Cook volta para D&D – Especulações

Na semana passada veio à tona um anuncio que pegou a todos de surpresa, Mike Mearls que hoje é o chefão da linha de produtos de D&D anunciou uma contratação inusitada para a equipe de pesquisa e desenvolvimento da linha, ninguém menos do que o aclamado desenvolvedor de jogos, Monte Cook.

Monte tem uma história de feitos bem interessantes, entre eles certamente o mais conhecido foi encabeçar o desenvolvimento da terceira edição do RPG Dungeons & Dragons com Skip Williams e Jonathan Tweet, e de fato este foi um produto que revolucionou o mercado deste segmento de jogos na oportunidade. Apesar de não tela feito sozinho, foi o principal responsável na amarração das mecânicas e regras que nortearam esta edição de D&D até o seu fim, inclusive tendo seu trabalho no Dungeon Master Guide desta edição elogiado pelo próprio Gary Gygax.

Porém o designer não é somente um especialista em mecânicas de regras como poderia apontar seu passado junto às linhas dos RPG Rolemaster e Champions, ele também teve boas passagens por produtos de características mais descritivas muito interessantes como os diversos suplementos do cenário de Planescape (AD&D) e o cenário/cidade Ptolus (D20 system).

Visto este histórico e a contratação de um profissional deste gabarito para a área de novos produtos, foi natural a reação do público no sentido de que o novo trabalho de Monte estaria diretamente relacionado a uma vindoura quinta edição de D&D, o que sinceramente quem vos escreve acredita que deva pintar em 2013.

Apesar disso, não acredito que Monte esteja de volta na WotC para criar uma quinta edição, ou somente para isso, visto os anúncios da Wizards na Gen Con onde prometeram um novo cenário nunca antes visto e estudar suporte para as outras edições de D&D, o perfil do Sr. Cook também se enquadra nestas duas possibilidades. Já é possível ver palpites em conceituados blogs gringos como o Critical Hits, onde sugerem que Monte poderia trabalhar em um grande manual modular unificador de regras das edições de D&D e com ele seria possível pegar os aspectos preferidos de cada uma das versões permitindo ao usuário montar um D&D próprio, ou até converter qualquer material já lançado para sua edição favorita.

Especulações a parte, o que já é um fato é que Monte Cook assume a coluna que era de Mike Mearls no D&D Insider, a Legends & Lore, que se dedica a um olhar crítico para as diversas edições de D&D observando o que funcionou e pegando as opiniões dos jogadores sobre isso, principalmente em uma visão de para onde caminhará o D&D no futuro.  Termino este artigo como a tradução livre de algumas palavras intrigantes de Mike Mearls sobre a contratação de Monte Cook divulgadas na coluna Legends & Lore:

“Agora é hora de se concentrar muito mais no futuro do jogo. Monte tem um pedigree de design inigualável no campo de RPG, e por essa razão que nós o trouxemos a bordo, para trabalhar com Pesquisa & Desenvolvimento com a intenção de tornar D&D o maior RPG que o mundo já viu”

Gustavo “Sembiano” de Souza
Publicado originalmente no site RPG Arautos
Republicado com consentimento.

***

Share This Post
3 Comments
  1. Essa ideia de unificação de edições, se der certo e for bem feita, seria genial

  2. 5 ediçao….bem que um amigo nerd e gordo me avisou….

  3. Este é o caminho para 5ª edicao, sem duvida alguma!. Infelizmente a hasbro não foi feliz na sua 4ª ed. seja no jogo em si, no GSL. Sucesso na 5ª em breve em 2012-13.

Leave a Reply