D&D 5ª Edição: Jogando com Classe: Ladino

Este é o nono capítulo da série Jogando com Classe, que estou escrevendo para ajudar os jogadores a criarem personagens que sejam efetivos no momento do combate. Este artigo é sobre o ladino. Para ver os capítulos anteriores, acesse os links abaixo:

D&D 5ª Edição: Jogando com Classe: Bárbaro

D&D 5ª Edição: Jogando com Classe: Bardo

D&D 5ª Edição: Jogando com Classe: Clérigo

D&D 5ª Edição: Jogando com Classe: Druida

D&D 5ª Edição: Jogando com Classe: Guerreiro

D&D 5ª Edição: Jogando com Classe: Monge

D&D 5ª Edição: Jogando com Classe: Paladino

D&D 5ª Edição: Jogando com Classe: Guardião (Ranger)

Premissas

• Vou me ater apenas às opções apresentadas no Player’s Handbook.
• Não vou abordar a opção de multiclasse.
• Como não temos uma tradução oficial para a 5ª Edição e os jogadores podem não estar familiarizados com os termos das edições anteriores, vou me referir aos termos em inglês ou colocá-los entre parênteses para facilitar a vida dos jogadores.
• As opções apresentadas não são as únicas possíveis, apenas são otimizadas para desempenhar certos papéis dentro do grupo de jogo.

Conceitos

Para facilitar o entendimento, vou separar os tipos de personagens em quatro papéis, onde cada papel exerce uma função dentro do grupo. A 5ª Edição do D&D não se refere a esses papéis em momento nenhum, até porque a intenção do jogo é dar total liberdade para os jogadores criarem os personagens da forma que desejarem, mas acredito que isso vai ajudar a direcionar a escolha do tipo de personagem com que se quer jogar.

Apoiador – a função do apoiador é dar suporte aos outros personagens, fazendo com que eles cumpram sua função com maior eficiência. Esses personagens podem atuar tanto na linha de frente quanto na retaguarda, curando e protegendo os aliados enquanto atrapalham os inimigos, tornando-os menos efetivos ou alvos mais fáceis.
Atacante – a função do atacante é causar uma grande quantidade de dano no adversário, possivelmente o abatendo, ou ao menos o deixando à beira da morte. Esses personagens podem atuar tanto na linha de frente quanto na retaguarda, mas devem escolher onde querem atuar desde o princípio para poder focar suas habilidades.
Controlador – a função do controlador é dominar o campo de batalha, cadenciando o andamento do combate. Geralmente atuando na retaguarda, o controlador consegue eliminar diversos adversários mais fracos ao mesmo tempo, deixando seus companheiros se concentrarem nas maiores ameaças, ou podem enfraquecer o inimigo, confundi-los ou mesmo barrar o seu avanço.
Defensor (Tanque) – a função do defensor é atuar na linha de frente do combate, atraindo para si os golpes dos adversários mais fortes e sobrevivendo a eles. Além de terem atributos e habilidades de defesa, estes personagens precisam ameaçar suficientemente os adversários para se manterem como os alvos principais.

O LADINO

À primeira vista, o nome dessa classe pode induzir o jogador a achar que se trata de uma classe para personagens exclusivamente desonestos, mas não é bem o caso. Não que isso esteja muito longe da verdade, uma vez que o ladino usa artimanhas e trapaças para atingir seus objetivos, mas nem por isso ele precisa ser maligno. Assim como o guerreiro, a classe do ladino abrange uma grande diversidade de arquétipos possíveis, alguns remetendo a atividades ilícitas, como assassino, batedor de carteiras, charlatão e espião, e outros remetendo a atividades mais nobres, como batedores, exploradores, investigadores. Enquanto o tipo de arma ajuda a definir o guerreiro, o que define o ladino é a forma como ele usa as habilidades a seu dispor.

Alguns personagens desta classe podem preferir se especializar nas habilidades de furtividade e enganação, outros podem preferir as habilidades de roubo, enquanto outros podem favorecer as habilidades para explorar ruínas abandonadas e evitar armadilhas. Como as habilidades de ladino estão enraizadas no imaginário popular, existem diversos personagens na literatura que usam de sua astúcia ao invés da força bruta para perseverar, mesmo que seu objetivo não seja exatamente o bem comum. O hobbit Bilbo é chamado de ladrão pelos seus companheiros anões por causa de suas habilidades furtivas, e por isso é enviado para dentro do covil do dragão Smaug para roubar seu tesouro. O assassino Ezio Auditore da franquia Assassin’s Creed é um bom modelo para este tipo de arquétipo, pois não é uma pessoa inerentemente maligna, apesar de sua ocupação. O homem sem face Jaqen H’ghar é um bom exemplo de personagem que usa disfarces para se infiltrar em lugares onde se encontram seus objetivos.

Seja qual for o arquétipo, um ladino vai evitar a todo custo o combate direto, preferindo usar suas artimanhas para emboscar sua vítima. Esta é uma classe focada no ataque, causando uma quantidade enorme de dano naquelas vítimas que ele consegue surpreender.

