Numenera RPG (resenha)

Para quem ficou preso ou perdido em alguma masmorra nos últimos dois anos, Numenera é o grande lançamento de Monte Cook, que foi um sucesso de aceitação no Kickstarter: dos US$ 20.000,00 pedidos para financiar o livro básico, foram arrecadados US$ 517.255,00! Com isso vários outros livros foram incluídos no objetivo original da campanha, como aventuras, o Guia do Mundo, o Guia de Tecnologia e outros. Atualmente, diversos outros produtos compõem a linha de produtos de Numenera. E o melhor de tudo: após um bem sucedido financiamento coletivo também aqui no Brasil, ele está sendo lançado em português pela New Order Editora!

Tempos atrás…

Na introdução do livro, Monte Cook, autor famoso por participar do clássico Planescape, da 3ª edição do D&D e pelo gigantesco cenário da cidade de Ptolus, conta que Numenera é a realização de dois sonhos antigos.

Primeiro, um jogo onde os jogadores decidiriam quanto esforço eles poriam em cada ação (uma das mecânicas básicas do sistema) e que fosse mestrado e jogado como os jogadores realmente mestram e jogam.

Segundo, uma ambientação que fundisse fantasia e ficção científica de maneira tal que se parecesse fantasia, mas seria ficção científica, ou ao contrário. Para isso, se inspirou na célebre frase de Sir Arthur C. Clark: “qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia”.

Esses dois sonhos se realizam em Numenera!

Tempo à frente…

Um bilhão de anos no futuro a Terra será muito diferente. Oito mundos existiram antes deste. Cada um durou muitos milênios, nem todos foram humanos, mas todos tiveram seu ápice e entraram em decadência. Esses mundos desvendaram os mistérios do mundo, do tempo e do espaço!

Agora o chamado Nono Mundo vive sobre os restos dessas eras passadas, principalmente as últimas quatro, num mundo onde toda a Terra foi modificada, refeita, onde máquinas antiquíssimas ainda funcionam enterradas fundo no subsolo esperando serem descobertas. Onde restos de tecnologias desconhecidas são recuperados e transformados em recursos e vantagens para as novas civilizações, onde nano-espíritos flutuam pelo planeta e podem ser controlados.

Mas não só humanos existem no Nono Mundo, e muitos que se julgam humanos também não o são! Alienígenas de outros planetas e dimensões habitam a Terra, assim como criaturas manipuladas geneticamente e seus descendentes.

A Terra agora tem um único grande continente, e numa grande faixa litorânea à noroeste estão os reinos mais civilizados, formando um conjunto chamado Steadfast, em um nível cultural e tecnológico basicamente medieval. Mas esses reinos abrigam grandes mistérios e várias tecnologias. Além deles está o Beyond, um vasto lugar desconhecido onde coisas e criaturas ainda mais fantásticas esperam para serem descobertas!

Tudo isso é Numenera!

Jogando no Nono Mundo

O sistema, chamado Cypher System, gira em torno de uma escala de dificuldade, de 1 a 10, em que cada nível tem um numero-alvo igual a 3 vezes ele a ser comparado com 1d20. Por exemplo, uma dificuldade nível 3 tem um número-alvo de 9 no d20. Essa escala mede desde dificuldades de ações ao nível de equipamentos e de adversários e criaturas, que podem ser definidas apenas pelo nível e pela descrição dela! Ao resolver a ação, seja de combate, investigação ou qualquer outra, o personagem pode reduzir o nível de dificuldade com suas habilidades, equipamentos e gastando Effort, que se faz usando pontos das suas pilhas de Might, Speed ou Intelect, conforme o tipo de ação. Se chegar a zero o sucesso é automático. Ou seja, ao enfrentar um adversário de nível 5, por exemplo, essa dificuldade pode ser reduzida pela habilidade, equipamentos e Effort e chegar a 2, sendo necessário rolar 6 ou mais no d20 ou invés dos 15 ou mais originais. Ao tirar 19 ou 20 no dado, coisas especiais podem acontecer, assim como tirar 1. Essa simplicidade acaba por favorecer a narrativa das ações, mas sem sacrificar tanto do crunch. Outro ponto importante é que apenas os jogadores rolam dados, liberando o Mestre para se preocupar com a história e a narrativa em andamento!

