Sangue & Glória RPG (resenha)

Uma das características mais marcantes do Apocalypse Engine é o uso das cartilhas. Seu personagem faz parte de um arquétipo maior presente dentro do cenário e, normalmente, você tem uma série de habilidades especiais para esse arquétipo. Isso traz uma vantagem e uma desvantagem aos jogos Powered by the Apocalypse (PbtA). A vantagem é que as cartilhas sempre geram personagens perfeitamente encaixados no cenário, isto é, você não precisa ser expert em Novela Mexicana para criar um bom personagem em Pasión de las Pasiones, as cartilhas fazem isso por você – o que é muito bom. A desvantagem é que a customização do personagem fica limitada. Mesmo em jogos como Blades in the Dark (um herdeiro da Apocalypse Engine e que em breve terá uma resenha por aqui) em que há habilidades o suficiente para ter uma boa customização, é notável que há certa restrição. Isso não chega a ser nem sequer um ‘ponto fraco’ dos jogos desse estilo, faz parte da proposta ser específico.

E por que falar sobre isso? Porque hoje vamos fazer uma breve resenha do brasileiro Sangue & Glória, atualmente em financiamento tardio (Late Pledge) com todas as metas extras já batidas. Sangue & Glória é um jogo de fantasia medieval com uma puxada maior para histórias mais sacrificadas e perigosas. Sendo um PbtA de fantasia medieval, é impossível evitar a comparação ao aclamado Dungeon World e a faremos a fim de mostrar as mecânicas que ditam um ritmo diferente de jogo em um e em outro.

A primeira grande mudança de um jogo para outro e, ao meu ver, a maior virtude de Sangue & Glória é a quantidade absurda de cartilhas de personagens e de habilidades avançadas. Enquanto Dungeon World conta com 8 cartilhas, aqui nós temos 20 classes diferentes com o adicional de que a raça dos personagens não são vinculadas às classes, sendo, portanto, escolhidas separadamente. Cada classe tem tantas habilidades avançadas que é fácil criar ‘sub-classes’ diferentes a partir das escolhas feitas. Na prática, você pode jogar mais de uma vez com a mesma combinação de classe e raça e, ainda assim, ter personagens mecanicamente diferentes. A impressão enquanto lia era que Sangue & Glória unia a maior qualidade do D&D 4.0 com a maior qualidade do Apocalypse Engine: um leque enorme de customização de personagem e um sistema de foco narrativo. Vejo aqui a grande sacada do autor. Com o D&D 5e, é muito difícil que meu anão druida seja diferente do seu anão druida mecanicamente. Em Sangue & Glória isso não só é possível como é provável. Não só pela quantidade de habilidades avançadas que têm as classes, como também pelas próprias raças.

Falemos sobre as raças. O livro traz cinco raças básicas: Humanos, Anões, Elfos, Orcs e Halflings. A única crítica que se pode fazer aqui é a pouca quantidade de habilidades que têm os Humanos e que todas se resumem a pegar habilidades de outras raças ou classes. É ótimo para customização, porém, seria bastante interessante que houvesse realmente habilidades específicas deles, já que as outras raças básicas vem todas com pelo menos 14 habilidades raciais avançadas. Se você ainda acha pouco ter cinco raças, o financiamento conta com o suplemento ‘Raças Exóticas’ que insere mais 35 raças, cada uma com pelo menos 4 habilidades avançadas, algumas com mais. As habilidades cobrem a maior parte dos estereótipos de cada raça, possibilitando termos dois anões com capacidades realmente diversas. Chego a apostar que é possível um grupo formado apenas por personagens de mesma raça completamente diferentes mecanicamente.

Sobre classes, são numerosas: Algoz, Atirador, Bárbaro, Bardo, Bobo, Bruxo, Cavaleiro, Clérigo, Comandante, Druida, Duelista, Fera, Guerreiro, Inventor, Ladino, Mago, Monge, Paladino, Patrulheiro e Xamã. Todas trazem características de classes únicas a serem escolhidas, como sua origem, sua aptidão ou sua motivação. Isso ajuda na construção do histórico do personagem. Bem como todas têm habilidades de Multiclasse. Deixo aqui a menção honrosa para as classes Bobo, inspirada no papel do Bilbo em O Hobbit, e Monge, que parece ser incrivelmente divertida. Aliás, quem lê o material encontrará um sem número de citações e referências nos nomes das habilidades todas. O livro é bastante bom de ler para quem gosta dessas piscadinhas para o leitor.

