Pathfinder: A Evolução das facções

Quase um ano se passou desde que introduzimos as “check boxes” nas ‘reporting sheets dos cenários de Pathfinder Society Organized Play. Talvez você não tenha tido a oportunidade de ser o Game Master de um dos cenários da 5º temporada, então me deixe recapitular a ideia. Quase todo cenário na 5º temporada teve uma caixa com espaços para serem assinalados, nomeados de “A” à “D”, e ao final de cada cenário, instruções de quais deveriam ser preenchidos, dependendo do que acontecesse na aventura. Os personagens se aliaram com o Time 1? Marque a opção “A”. Se aliaram ao Time 2? Marque a opção B. Se por acaso eles destruíram os times 1 e 2, marque “C” ou “D”, respectivamente.

Os resultados dessas opções marcadas são usados quando o organizador do evento reporta as aventuras online, e nós estivemos usando essa informação para assistir as misturas e formas na medida em que a storyline se altera de modos cada vez mais visíveis. Por exemplo, a facção de Qadira tem recrutado vários parceiros comerciais ao longo do último ano, mas algumas rivalidades com um ou outro levaram os personagens a escolher favorecer uma ao invés de outra. Quando eu olhei para os números reportados de um cenário anterior, eu vi que dois desses parceiros estavam empatados pescoço a pescoço, então eles voltaram para um desempate em um outro cenário.

Outro exemplo envolveu escolher aonde construir um acampamento, e após coletar as informações por alguns meses, eu vi que havia um local favorito para isso. Aquela escolha decidiu o curso de um cenário recente. Mesmo parecendo assuntos inócuos como um NPC sobrevivendo a um cenário, permite a você moldar as futuras aventuras quando determinamos quais vilões ainda estão lá for a cultivando uma contenda.

Informações como estas também contribuem para a evolução das oito facções de Pathfinder Society ainda ativas. Lá atrás, em 2013, nós revelamos que os interesses das facções poderiam mudar com o tempo. Na verdade, baseado na storyline, decisões de personagens, e o feedback dos jogadores, até mesmo o alinhamento da facção e o seu líder pode mudar. Ao longo de “Year of the Demon” (O ano do Demônio – título da quinta temporada), as cinco facções originais se distanciaram de suas respectivas nações—algumas afastadas por problemas internos e outras, impulsionadas para pastos mais verdes. Sem dúvidas muitos de vocês testemunharam esses eventos através da temporada, e os posts posteriores do blog revelarão os verdadeiros interesses das facções e suas novas faces.

É claro, qualquer conversa sobre mudanças nas facções erguem perguntas. A minha facção vai mudar? E se eu não gostar do que está acontecendo com minha facção? Eu posso mudar de facção livremente? Quanto tempo eu tenho para mudar de facção? Em breve nós estaremos voltados a tornar quaisquer transições o mais razoável, indolor, e junta possível. Nós vamos fornecer mais detalhes na medida que nos aproximamos da nova temporada.
Bons jogos.

Ilustração por Damien Mammoliti

Ilustração por Damien Mammoliti

John Compton and Mike Brock
Desenvolvedor e coordenador da Campanha Pathfinder Society.

Tradução: Jorge Caffé
Equipe REDERPG

Share This Post

Leave a Reply