Numenera imagem

A criação do personagem também é muito interessante. Escolhendo um Descriptor, um Type e um Focus se cria uma frase que descreve sucintamente seu personagem: “I am a {Descriptor} {Type} who {Focus}”. Os Descriptors são adjetivos como Forte, Charmoso, Místico, etc. Os Types são como as 3 classes do sistema: Glaive, focado em combate; Nano, com habilidades sobrenaturais, chamado muitas vezes de bruxo e feiticeiro pelos habitantes do Nono Mundo; e o Jack, com uma enorme gama de perícias e habilidades. Já os Focus dão a característica única de cada personagem, com habilidade e poderes que os diferenciam dos outros, como Controlar a Gravidade, Liderar, Criar Ilusões, Usar duas Armas e outras. Assim podemos criar frases como: “I am a Charming Jack who Murders” ou “I am a Strong Glaive who Controls Beasts“.

Os personagens evoluem ganhando pontos de XP, que também podem ser usados para rolar um dado novamente ou comprar habilidades especiais durante o jogo, e umas das formas mais originais de ganhar XP é através do GM Intrusion! Esta mecânica permite ao Mestre (GM) interferir nas ações dos personagens, oferecendo novas dificuldades em troca de XP para ele e outro jogador à escolha dele. Isso cria uma dinâmica interessante em que o Mestre pode infernizar a vida dos personagens, mas os jogadores estarão adorando porque estarão ganhando XP por isso e, logo, novas habilidades. Outra forma de ganhar XP é através de descobertas: nada de ganhar XP por vencer os adversários, nesse jogo o combate mesmo nem é necessário! O importante e o incentivado é desvendar os mistérios e o fantástico do mundo.

Cyphers

O mais importante do sistema e do jogo, que dá nome ao sistema, são os Cyphers! Cyphers, assim como os Artifacts, são equipamentos criados a partir dos restos de tecnologia das outras eras e usados para diversos objetivos que raramente eram os pensados originalmente. Cada Cypher pode ser usado apenas uma vez e vai dar ao pesonagem uma variedade ilimitade de poderes e habilidades de uso único (ou múltiplos, no caso de Artifacts), mas que podem ser encontrados e montados frequentemente com a quantidade enorme de resquícios do passado encontrados a cada passo no Nono Mundo. Assim seu personagem hoje pode ter poderes de cura, de voo, um projetor de raios e amanhã serão outros totalmente diferentes. Ao invés de causar um desequilíbrio ou confusão durante o jogo, isso torna cada sessão de jogo inesperada e divertida como não se costuma ver em muitos RPGs!

Conclusão

Eu tive várias oportunidades de jogar e mestrar Numenera, e tanto o sistema como a ambientação funcionam muito nem juntos! O sistema não fica quase nada no caminho da narrativa do jogo e a ambientação favorece muito a criação desse clima de fantástico, misterioso e deslumbrante de um futuro em que cada passo na vida pode trazer novas descobertas. Cada seção de jogo é única e não tem como cair na mesmice!

O livro é muito nem diagramado e ilustrado, além das regras e da ambientação em detalhes, traz um conto introdutório, exemplo de jogo, guia para preencher a ficha e criar o personagem, dicas para mestrar criar o clima do jogo, criaturas e quatro aventuras excelentes e a lista dos participantes do Kickstarter (meu nome está lá!!).

Por Gustavo “Guggawitze” Martinez
Equipe REDE
RPG

Notas (de 1 a 6)
Layout/Arte:
6 (A diagramação é ótima, com links laterais que indicam a página das referências. As ilustrações mostram bem o clima da ambientação e te transportam para o Nono Mundo!)
Texto: 5 (Em geral o texto é muito bom, mas em algumas partes deixa uma interpretação duvidosa sobre as regras.)
Conteúdo: 6 (O livro traz tudo que precisa para se jogar durante muito tempo, além das quatro aventuras de exemplo, traz inúmeros ganchos e ideias.)
Nota Final: 6 (Os pequenos problemas no texto não tiram o capricho e a preocupação com Mestres e jogadores visível em cada parágrafo!)

MCG-Numenera-Cover-Corebook

Share This Post

Leave a Reply