Atributos

Como todas as classes marciais, o ladino também pode escolher entre a Força (STR) ou a Destreza (DEX) como seu atributo principal. Uma vez que a característica principal da classe, o ataque furtivo (sneak attack), só pode ser utilizada com armas com a propriedade ágil (finesse) ou à distância (ranged), escolher a DEX faz mais sentido na maioria dos casos, pois esse atributo também rege as perícias Prestidigitação (sleight of hand) e Furtividade (stealth), muito importantes para esta classe. Se o atributo principal escolhido foi a DEX, o atributo secundário pode ser a Inteligência (INT) ou o Carisma (CHA), dependendo da forma como o ladino vai atuar.

Se ele for um espião, que engana e se passa por outra pessoa, ou escolher a subclasse de Assassino, o CHA deve ser escolhido. Se ele for um explorador, que se aventura por locais abandonados, ou escolher a subclasse Trapaceiro Arcano, a INT deve ser favorecida. Se o atributo principal for a Força, a atributo secundário deve ser a DEX. Como atributo terciário, a Constituição (CON) só deve ser escolhida caso o personagem seja um ladino de STR ou vá atuar na linha de frente do combate, caso contrário pode deixá-la como o quarto atributo, preferindo a INT ou o CHA que não foram escolhidos anteriormente, ou mesmo a Sabedoria (WIS). Para os ladrões de DEX, a STR pode ser deixada como último atributo, a não ser que o ladino queria ser bom em escalar ou selecionar a subclasse Ladrão, e assim pode fazer dele o quinto ou mesmo o quarto atributo.

Considerando a opção de valores fixos de atributos, a distribuição inicial ficaria assim:

[Ladino de Força]

STR 15 (+2) – DEX 14 (+2) – CON 13 (+1) – INT 8 (-1) – WIS 10 (0) – CHA 12 (+1)

[Ladino de Destreza]

STR 8 (-1) – DEX 15 (+2) – CON 12 (+1) – INT 14 (+2) – WIS 10 (0) – CHA 13 (+1)

Raças

Os anões (dwarves) são um povo com inclinação ao alinhamento leal, formando sociedades bem organizadas, chegando ao cúmulo de algumas sociedades erigirem suas cidades seguindo padrões específicos e com muitas leis. Por isso, essa raça não parece combinar muito com o estereótipo básico da classe do ladino, mas nada impede de um ladino perseverar como um batedor ou explorador, ainda mais entre uma raça que vive no subterrâneo. No entanto, o apreço dos anões por metais valiosos e gemas preciosas pode se transformar em cobiça em alguns indivíduos e, por isso, mesmo a cidade anã mais segura pode abrigar uma facção de gatunos ou mesmo de assassinos. Os anões não possuem bônus de atributo que favorecem a classe, mas o bônus de CON é uma boa opção para os ladinos que vão atuar na linha de frente. Os Hill Dwarves podem ser ladinos DEX razoáveis, mas devem deixar a WIS como atributo terciário para aproveitar o bônus racial. Os Mountain Dwarves devem favorecer o ladino de STR, uma vez que recebem bônus na STR, e a capacidade de usar armaduras médias os tornam mais resistentes no campo de batalha, ao custo de uma menor furtividade.

Atributos atualizados:

[Ladino de Destreza Hill Dwarf]

STR 8 (-1) – DEX 15 (+2) – CON 14 (+2) – INT 14 (+2) – WIS 14 (+2) – CHA 10 (0)

[Ladino de Força Mountain Dwarf]

STR 17 (+3) – DEX 14 (+2) – CON 15 (+2) – INT 8 (-1) – WIS 10 (0) – CHA 12 (+1)

Os elfos (elfs) compõem uma raça de seres que se inclinam fortemente ao caos, valorizando mais a liberdade de escolhas individuais do que o regramento social. Apesar de uma sociedade menos regulada permitir que ladinos sejam mais frequentes entre os elfos do que entre anões, os elfos tem um apreço muito grande pela vida (principalmente da de outros elfos), desta forma dificilmente haverá entre eles indivíduos que queiram prejudicar seus conterrâneos. O assassinato de um conterrâneo elfo é impensável para os indivíduos desta raça e dificilmente esse tipo de atividade prospera em terras élficas. A sociedade drow é totalmente diferente, uma vez que assassinato, contrabando e extorsão são ferramentas comumente utilizadas pelos indivíduos para fazer sua família prosperar e, consequentemente, aumentar sua posição dentro da família. O bônus de DEX dos elfos os torna uma ótima opção para personagens ladinos e cada uma das sub-raças provê habilidades são úteis para os ladinos. Os High Elfs recebem um bônus na INT (inverte-se o valor com a DEX para começar o jogo com dois bônus +3) e um cantrip, sendo uma excelente opção para o Trapaceiro Arcano, além de permitir que o ladrão use o arco longo, melhorando o dano do seu ataque à distância e, consequentemente do seu Ataque Furtivo. Os Wood Elfs recebem um bônus na WIS (coloca como atributo terciário para aproveitar melhor o bônus), que não é tão bom assim, mas as características Fleet of Foot, que aumenta a velocidade, Mask of the Wild, que permite usar a natureza para se esconder e Elf Weapon Training, que permite usar arcos longos, fazem deles uma boa escolha. Os Drow recebem um bônus no CHA (inverte-se o valor com a DEX para começar o jogo com dois bônus +3) e suas habilidades mágicas favorecem a furtividade e enganação, sendo uma excelente opção para o Assassino.