Para finalizar a questão da customização, a cereja do bolo são as Especializações, que também já estão financiadas. Já são mais de 20 Especializações e mais uma será adicionada a cada quatrocentos e cinquenta reais a mais no financiamento tardio. As Especializações são conseguidas através de gatilhos narrativos e então uma segunda cartilha é adicionada à cartilha da classe do personagem. Para dar um exemplo, com a primeira Especialização, quando seu personagem dominar os fundamentos da alquimia, ele aprende a Criar Poções e se torna um Alquimista, além de sua classe inicial.

Importante frisar que, diante de tantas escolhas, o jogador precisa ser estratégico nelas. A cada nível é possível adquirir uma habilidade avançada, seja racial, seja da classe, seja da especialização. Não dá para ter tudo, por isso é preciso saber o que se quer. Os personagens avançam normalmente até o nível 10 e, caso desejem seguir em níveis épicos, podem avançar até o 15, mas, a partir do nível 11, eles escolhem e adicionam uma nova classe (diferente do Dungeon World que substitui por uma classe nova) e passam a evoluir nela. Portanto, realmente não se pode ter todas as habilidades avançadas, é preciso fazer escolhas.

Mas Sangue & Glória não é apenas sobre customização de personagens. Outra coisa simples de notar é que os personagens começam com bem mais pontos de vida que os personagens de Dungeon World. A proposta do jogo é que, já no nível 1, os protagonistas sejam capazes de enfrentar perigos relevantes. Aqui, porém, vemos porque se trata de um jogo hardcore: enquanto em Dungeon World os personagens ao acamparem recuperam metade dos seus PVs e ao descansarem recuperam todos seus PVs; em Sangue & Glória, eles recuperam CON+1 e CON+4 respectivamente. Do mesmo modo, as magias de cura são um pouco mais restritas que as do primo mais velho. Os personagens são mais resistentes, mas é duro se recuperar. A impressão que dá a leitura do livro é que não será incomum andar por aí sem os PVs completos.

Como esperado, aqui temos Vínculos e Alinhamentos e aprofundar os Vínculos, resolvê-los e interpretar segundo seu Alinhamento dão XP ao final da sessão. Além disso, cada personagem tem uma Natureza, que indica o que é capaz de movê-lo adiante. À primeira vista, é estranho ouvir esse termo oriundo dos cenários do Mundo das Trevas da White Wolf, contudo, é possível ver uma certa sacada na mecânica por trás dele. Em Sangue & Glória, a Natureza é um indicativo de como os outros personagens devem interagir com o seu. Por exemplo, um personagem Estudioso tem sua Natureza ativada quando perguntam a ele algo que ele saiba. Então, não cabe personagem Estudioso ativar esse gatilho, é preciso que algum outro personagem o faça e, ao fazê-lo, quem ativou o gatilho é que ganha XP. E como só é possível ganhar 1 XP por sessão por ativação de gatilho, não vale a pena um único jogador ativar todos os gatilhos do grupo. Mecanicamente é mais interessante que haja uma ‘cadeia’ de ativação, fazendo com que os personagens constantemente interajam uns com os outros. Isso talvez permita e aprofunde os Vínculos com maior intensidade, criando um grupo realmente unido, não só andando juntos.

Você quer jogar com um Loxodon Monge que manipula a Força? Ou quem sabe um Orc Xamã metamorfo? Ou mesmo um Humano Mago que descobriu os caminhos da alquimia? Tudo possível e bem amarrado num sistema focado na narrativa e suficientemente encorpado. Sangue & Glória é um bom exemplar da produção de RPG nacional, já financiado e com valor acessível: por 35 reais é possível adquirir o livro digital junto com todas as metas estendidas alcançadas. É perfeito para convencer aquele seu amigo ou sua amiga que torce o nariz para PbtA, mas curte fantasia medieval; ou mesmo para renovar o fôlego de quem já se divertiu muito com Dungeon World; sem deixar de ser uma boa porta de entrada para quem nunca jogou.

O prazo estimado de entrega dos livros digitais é no fim de julho e dos livros físicos no fim de setembro deste ano. Todos os apoiadores recebem o livro provisório digital para já começarem a jogar assim que apoiam. Se você ainda quer um motivo para apoiar o financiamento tardio, há duas classes especiais a serem distribuídas apenas no financiamento que substituem as classes conjuradoras.

Aproveite o Late Pledge de Sangue & Glória:

catarse.me/sangue_gloria_tardio

Por Yuri Bravos
Equipe REDE
RPG

 

 

Share This Post

Leave a Reply