Lendas e Conhecimento: Uma Introdução

Meu nome é Mike Mearls, Gerente do Grupo de Pesquisa D&D e da equipe de desenvolvimento. Bem-vindo ao Lendas e Conhecimento, uma coluna semanal onde eu escrevo sobre vários temas da história do D&D, como o jogo mudou ao longo dos anos, e onde ele está indo no futuro. Uma das coisas que eu quero fazer é colocar as questões e os temas de D&D aos jogadores de todo o mundo, porque o meu verdadeiro objetivo é compreender o que você pensa sobre D&D. Uma vez sabendo disso, então eu posso entender melhor o jogo.

Esta semana, uma introdução à coluna.

“Se abrirmos uma disputa entre o passado e o presente, iremos descobrir que perdemos o futuro”.
-Winston Churchill

 

Quando Bart Carroll e eu nos sentamos para planejar a visão por trás desta coluna, ela parecia muito simples. Eu teria uma chance de falar sobre o passado e o presente de D&D na minha percepção, uma atribuição justa, na minha cabeça, claro. No entanto, não muito tempo depois que anunciei a nova coluna, Bart mandou-me comentários de alguns leitores. Eles tinham uma questão bastante simples que se resumia a isto:

“Nós já sabemos sobre o passado. O que queremos saber é o futuro.”

Esse sentimento lembrou-me de Churchill. Nestes dias, quando pensamos sobre o passado e presente de D&D, acabamos por pensar em tons contraditórios. A 4ª Edição é um MMO de mesa coxo. A 3ª Edição é para perdedores que curtem análise numérica. A 2ª Edição é para os viciados assumidos. A 1ª Edição é para as pessoas obcecadas com armas de alcance. Não vamos nem falar sobre o D&D básico. Quem joga aquilo? Faça a sua escolha, aponte os termos mais positivos de sua edição favorita, e você tem o que parece ser uma discussão muito comum na internet e em lojas de jogos. Mesmo quando se fala de uma edição (ou edições) positivamente, ainda pode haver um ar de defesa, como se tivesse que pedir desculpas pelo que você gosta, a fim de evitar um ataque repentino.

O que esquecemos, porém, é que o caminho para o futuro nos remete a nosso passado. Eu sinceramente acredito que quando Gary Gygax sentou para escrever D&D, há muitos anos (com base na abundância de idéias fornecidas por Dave Arneson, é claro), ele não estava inventando um jogo, apenas descobrindo. Há algo inerentemente atraente sobre D&D, sobre sua natureza como um jogo de RPG, que fez com que ele se espalhasse como um incêndio. D&D decolou e permanece saudável para este dia porque responde a uma necessidade humana básica, que não tinha sido encontrado antes. Foi o primeiro jogo que permitia compartilhar nossos pensamentos contra o pano de fundo um fantástico mundo de magia e perigos. Não é de admirar que tantos jogos digitais se baseiem em D&D e em sua rica história. A ideia de ir para outro mundo e compartilhar essa jornada eram coisas inebriantes na década de 1970, e ainda define um tipo de jogo mais pesado hoje em dia.

Quando olhamos para o passado, vemos como nós jogamos o jogo, e lembramos onde tudo começou. À medida que seguimos ao começo de D&D, vemos como o jogo mudou, porque mudou, e como nós mudamos em resposta. Quando entendemos a soma desses 38 anos de mudanças, podemos compreender o presente. Nós podemos ver a grande imagem, o conto que se estende desde 1973 (ano Gary assinou o prefácio da edição original) até hoje. Um ciclo surge, pois cada versão do jogo representa uma mudança de uma geração de jogos para a próxima. O que eu gostaria de fazer desta coluna é inspecionar esse ciclo, desmontá-lo e usá-lo para olhar para o futuro.

No final, a compreensão do passado é muito mais que um simples banho de nostalgia. Trata-se de chegar ao coração de Dungeons & Dragons. Quer você jogue o jogo original publicado em 1974, AD&D, em qualquer uma de suas formas, a 3ª edição e seus descendentes, ou a 4ª Edição, no final do dia você está jogando D&D. D&D é o que fazemos dele, e por “nós” refiro-me ao Mestre, os jogadores, os leitores, os blogueiros – todos que pegaram um d20 e se aventuraram em um calabouço.

Isso pode soar estranho, vindo do R&D, mas é fácil confundir o que a Wizards of the Coast publica como a essência do D&D. Nós podemos imprimir as regras para a versão atual do jogo, ou produzir acessórios que você usa na sua mesa, mas o jogo é o que você, a comunidade de D&D, torcedores e jogadores, fazem dele. D&D é o momento no jogo, a interação dentro de um grupo, as memórias formadas que duram para sempre. É intensamente pessoal. É a sua experiência em conjunto, as histórias que você e seus amigos partilham. Não há nenhuma regra específica, nem opiniões aleatórias, não há conceito de jogo de um designer R&D, nem há mecânicas que possam alterar isso.

Quando olhamos para o passado, aprendemos que existem mais coisas para nos unir do que separar. O fato de jogarmos este jogo (arcano e bizarro) nos coloca à margem do normal. Quer queiramos poderes, talentos, aumentar ou diminuir a Classe de Armadura, o TAC0 ou o bônus base de ataque, estes são todos os detalhes. Nós gostamos de sonhar com outros mundos além do mundano, de grandes batalhas e vitórias que ocorrem apenas no imaginário comum de um grupo de jogo. Emprestando o prefácio da primeira edição do Livro do Jogador: “O que quer que essa mistura de entusiastas seja, todos eles parecem compartilhar uma coisa em comum: um amor verdadeiro por Dungeons & Dragons, uma devoção que poucos outros jogos podem dizer possuírem.

Este é o nosso jogo, e é tão saudável, vibrante e importante como o fazemos. O resto são detalhes. Não deixe que detalhes nos separem quando o quadro geral diz que devemos ser unidos.

Por Mike Mearls
Tradução: Luiz Agos”TI”nho
Ainda de olhos marejados por Gary Gygax e Dave Arneson, salvas aos Mestres.
Fonte: http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20110208

***

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

” REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

 

Share This Post

Leave a Reply