Atributos atualizados:

[Ladino de Destreza High Elf]

STR 8 (-1) – DEX 16 (+3) – CON 12 (+1) – INT 16 (+3) – WIS 10 (0) – CHA 13 (+1)

[Ladino de Destreza Wood Elf]

STR 8 (-1) – DEX 17 (+3) – CON 12 (+1) – INT 14 (+2) – WIS 14 (+2) – CHA 10 (0)

[Ladino de Destreza Drow]

STR 8 (-1) – DEX 16 (+3) – CON 12 (+1) – INT 13 (+1) – WIS 10 (0) – CHA 16 (+3)

Os halflings são pequenos, ágeis e, quando querem, difíceis de detectar, fazendo com que a classe de ladino seja uma escolha natural dos indivíduos desta raça que se aventuram pelas terras dos outros povos. O tamanho diminuto permite com que os halflings consigam se esgueirar por locais inacessíveis para as raças maiores e sair sem que sejam detectados, e por isso são cooptados por indivíduos com as piores intenções. Para a sorte de todos, a maioria dos halflings é movida mais pela curiosidade do que pela ganância, se aventurando pelo prazer da experiência e pelas histórias que poderá contar quando voltar para sua comunidade. No fundo, os halfings não estão interessados em acumular riquezas e para se tornar alguém poderoso e influente, eles só querem usar o dinheiro reunido para ter uma vida de conforto junto a sua comunidade. Os halflings são excelentes ladinos, pois recebem bônus na DEX, e possuem as características de raça Lucky e Halfling Nimbleness que combinam muito bem com o ladino. Os Lightfoot Halflings são a melhor opção de subraça, pois seu bônus de CHA permite inverter o valor com a DEX para começar com dois bônus +3 e se tornar o mestre da trapaça, bem como a característica de sub-raça Naturally Stealthy, muito boa para o ladino que ataca com armas de ataque à distância. Os Stout Halfings também são boas opções, inclusive pode-se inverter os bônus de DEX e CON para iniciar o jogo com dois bônus +3 e colocar o halfling para se aventurar na linha de frente do combate.

Atributos atualizados:

[Ladino de Destreza Lightfoot Halfling]

STR 8 (-1) – DEX 16 (+3) – CON 12 (+1) – INT 13 (+1) – WIS 10 (0) – CHA 16 (+3)

[Ladino de Destreza Stout Halfling]

STR 8 (-1) – DEX 16 (+3) – CON 16 (+3) – INT 13 (+1) – WIS 10 (0) – CHA 12 (+1)

Os humanos são oportunistas, aproveitando todas as chances que aparecem para prosperar. Por este motivo, a classe do ladino tem um grande apelo entre os membros desta raça. Não importa o quão repugnante possa parecer uma atividade, provavelmente existirá um humano disposto a realizá-la, desde que o pagamento valha a pena. Explorador de ruínas, ladrão de tumbas, assassino ou batedor de carteiras, todos os arquétipos de ladino podem ser encontrados no meio das ruas caóticas de uma grande cidade humana, alguns buscando uma oportunidade honesta para progredir enquanto outros se valem da ingenuidade e descuido para tirar vantagem. Os bônus em todos os atributos faz dos humanos uma boa escolha para qualquer tipo de ladino que se queira fazer, podendo inclusive preferir a INT ou CHA em detrimento a CON para começar ao jogo com um bônus melhor. O Variant Human, caso o Mestre permita, pode usar seu bônus em dois atributos para aumentar seu atributo principal (STR ou DEX) e mais o atributo terciário para começar o jogo com mais um bônus +2, a perícia bônus pode ser utilizada para pegar uma que não está disponível para o Ladino e nem para o background escolhido, permitindo uma maior diversidade de habilidades, e o feat inicial faz com que o personagem possa ficar muito bom em uma determinada atividade (a lista de feats recomendados encontra-se na entrada Feats).

Atributos atualizados:

[Ladino de Força Humano]

STR 16 (+3) – DEX 15 (+2) – CON 13 (+1) – INT 14 (+2) – WIS 11 (0) – CHA 9 (-1)

[Ladino de Destreza Humano]

STR 9 (-1) – DEX 16 (+3) – CON 13 (+1) – INT 15 (+2) – WIS 11 (0) – CHA 14 (+2)

[Ladino de Força Variant Human]

STR 16 (+3) – DEX 14 (+2) – CON 12 (+1) – INT 14 (+2) – WIS 10 (0) – CHA 8 (-1)

[Ladino de Destreza Variant Human]

STR 8 (-1) – DEX 16 (+3) – CON 12 (+1) – INT 14 (+2) – WIS 10 (0) – CHA 14 (+2)

Os dragonborns são uma raça de indivíduos geralmente nobres, com cada um dos clãs tendo sua posição dentro da sociedade. Desta forma, é difícil que um clã de dragonborns ladinos prospere, pois sua ascensão depende de passar os outros clãs para trás, não que isso seja impossível, apenas improvável. É mais fácil imaginar ladinos executando diferentes tipos de atividades dentro do clã, como batedores em um clã militar, investigadores em um clã judicial e por aí vai. Não que não possam existir dragonborns ladrões ou assassinos, mas estes têm mais chance de prosperar longe da sociedade dos dragonborns. Os bônus de STR e CHA fazem dessa raça uma ótima opção para um ladino de Força, sendo uma opção muito boa para a subclasse de Assassino. Pode-se deixar o CHA como atributo terciário para começar o jogo com bônus +2. A resistência ao dano também é muito boa e pode fazer com que o ladino se especialize em infiltrar em locais onde este tipo de dano é frequente.

