Vampiro 5ª Edição: Vamos falar de Disciplinas? Fortitude, Metamorfose e Ofuscação

Continuando com as postagens que falam um pouco sobre cada nível das Disciplinas do Vampiro 5ª edição. Vocês podem conferir a primeira parte dessa série no link abaixo:

Animalismo, Auspícios e Dominação

Fortitude

Assim como na edição de 20 anos (depois chamada de 4ª Edição), as disciplinas físicas receberam mais atenção do que simplesmente um efeito físico melhorado a cada novo nível.

Fortitude é a disciplina dos vampiros mais velhos. Afinal, se não puder prever um conflito, deve ser importante ao menos sobreviver ao mesmo.

Seu uso pode ofender drasticamente a Máscara, mas pode ser tão estranho que as pessoas se perguntarão: “será que vi isso mesmo?”

Nível 1
Resiliência –
O vampiro adiciona mais níveis de vitalidade igual ao seu valor de Fortitude. Aguentando muito mais porradas.

Mente Inabalável – Agora receba os seus valores de Fortitude em dados extras para resistir a qualquer tipo de coerção, intimidação ou sedução, natural ou mística. Sensacional!

Nível 2
Dureza –
Como uma parede de pedra, sempre abate seu valor de Fortitude de dados superficiais antes de dividir pela metade. Então, imagine que você não tem Fortitude e sofreu 10 de dano superficial. Divide pela metade e marca 5. Agora imagine que você tem 3 de Fortitude. Abate 3, sobra 7, pela metade sofre apenas 3 pontos de dano.

Feras Resistentes – Esse nível requer Animalismo 1. O vampiro consegue estender seu poder para animais, familiar ou não. Eles ganham níveis de vitalidade adicional igual ao seu valor de Fortitude.

Nível 3
Desafiar a Maldição –
Agora o vampiro consegue converter algum dano agravado (incluindo fogo ou sol) em superficial. Mas não por ataque ou turno, e sim por cena. Use com sabedoria.

Reforçar a Muralha Interior – Aqui o vampiro consegue anular, zerar sua mente, como se não houvesse nada a ser sondado ou espionado por Auspícios por exemplo.

Nível 4
Fórmula da Resistência –
Aquele que beber do sangue do vampiro ganha metade dos poderes de Fortitude por algum tempo.

Nível 5
Pele de Mármore –
Ignore a pior ou primeira fonte de dano de um turno. Simplesmente ignore. Você só sofrerá dano contra vários oponentes.

Proeza da Dor – O vampiro é uma máquina que não sente dor e por isso não tem penalidade por ferimentos, além disso, quanto mais apanha mais forte ele fica, ganhando dados bônus.

Metamorfose

Um dos poderes mais clássicos dos vampiros é sua capacidade de mudar de forma. Um poder extremamente poderoso e danoso à Máscara.

Nível 1
Olhos da Besta –
Ignora escuridão e ganha bônus em intimidar devidos olhos que brilham em vermelho.

Peso da Pena – A massa do vampiro pesa muito pouco, como se ele fosse um gato. Conseguindo andar sob cabos, telhados ou neve. Isso aqui somado à Potência é capaz de feitos incríveis!

Nível 2
Armas Selvagens –
Suas armas naturais se expandem, garras, presas e outros. Poderosa contra vampiros e mortal contra humanos.

Nível 3
Fusão com a Terra –
O vampiro consegue mergulhar na terra.

Transformação – Agora o vampiro pode assumir a forma de um animal com aproximadamente a sua mesma massa original. Normalmente só uma forma, mais conectada ao seu clã, fonte de alimento ou localidade. Ele assume uma ficha nova, equivalente ao animal, que tem todas as características de um animal mundano.

Nível 4
Alomorfia –
Esse nível pede que você tenha como requisito o nível Transformação. Agora você pode ter mais de um animal e permite que você mude seu tamanho. Por exemplo, um morcego gigante.

Nível 5
Forma de Névoa –
O lendário poder da forma brumosa. Uma névoa que passa por praticamente qualquer lugar.

Coração Sem Grilhões – O interior do vampiro, suas vísceras e entranhas são gelatinosas e seu coração movimenta-se livremente, sendo absurdamente difícil de ser estacado.

Ofuscação

Nas mãos dos vampiros mais perigosos ou ardilosos, essa disciplina pode colocar sua vida em risco. Seja pelo fio da lâmina ou por verdades descobertas.

O poder tem sua fonte usando o ambiente e através de uma hipnose de baixo nível. Mas é importante lembrar que Ofuscação falhará caso o alvo não puder ignorar, caso seja evidente demais, ou caso ele não tenha para onde fugir. O mesmo serve para ações violentas, falar alto, fracassar em arrombar uma porta, brandir uma arma para atacar. Máquinas e câmeras os veem completamente. Por fim, um vampiro com Sentir o Invisível (Auspícios 1) pode tentar detectá-lo.

Nível 1
Manto das Sombras –
Ficando imóvel, o vampiro se mistura ao ambiente se tornando invisível.

Silêncio da Morte – Importado da antiga Quietus (os efeitos da antiga Quietus estão “dentro” de Feitiçaria do Sangue), esse poder silencia completamente o usuário, anulando todos os sons emitidos por ele. Não engana microfones e coisas eletrônicas.

Nível 2
Passagem Invisível –
Agora você pode se mover enquanto oculto. Não pode emitir cheiros fortes ou falar mais alto que sussurros. Não pode desaparecer se estiver ativamente sendo observado.

Nível 3
Fantasma na Máquina –
O vampiro não aparece claramente em imagens gravadas ou fotos. Tudo vai aparecer borrado, fora de foco, com ruído.

Máscara das Mil Faces – Você toma para si a imagem de um estranho qualquer que seja esperado estar presente naquela área. Logo, ao assumir a aparência de um segurança, você poderá transitar por todos os lugares onde ele seria aceito.

Nível 4
Ocultamento –
O vampiro consegue ocultar um objeto inanimado como uma porta, carro ou casa pequena. O objeto não pode se mover, não é a ideia. Mas sim transformar um lugar em algo nulo.

Desaparecimento – Este nível tem Manto das Sombras como requisito. Agora o vampiro pode ativar Manto das Sombras e Passagem Invisível mesmo enquanto estiver sob observação direta. Só pode ser feito uma vez por cena e humanos são capazes de esquecer totalmente que viram o vampiro naquela noite.

Nível 5
Cobrindo o Grupo –
O vampiro cria um manto que pode cobrir vários outros alvos voluntários. Se os encobertos forem revelados, os outros permanecem ocultos. Mas se o vampiro provedor for, todos serão vistos.

Disfarce do Impostor – Precisa de Máscara das Mil Faces como requisito. Com algum preparo, o vampiro pode se transformar em qualquer indivíduo. É preciso estudar o alvo, além de encontrar alguma familiaridade entre vocês.

A terceira e última parte falará de Potência, Presença e Rapidez na semana que vem!

Por Rafão Araújo

Share This Post

Leave a Reply