A volta do Fate RPG por uma nova editora e em novo financiamento coletivo!

Após ser lançado no Brasil, o Fate RPG passou por uma série de incertezas e mudanças de editoras, as quais não conseguiram dar uma continuidade ao sistema. Para alegria dos fãs desse mundialmente aclamado RPG, o Fate agora tem uma editora definitiva no Brasil: a IndieVisivel Press, que lançou o excelente iHunt em português, o qual usa o sistema Fate, e agora traz de volta o sistema e suas três versões em um novo financiamento, na modalidade Flex. Ou seja, o lançamento dos livros está garantido pela editora. Confira a seguir!

Fate Básico – Viva em mundos infinitos

Um sistema de rpg para você criar mundos infinitos, com um sistema flexível e potente

Fate é criatividade, liberdade e inovação. É um jeito novo de pensar suas mesas de RPG, e em como o que importa é o que seus personagens fazem da maneira mais divertida e cinematográfica possível. Usando a sua imaginação como força motriz, esse jogo lhe dará as regras necessárias para criar mundos e aventuras infinitas.

Quer adaptar aquele filme fantástico que você viu, mas não tem um RPG por aí? Está querendo adaptar aquele livro fantástico que você leu, mas que saiu para um sistema que não faz sentido nenhum? Fate é sua solução! Não é à toa que ele foi o vencedor do prêmio Ennies em 2014, considerado o Oscar do RPG, nas categorias melhor jogo e melhores regras.

Escolha sua Habilidade, role sua abordagem ou use um Ponto de Destino! Não importa se você quer um futuro distópico onde um pai protege uma órfã ou uma galáxia onde robôs gigantes lutam em combates por território numa guerra por um sistema capitalista falido, ou ainda se você faz parte de um Bureau de Investigações Temporais. Com Fate, sua aventura começa agora!

APRENDENDO O BÁSICO

A base da construção dos personagens e das histórias em Fate são os Aspectos, Habilidades e Manobras.

O Aspecto dita as principais características que definem seu personagem, como Gatilho Mais rápido do Oeste, Melhor Piloto da Galáxia ou Mais Esperto da Minha Rua.

Habilidades medem o quão bem você faz algo, como Sobrevivente ou Hacker. Cada Habilidade representa algo no que você é bom, desde uma profissão ou uma perícia que seja importante para você. O livro Fate Sistema Básico tem uma grande lista de Habilidades e dicas de como criar as Habilidades adequadas para o seu cenário de jogo.

Já as Manobras são feitos únicos do seu personagem, algo como Corte Destruidor de Montanhas ou Quebrar Código de Segurança, podendo simbolizar poderes únicos e até magias! Cada Manobra adiciona algo especial e diferente para seu personagem. Elas são um grande trunfo durante suas aventuras.

Outro ponto importante são os Pontos de Destino, que dão aos jogadores a possibilidade de alterar a história, contribuindo com as reviravoltas características do jogo. Utilizando Aspectos e Pontos de Destino, tanto os jogadores como o Mestre tem mais gerência sobre o Destino de seus personagens.

Quando algo não sai como você espera, você pode Invocar um de seus Aspectos para mudar o resultado positivamente a seu favor, assim gastando um Ponto de Destino; contudo, outros podem realizar um Chamado para ressaltar o lado negativo do seu aspecto, trazendo dramaticidade para cena, assim você pode ganhar um ponto de Destino e aceitar uma complicação gerada pelo seu Aspecto.

O sistema Fate utiliza os Dados de Destino, que possuem seis lados e contam com os símbolos Mais (+), Menos (-) e Neutro ( ), trazendo uma nova dinâmica para as rolagens do jogo. Esses dados também são conhecidos como dados fudge. Mas não se preocupe se não tem um kit desses dados! Você pode garantir o seu kit aqui no financiamento, ou pode ainda usar simples dados de seis lados, com 1 e 2 simbolizando Menos (-), 3 e 4 simbolizando Neutro ( ), e 5 e 6 simbolizando Mais (+).

Um rolamento em Fate normalmente irá incluir um conjunto de 4 Dados de Destino e um ou mais bônus vindos de suas Habilidades, Manobras ou Invocações e Chamados. Você normalmente irá rolar os dados quando quiser: Superar um obstáculo; Criar uma vantagem para seu personagem; Atacar alguém; ou se Defender de um ataque. Todos os rolamentos terminarão derivando dessas 4 ações primárias.

OS TRÊS FATES

Diferente de outros jogos onde você precisa de três livros para jogar, aqui você só precisa de um. Mas pode escolher entre três!

Fate possui diversas abordagens para que tanto jogadores novatos como experientes possam aproveitar esse sistema de RPG focado na narrativa.

Você pode querer ter diversas ferramentas para começar a criar um cenário ou até um jogo próprio seu, e o Sistema Básico é a escolha perfeita para você. Com mais de 300 páginas, esse livro possui tudo que um jogador e mestre precisam, além de mecânicas e dicas para modelar o jogo às suas necessidades mais criativas e fantásticas.

O Sistema Básico terá o formato 15x23cm, mais de 300 páginas em papel couchê 115g e capa dura.

Claro que você também pode querer um jogo mais rápido e pronto para pegar e jogar. Aqui, recomendamos o Fate Acelerado. Com algumas diferenças em como ver o jogo, mudando as Habilidades para uma visão mais abrangente em Abordagens, o Fate Acelerado é perfeito para quem quer começar a jogar e criar em Fate para ontem!

Fate Acelerado terá o formato 15x23cm, aproximadamente 48 páginas em papel couchê 115g e capa cartão.

Algumas pessoas querem regras mais enxutas e direto ao ponto. Isso não significa somente simplicidade, mas também um grande foco. Fate Condensado é uma boa saída para você. Ele reúne anos de experiência da equipe criativa por trás de Fate para gerar um livro compacto, mas ainda com todo o poder do Sistema Básico.

Fate Condensado terá o formato 15x23cm, mais de 60 páginas em papel couchê 115g e capa cartão.

Os livros irão receber capas exclusivas para o lançamento no Brasil. O financiamento começa com a capa do Fate Sistema Básico liberado e iremos liberar em breve a do Fate Acelerado e do Fate Condensado!

Para participar do financiamento, basta ir no link a seguir:

catarse.me/faterpg

 

Share This Post

Leave a Reply