todo ponto de dano é criado igual. Por causa da maioria dos monstros lutar com potência total até eles alcançarem 0 ponto de vida, somente o último ponto de dano que você inflige – aquele que reduz o monstro a zero – faz alguma contribuição significativa para se vencer a luta. Evite espalhar muito o seu dano. Infligir 9 de dano em cinco alvos diferentes não é o mesmo que infligir 45 de dano em um único inimigo (a não ser que os alvos sejam lacaios).

Alguns personagens – particularmente os controladores – não ajudam nisso, pois eles espalham os seus danos. Isto está ok – normalmente seus poderes também incluem efeitos de controle, e quanto mais inimigos você controlar, melhor.

Elimine os inimigos. Cada rodada que um inimigo permanece em pé, ele ataca um ou mais personagens. Quando um inimigo cai, o número de ataques que os personagens precisam suportar nas rodadas subsequentes diminui. Quanto menos inimigos sobrar, menos perigoso o combate se torna para os personagens.

Ao concentrar os seus ataques no menor número possível de inimigos, você antecipa o ponto em que os inimigos deixam o combate. Pode ser difícil para alguns jogadores deixar um inimigo incômodo sozinho para atacar alguém, mas salvo algum motivo convincente para dividir seus ataques, você vencerá mais batalhas concentrando seus ataques do que não concentrando.

Assuma que seus heróis podem matar um monstro típico com quatro ataques bem sucedidos. Isso significa que você necessita de 20 sucessos para vencer um encontro contra cinco monstros. Se cada personagem atacar no seu turno, seu grupo provavelmente vai ter três sucessos a cada rodada (porque a média de sucesso de um personagem é cerca de 60 por cento). Então você necessita cerca de sete rodadas para atingir 20 sucessos necessários para derrotar esses cinco monstros.

Imagine o pior cenário, no qual cada personagem luta individualmente contra um monstro diferente. Se cada personagem conseguir sucesso em 60 por cento de seus ataques, assumindo que haja um ataque em cada rodada, cada monstro vai durar por quase sete rodadas. Isso significa que cada personagem é atacado seis ou sete vezes nesse encontro, com um total de trinta a trinta e cinco ataques dos monstros contra o grupo.

Por outro lado, e se os personagens trabalham juntos? Após uma rodada, quatro monstros continuam sem dano, mas o quinto tem somente 25 por cento de seus pontos de vida sobrando. Até o final da rodada seguinte, esse monstro está derrotado e outro está sangrando. Agora os personagens estão recebendo somente quatro ataques dos monstros a cada rodada, ao invés de cinco – eles já estão mais adiantados do que o pior cenário.

Na terceira rodada, outro monstro cai e o dano começa a se acumular no terceiro. Agora os monstros têm somente três ataques restantes. No final da sexta rodada, somente resta um monstro (comparado com os cinco que ainda continuam no caso do pior cenário). No geral, os personagens enfrentam significativamente menos ataques recebidos no combate com ataques concentrados do que no pior cenário.

Veja a ilustração no link abaixo:

http://www.wizards.com/dnd/images/excerpt_20100510.jpg

Naturalmente, o combate em D&D nem sempre corresponde a esse exemplo abstrato: sucessos decisivos, efeitos de controle e outras condições de batalha mudam o curso das lutas individuais. Mas o princípio básico é o seguinte: se o grupo concentrar seus ataques em um alvo de cada vez, isso pode reduzir significativamente o número de ataques que os monstros fazem durante a luta. Essa tática leva a menos dano a ser recebido e menos pulsos de cura gastos pelo grupo, o que significa que os personagens são mais capazes de continuar por mais encontros.

* * *

Link para o artigo em inglês com a ilustração: http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ex/20100510

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast, e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria. Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy. Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria.”

“Wizards of the Coast, Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

“REDERPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDERPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy. For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark[s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast. For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

Tradução: Marcelo Telles
Equipe REDERPG
Fonte: Wizards

***

Share This Post

Leave a Reply