[Ladino de Força Dragonborn]

STR 17 (+3) – DEX 14 (+2) – CON 12 (+1) – INT 8 (-1) – WIS 10 (0) – CHA 14 (+2)

Os gnomos (gnome) são uma raça de indivíduos que gostam de uma trapaça, mas seus ardis são mais voltados a pregar peças nos seus amigos e conhecidos do que ganhar dinheiro. Estes seres são muito criativos e gastam seu tempo de recreação criando pegadinhas elaboradoras. Por ser criado em um ambiente onde jogos e trapaças são constantes, não é de se estranhar que a classe do ladino seja uma escolha natural para um gnomo. Mesmo que a ambição não seja uma força motriz para muitos gnomos, a sede por conhecimento desta raça é famosa, e por isso é comum encontrar gnomos exploradores e investigadores se aventurando pelo mundo em busca de descobertas sobre o funcionamento do mundo. O bônus de INT dos gnomos os torna uma escolha excelente para a subclasse de Trapaceiro Arcano. Os Forest Gnome são excelentes ladinos, uma vez que recebem um bônus de +1 na DEX, e ainda começam o jogo com o truque ilusão menor (minor illusion) que combina muito bem com esta classe além de poder falar com animais pequenos que podem lhes ajudar em suas trapaças. Os Rock Gnome recebem um bônus na CON que pode ser priorizado como atributo terciário para aproveitá-lo melhor, que se não faz deles uma excelente escolha para a classe, permite que sejam ladinos resistentes e que podem atuar na linha de frente, tanto os de Força quanto os de Destreza, além do fato que a característica de raça Tinker permite que criem objetos que podem lhes ajudar em suas trapaças.

[Ladino de Destreza Forest Gnome]

STR 8 (-1) – DEX 16 (+3) – CON 12 (+1) – INT 16 (+3) – WIS 10 (0) – CHA 13 (+1)

[Ladino de Força Rock Gnome]

STR 15 (+2) – DEX 14 (+2) – CON 14 (+2) – INT 14 (+2) – WIS 8 (-1) – CHA 10 (0)

[Ladino de Destreza Rock Gnome]

STR 8 (-1) – DEX 16 (+3) – CON 14 (+2) – INT 16 (+3) – WIS 10 (0) – CHA 12 (+1)

Os meio-elfos (half-elf) são párias da sociedade tanto entre elfos quanto entre humanos, e o caminho do ladino pode se mostrar atraente para aqueles que não querem ser notados, por aqueles que se ressentem do tratamento que recebem ou aqueles que querem ganhar uma grana que possibilite fugir de onde estão. Por estarem à margem da sociedade, os meio-elfos podem crescer em locais mais afastados, próximos do refúgio daqueles que são considerados as ovelhas negras e, portanto, podem estar em contato com o pior lado de ambas as civilizações desde muito cedo. Também, por serem considerados em algumas sociedades como cidadãos de segundo escalão, os meio-elfos podem ser destacados para aquelas atividades que os cidadãos normais não querem executar por serem consideradas perigosas ou degradantes. O bônus de CHA é muito útil para os ladinos, somado aos dois bônus +1 adicionais, fazem do meio-elfo uma excelente opção para essa classe tanto o arquétipo de Força quanto o de Destreza. Sugere-se que o ladino de Força coloque o CHA como atributo secundário e coloque os bônus adicionais na STR e na DEX. Para o ladino de Destreza, o ideal é priorizar o CHA como atributo secundário para aproveitar melhor o bônus.

Atributos atualizados:

[Ladino de Força Half-Elf]

STR 16 (+3) – DEX 14 (+2) – CON 12 (+1) – INT 8 (-1) – WIS 10 (0) – CHA 16 (+3)

[Ladino de Destreza Half-Elf]

STR 8 (-1) – DEX 16 (+3) – CON 12 (+1) – INT 14 (+2) – WIS 10 (0) – CHA 16 (+3)

Os meio-orcs (half-orc) geralmente crescem sendo discriminados tanto por orcs quanto por humanos, e enquanto a maioria usa seu porte físico para tentar se impor e conquistar algum respeito, outros podem tentar levar uma vida mais discreta, se esforçando para chamar menos atenção. Estes últimos são candidatos para se tornarem ladinos, tentando ficar à parte da sociedade para evitar o preconceito e o descaso. No entanto, o porte físico de um meio-orc se destaca entre os ladinos, e enquanto ele pode não estar entre os mais rápidos e espertos, com certeza ele estará entre os mais mortais, podendo conquistar rápido respeito no submundo do crime e ser procurado para realizar as tarefas mais sangrentas. Os bônus em STR e CON, bem como as características de raça Relentless Endurance e Savage Attacks tornam o ladino meio-orc uma excelente opção de atacante que atua na linha de frente. Como os indivíduos desta raça começam o jogo com a perícia Intimidação (Intimidation) por meio da característica de raça Menacing, faz mais sentido o meio-orc valorizar o CHA do que a INT.

