D&D Next Perguntas e Respostas (09/08/2012)

Nesta semana as perguntas e respostas estão focadas no artigo sobre a “Superioridade de Combate” visto na semana passada e pelo visto, gerou uma boa discussão.

Mas deixo meus comentários para o final.


Artigo de 09/08
Autor: WotC Rodney
Tradução Fabrizio Guzzon

1) Mike havia mencionado que os dados da Superioridade de Combate podem ser usados para causar mais dano, reduzir dano, defender um aliado e outros truques interessantes em combate. Vocês podem nos dar alguns outros exemplos de outros truques que vocês estão desenvolvendo agora?

Claro. Neste momento nós estamos estudando a capacidade de derrubar e empurrar pessoas, (pense no Maré de Ferro da 4ª edição), para se mover no campo de batalha, ou ainda, realizar uma série de ataques rápidos que causam menos dano, mas sendo capaz de atingir vários inimigos com um único ataque, ou aproveitar quando um inimigo erra o ataque para realizar um contra ataque, e assim por diante. Ainda estamos trabalhando nos detalhes em como muitos destes usos irão funcionar, mas achamos que há um grande potencial para a construção de seu próprio estilo de luta baseado em como você usa seus dados.

2) Quão rapidamente um guerreiro será capaz de emular vários estilos de luta? Por exemplo, um guerreiro de nível 1 pode escolher usar a superioridade de combate em combate para causar mais dano em uma rodada e, em seguida, defender um aliado próximo? Ou esta versatilidade é algo que vem depois de alguns níveis?

Cada guerreiro começa com dois usos padrão dos dados: Adicionando dano em seus ataques e reduzir os danos dos ataques recebidos. Nós também estamos avaliando em disponibilizar um terceiro uso logo no inicio, baseado no estilo de luta que você selecionou. Conforme você ganha níveis, periodicamente você terá acesso a novos usos para os dados de superioridade  de combate. Assim, você provavelmente terá uma variedade crescente de opções, só precisa ajustar a quantidade correta de opções para um personagem de nível 1. Felizmente, temos muitos jogadores ativos nos playtests que vão nos ajudar a coletar dados sobre o que realmente é que o número correto.

3) O que os dados de superioridade de combate do guerreiro representam no contexto do mundo do jogo?  Como você acha que eles seriam descritos na seção de descrição da classe?

A Superioridade de combate e os dados que eles fornecem são a representação do foco ativo de um estilo de luta. Quando dois espadachins se enfrentam em um duelo, eles (muitas vezes inconscientemente) deslocam sua atenção entre o movimento dos pés, ataques, defesa, prevendo qual o próximo movimento do seu oponente e assim por diante. Guerreiros iniciantes não conseguem dividir sua atenção em tantas direções. Eles ainda serão, mesmo com seus conhecimentos iniciais, melhores do que de outras pessoas, mas eles não podem se concentrar em tantas variáveis diferentes, como um lutador mais experiente pode.

Conforme um guerreiro ganha níveis, ele ou ela aumenta não somente a habilidade no uso da arma (representado pelo aumento do valor do dado), o guerreiro também aprende a dividir sua atenção entre vários aspectos da luta (representado por ganhar mais dados). Além disso, em muitos casos, o guerreiro aprende a concentrar-se mais intensamente em uma tarefa específica, ou executar manobras mais complexas do que fosse possível quando ele ou ela era menos experiente. Assim, o guerreiro aprende novas técnicas (novos usos para os dados) e também aprende como usar manobras já conhecidas de maneira que eram anteriormente além da sua capacidade (maiores valores numéricos de dados).


Pelo visto o artigo sobre a Superioridade de Combate gerou dúvidas e comentários entre os leitores e jogadores de D&D.

Eu creio que a primeira pergunta é que traz mais informações interessantes neste artigo. Os estilos de combate estão trazendo um nível de opção para o guerreiro que não havia antes, movimentar inimigos, defender aliados, atacar uma quantidade maior de inimigos ou realizar um contra ataque com base no erro de um inimigo.

Estas informações já demonstram que o guerreiro vai passar a realmente cumprir o papel de homem de armas no jogo, trazendo variedade de ações e podendo ser sim um personagem que traz características icônicas.

 Fabrizio Guzzon

Share This Post
3 Comments
  1. Parece estar bom. Quero ver tbm as outras classes.

  2. Saiu um artigo sobre as mudanças que eles fizeram para o playtest que foi disponibilizado esta semana, neste artigo tem algumas informações sobre ladinos, magos e clérigos.

    Assim que traduzir vou colocar na RedeRPG e devo avaliar o novo playtest tbm, assim que tiver tempo.. ;)

  3. Salve Guzzon,

    Pedi ao Tzmisce para fazer uma avaliação do playtest tb e ela entra no ar no próximo domingo. Mas você também pode (e deve) fazer a sua! :) Quanto mais material tivermos melhor!

Leave a Reply