Atributos atualizados:

[Ladino de Força Half-orc]

STR 17 (+3) – DEX 14 (+2) – CON 14 (+2) – INT 8 (-1) – WIS 10 (0) – CHA 12 (+1)

A natureza e aparência demoníaca dos tiefling fazem com que a maioria destes indivíduos viva escondida nos seus primeiros anos de vida, sendo forçado por alguns pais ou responsáveis a esconder sua verdadeira identidade para se protegerem do julgamento da sociedade ao seu redor. Alguns podem se ressentir disto, enquanto outros podem se habituar às sombras e escuridão, sentindo-se confortáveis nelas. Por conta disso, os tiefling são naturalmente bons em esconder suas identidades e um tiefling ladino pode se tornar um mestre nesta arte. O bônus de CHA e INT do tiefling faz com que eles sejam ótimos ladinos, podendo desempenhar muito bem o seu papel favorecendo tanto o CHA quanto a INT, mas como o bônus de CHA é maior, a tendência é que valorize mais este atributo, a não ser que se queira fazer um Trapaceiro Arcano, que deve favorecer a INT. As magias concedidas pela característica Infernal Legacy são muito boas para o ladino, sendo as três muito úteis, e característica racial Darkvison completa o pacote de alguém acostumado a viver nas sombras.

[Ladino de Força Tiefling]

STR 15 (+2) – DEX 14 (+2) – CON 13 (+1) – INT 11 (0) – WIS 8 (-1) – CHA 14 (+2)

[Ladino de Destreza Tiefling]

STR 8 (-1) – DEX 15 (+2) – CON 12 (+1) – INT 14 (+2) – WIS 10 (0) – CHA 16 (+3)

Características de Classe

Pontos de Vida: A classe do ladino possui um dado de vida mediano, o d8. Como os ladinos começam o jogo com acesso apenas a armaduras leves, o personagem que for atuar na linha de frente do combate pode priorizar um bônus de Constituição melhor para aumentar a resistência do personagem.

Proficiências: O ladino começa o jogo apenas com proficiência em armaduras leves, por isso uma DEX alta é necessária para aumentar a AC do personagem e ajudá-lo a passar despercebido e surpreender o adversário. O ladino também tem proficiência com todas as armas simples, espadas longas, espadas curtas, rapieiras e bestas de mão. A primeira vista parece ser uma seleção restrita, mas grande parte das armas que se pode usar com o Ataque Furtivo está enquadrada aqui. Em relação aos saving throws, o ladino recebe proficiência em DEX e INT, o primeiro é muito requerido, em compensação acho que o segundo é o menos requerido de todo o jogo. O ladino começa o jogo com proficiência em quatro perícias (skills), sendo que Furtividade (Stealth) é indispensável para esta classe. O ladino de INT deve priorizar a perícia Investigação (Investigation), enquanto o ladino de CHA deve pegar Enganação (Deception) e Persuasão (Persuasion) ou Intimidação (Intimidation). O ladino de Força deve priorizar a perícia Atletismo (Athletics) enquanto o ladino de DEX deve priorizar as perícias Acrobacia (Acrobatics) e Prestidigitação (Sleight of Hands). Como o personagem vai receber mais duas perícias por conta do antecedente (background), se uma destas perícias for alguma das citadas acima, o jogador pode escolher outra perícia de acordo com seus atributos mais altos.

Equipamentos: A primeira escolha de equipamento do ladino é entre uma rapier ou uma shortsword, sendo a rapier melhor delas, pois tem um dado de dano maior. A segunda escolha é entre um shortbow e uma shortsword, sendo o shortbow uma opção mais interessante, pois aumenta o alcance do ladino. A escolha das shortsword só faz sentido se o personagem for atuar com duas armas, mas para o ladino esta forma de combate não é adequada, pois a ação bônus requerida para fazer o segundo ataque é mais bem aproveitada se for utilizada para posicionar o ladino de forma a desferir um Ataque Furtivo na rodada seguinte. Entre o burglar’s pack, o dungeoneer’s pack e o explorer’s pack, o primeiro é adequado para um ladino urbano, o segundo para um explorador de ruínas e o terceiro para um batedor ou andarilho. Por fim, o ladino recebe uma armadura de couro (leather armor) duas adagas (daggers) e suas ferramentas de ladrão (thieves’ tools).

Expertise: Esta característica dobra o bônus de proficiência do personagem em duas perícias ou em uma perícia e no uso das ferramentas de ladrão, fazendo com que ele seja muito bom nas perícias selecionadas (ou com as ferramentas de ladrão). Todos os arquétipos se beneficiam da escolha da perícia Furtividade, mas para o Assassino ela é obrigatória. Para o Ladrão e o Trapaceiro Arcano, Prestidigitação é a melhor opção, enquanto para o Assassino a melhor opção é Enganação. Para o Ladrão com pouca STR, Atletismo também é uma boa opção, pois minimiza a falta do bônus de atributo.

Sneak Attack: O ataque furtivo (sneak attack) é a característica principal do ladino, fazendo desta classe um excelente atacante. Ela concede dano extra, conforme a coluna Ataque Furtivo na tabela O Ladino no Player’s Handbook, desde que o personagem utilize uma arma com a propriedade ágil ou à distância, e tenha vantagem contra um inimigo. O ladino não precisa de vantagem caso o inimigo esteja adjacente a outro adversário.

Thieves’ Cant: Esta característica ensina o ladino a passar mensagens secretas no meio de uma conversa normal para outro personagem que conheça essa forma de comunicação.

Cunning Action: A partir do 2º nível, a cada rodada, o ladino consegue executar a ação Correr (dash), Desengajar (disengage), ou Esconder (hide) como uma ação bônus. Essa característica é excelente para o ladino, pois permite que ele se aproxime do alvo, ataque e fuja, ou ataque à distância, se movimente e se esconda.

Arquétipo de Ladino

No 3º nível o ladino escolhe um arquétipo que o transforma em um especialista na sua forma de atuar. O Ladrão (Thief) é um especialista em se apossar de tesouros, seja tesouros escondidos em tumbas a muito esquecidas, seja o tesouro alheio. O Assassino (Assassin) é um especialista na arte da furtividade e do disfarce, de modo a pegar seu alvo desprevenido. O Trapaceiro Arcano (Arcane Trickster) usa seu conhecimento de magias para aprimorar suas habilidades ladinas.

O Ladrão se especializa em algumas habilidades que permitem com que ele seja bom em furtar objetos e escapar com vida. Este arquétipo é bom para personagens batedores de carteiras, gatunos ou caçadores de tesouros. O personagem Garrett do jogo Thief é um ótimo exemplo deste arquétipo.

Fast Hands: Essa característica permite outros usos com a Cunning Action: teste de Destreza (Prestidigitação), usar ferramentas de ladrão para abrir fechaduras ou desarmar armadilha, e usar a ação Usar um Objeto (Use Object). Isto aumenta velocidade com o qual o Ladrão consegue realizar uma destas ações, podendo representar a diferença entre a vida e a morte.

Second-Story Work: Esta característica aumenta a velocidade com que o Ladrão consegue escalar e a distância com que ele consegue pular.

O Assassino é um mestre da dissimulação, usando venenos e disfarces para pegar seu alvo desprevenido. Uma comida envenenada ou o golpe pelas costas de um suposto aliado são as armas deste arquétipo. Se estas táticas não estiverem disponíveis, se esconder nas sombras para emboscar o alvo enquanto o defensor avança é uma tática válida. O personagem Aragami é um exemplo de Assassino que usa as sombras para surpreender seu alvo.

Bonus Proficiencies: Essa característica concede proficiência no uso dos kits de disfarce e de venenos.

Assassinate: Esta característica concede vantagem ao Assassino contra qualquer alvo cujo turno ainda não tenha iniciado. Ainda, os ataques do Assassino contra alvos surpresos, se acertarem, são acertos críticos.

O Trapaceiro Arcano é um ladino que aprendeu as artes arcanas e as usa para aprimorar suas habilidades. Uma magia de invisibilidade para aprimorar a Furtividade e evitar olhares indesejados ou encantar pessoas para aprimorar Enganação e ganhar acesso a lugares proibidos são exemplos de táticas que este arquétipo pode empregar.

Spellcasting: O Trapaceiro Arcano é um usuário de magia que utiliza a INT como atributo base, desta forma a dificuldade para resistir os efeitos das magias estão ligadas a este atributo. O Trapaceiro Arcano tem um acesso limitado a magias, sabendo um número de magias totais conforme indicado na coluna Spells Known da tabela Arcane Trickster Spellcasting no Player’s Handbook. Discutiremos as magias do Trapaceiro Arcano na entrada Magia, mais abaixo.

Mage Hand Legerdemain: O Trapaceiro Arcano pode usar o truque mãos mágicas para roubar um objeto de um alvo, plantar um objeto em um indivíduo e usar suas ferramentas de ladrão para abrir portas e desarmar armadilhas à distância. As mãos mágicas ainda podem ficar invisíveis e realizarem estas atividades sem serem notadas.

Níveis acima do 3º

Ability Score Improvement: O ladino pode aumentar seus atributos nos níveis 4, 8, 12, 16 e 19. Para o ladino de Força, a STR e a DEX são as prioridades, deixando para aumentar a INT ou CHA depois que as duas primeiras já tiverem um bônus de pelo menos +4. Para o ladino de Destreza, a DEX é a prioridade, podendo elevar ela até o bônus de +5, e a INT ou CHA vem na sequência. A CON só vale aumentar caso o personagem que se envolva com muita frequência em combates corpo a corpo, caso contrário, a característica Uncanny Dodge já quebra o galho.

Uncanny Dodge: Esta característica permite que o ladino de 5º nível use sua reação para diminuir pela metade o dano de um ataque de um inimigo que ele consiga ver.

Evasion: O ladino de 7º nível consegue desviar dos ataques de áreas efetivamente. Sempre que for alvo de um ataque que requer um teste de salvaguarda de Destreza para sofrer metade do dano, o ladino não sofre dano ao passar no teste ou metade do dano se falhar.

Reliable Talent: A partir do 11º nível, o ladino aprimora o uso de suas habilidades. Sempre que fizer um teste de Atributo que permita usar o bônus de proficiência (como perícia e ferramentas de ladrão), resultados 9 ou menos no d20 são considerados como 10.

Blindsense: O ladino de 14º nível pode saber a localização de inimigos próximos que estiverem invisíveis ou escondidos se puder ouvir.

Slippery Mind: Essa característica faz com que o ladino de 15º nível tenha proficiência nos testes de salvaguarda de Sabedoria (WIS).

Elusive: O ladino de 18º nível é tão hábil que não concede vantagem a nenhum atacante enquanto não estiver sob a condição incapacitado.

Stroke of Luck: A partir do 20º nível, o ladino consegue transformar um erro em acerto. Caso erre um ataque, ele pode transformá-lo em um acerto, e caso erre um teste de atributo, pode considerar o resultado como 20. Esta característica pode ser usada novamente com um descanso curto.

Ladrão
• Supreme Sneak:
Esta característica concede ao Ladrão de 9º nível vantagem no teste de Furtividade caso ele não se mova mais do que metade de sua velocidade no mesmo turno.
• Use Magic Device: No 13º nível, o Ladrão aprende a ignorar os requisitos de classe, raça e nível para utilizar um item mágico.
• Thief’s Reflexes: Se não for pego de surpresa, o Ladrão de 17º nível pode realizar dois turnos na primeira rodada dos combates, um na sua iniciativa normal e outro na sua iniciativa normal menos dez.

Assassino
• Infiltration Expertise:
O Assassino de 9º nível aprende a criar uma identidade falsa, que não pode ser descoberta facilmente.
• Impostor: No 13º nível, o Assassino aprende a se fazer passar por outra pessoa, obtendo vantagem nos testes de Enganação para evitar ser desmascarado.
• Death Strike: A partir do 17º nível, o ataque do Assassino contra um alvo surpreso pode causar dano dobrado se o alvo falhar em um teste de CON.

Trapaceiro Arcano
• Magical Ambush:
A partir do 9º nível, se o Trapaceiro Arcano estiver escondido do alvo ao conjurar uma magia sobre ele, a criatura tem desvantagem em testes de salvaguarda neste turno.
• Versatile Trickster: No 13º nível, o Trapaceiro Arcano aprende a fazer com que seu truque mãos mágicas distraia uma criatura com uma ação bônus, concedendo a ele vantagem nos ataques feitos contra a criatura até o final do seu turno.
• Spell Thief: O Trapaceiro Arcano de 17º nível aprende a roubar o conhecimento de como conjurar uma magia uma vez por descanso longo. Se a criatura falhar no teste de salvaguarda, a criatura não pode conjurar esta magia por 8 horas, enquanto o Trapaceiro Arcano pode usar ela usando seus espaços de magia durante o mesmo período.

Magias

A característica Spellcasting é, na prática, a característica mais versátil do jogo, uma vez que cada magia funciona como uma característica à parte que o seu personagem pode adquirir e, se não funcionar da maneira imaginada, pode ser substituída por outra. O Trapaceiro Arcano tem acesso à lista de magias do mago, no entanto este arquétipo conjura magias como o feiticeiro, o que torna suas opções mais restritas. Além disso, a maior parte das magias do personagem deve ser das escolas Encantamento (Enchantment) e Ilusão (Illusion). Um dos truques deve ser mãos mágicas (mage hands) obrigatoriamente. No 1º nível, o Trapaceiro Arcano aprende três magias, sendo que uma pode ser de qualquer escola. Nos níveis 8º, 14º e 20º as magias aprendidas também podem ser de qualquer escola de magias. Assim, das treze magias do Trapaceiro Arcano, nove serão das escolas de encantamento e ilusão e quatro podem ser de qualquer escola, mesmo essas duas. O Ladino é uma classe de personagens atacantes, mas o Trapaceiro Arcano pode, com uma seleção adequada de magias, preencher o papel de Controlador. A seguir são listadas sugestões de magias para este arquétipo, sendo que as que não são das escolas de encantamento e ilusão estão em negrito:

Atacante: Deve favorecer magias que causam dano ao inimigo. Lembre-se que as magias de ataque podem ser conjuradas com um espaço de magia superior para causar mais dano.
• Truques – mage hands, fire bolt, poison spray, ray of frost
• 1º – chromatic orb, disguise self, magic missile, sleep, silent image
• 2º – alter self, blur, invisibility, mirror image, phantasmal force, scorching ray
• 3º – lightning bolt,
• 4º – greater invisibility, phantasmal killer

Controlador: Deve favorecer magias que causam dano de área e impõem penalidades aos inimigos.
• Truques – mage hands, prestidigitation, ray of frost, shocking grasp
• 1º – color spray, charm person, fog cloud, grease, ray of sickness, sleep, Tasha’s hideous laughter
• 2º – crown of madness, hold person, ray of enfeeblement, suggestion, web
• 3º – fear, fireball, hypnotic pattern, major image
• 4º – confusion, hallucinatory terrain, ice storm

Feats

Os Feats são habilidades poderosas, mas que fazem com que o jogador abra mão de aumentar os atributos de seu personagem para adquiri-las, exceto os Variant Human que ganha um Feat no 1º nível. A principal função do Feat é tornar o personagem especialmente bom em alguma atividade, ajudando o jogador a personalizar o seu personagem e deixá-lo mais parecido com o arquétipo imaginado.

Feat Descrição Papel Adequado
Defensive Duelist Ao usar uma arma com a característica finesse e ser atacado, pode usar a reaction para adicionar o bônus de proficiência na AC. Atacante
Dungeon Delver Concede vantagem para encontrar portas secretas e para evitar ou resistir a armadilhas, resistência contra dano de armadilha e pode procurar armadilha enquanto anda na velocidade normal. Feat muito bom para ladino especializado em explorar ruínas. Todos
Elemental Adept Escolha um elemento, ao usar magia deste elemento ignora resistência e o resultado 1 em um dado é considerado como 2. Como bardo tem poucas magias que causam dano, o Feat permite aumentar a efetividade de algumas dela. Atacante e Controlador
Lucky Esse feat permite que você, em três jogadas diferentes por dia, jogue um novo d20 e escolha qual dado quer manter, seja um ataque, um teste de atributo, um saving throw ou um ataque que foi feito contra o seu personagem. Atacante e Defensor
Martial Adept Permite selecionar duas manobras (maneuvers) do Battle Master, um arquétipo marcial do guerreiro.
Atacante: Lunging attack, parry, precision attack, riposte.
Atacante
Medium Armor Master Usar armaduras médias não impõe desvantagem em testes de Furtividade e aumenta o bônus de DEX na CA para +3 ao usar armadura média. Todos (Mountain Dwarf)
Mobile Além de aumentar a velocidade do ladino, permite que ele ignore o movimento extra requerido por terrenos difíceis e, ao atacar um alvo, não provocar ataques de oportunidade dele pelo resto do turno. Atacante (corpo-a-corpo)
Observant O personagem aumenta 1 ponto na INT ou WIS, pode fazer leitura labial em um alvo que possa ver, recebe bônus de +5 em testes passivos de INT (investigação) ou WIS (Percepção). Feat muito bom para ladino especializado em investigação. Todos
Savage Attacker Ao atacar com uma arma corpo a corpo, uma vez por turno um ataque bem-sucedido pode jogar o dado de dano da arma e somar o resultado ao total. Atacante (combate corpo a corpo)
Sharpshooter Ao utilizar uma arma de ataque à distância, ignora a desvantagem por atacar a longa distância, ignora cobertura e pode escolher sofrer -5 de penalidade no ataque para adicionar +10 no dano. Atacante (que usa armas de ataque à distância)
Skulker Pode tentar se esconder de alguém mesmo em área de escuridão leve, não expõe sua localização ao errar um ataque à distância e áreas de escuridão leve não lhe impõem desvantagens em testes de WIS (Percepção). Atacante
Spell Sniper Aprende um cantrip que exige um ataque, dobra o alcance de magias que exigem um ataque, faz com que os ataques ignorem cobertura. Atacante (Trapaceiro Arcano)

Considerações Finais

O ladino é uma classe de personagem que permite muitas abordagens diferentes. Ela pode ser escolhida por aqueles jogadores que desejam que seu personagem use a esperteza para se dar bem ou que consiga investigar a cena de um crime em busca de pistas. Além disso, aqueles que gostam que seu personagem seja um explorador de ruínas abandonadas ou que se infiltrem em locais protegidos sem ser avistado também podem escolher esta classe. Batedores do exército, artesões habilidosos, ilusionistas trapaceiros, são apenas uma fração de arquétipos ladinos espalhados pela literatura, jogos eletrônicos e filmes.

Na cidade, o ladino pode se relacionar com os maus elementos da sociedade para conseguir informações confidenciais sobre os cidadãos daquela comunidade ou rumores em busca de confirmação. Nas ruínas abandonadas, o ladino é de valor inestimável para o grupo, pois suas mãos hábeis conseguem desarmar as armadilhas mais mortíferas enquanto seus olhos afiados podem localizar a passagem secreta que leva para o tesouro escondido. Nas regiões selvagens, a agilidade do ladino permite com que ele ande furtivamente pelo terreno verificando os perigos que residem à frente, preparando o grupo para enfrentá-los ou desviar do caminho. Apesar de ser uma classe focada em um único papel no combate, fora dele existem tantas coisas que o ladino pode fazer em prol do grupo (ou em prol de si mesmo) que fica difícil apresentar todas em um único artigo.

Por Rafael Viana Silva
Equipe REDE
RPG

 

classes_rogue_header

 

Share This Post

Leave a Reply